A Justificativa Urbanismo
Por: Deby85 • 20/8/2018 • Dissertação • 311 Palavras (2 Páginas) • 226 Visualizações
Justificativa
A situação habitacional e urbana de são Paulo exige uma nova postura do poder público no que diz respeito a moradia social. A garantia do direito à moradia e do direito à cidade, são fundamentais para construir territórios de sociabilidade e gestão da cidade, que estimule o convívio, as diferentes formas de organização e expressão e valorize o espaço público e o seu uso coletivo.
Pode se dizer que a habitação social está direcionada a aquelas pessoas que ao longo de sua vida não conseguiram obter a sua casa própria, e estão vivendo em condições menos favoráveis, muitas em favelas e vilas. Dessa forma, surgem loteamentos voltados a essa população como um meio de minimizar, organizar a cidade e proporcionar uma melhor qualidade de vida a esses moradores
A partir do recorte estudado no bairro da Mooca SP, foram encontradas carência ao que se refere a escolas, creches e habitação de interesse social.
Partindo deste princípio o projeto aqui apresentado tem como objetivo a proposta de moradia social para o bairro, tentando amenizar o déficit habitacional no brasil.
O local escolhido para esta intervenção, se situa na rua Serra de Paracaina no bairro da Mooca, sendo esta de fácil acesso ao sistema ferroviário, mais precisamente a estação Mooca da CPTM, acarretando uma melhoria na mobilidade urbana para as pessoas que dependem deste tipo de transporte.
O terreno destinado a habitação é uma área de Zeis 3(Zona Especial de Interesse Social), a proposta foi lotear a gleba cujo local é um grande terreno que antigamente era destinado a fabricas sendo que muitas delas ficaram ociosas com o tempo. No que diz respeito a inserção urbana podemos salientar que o bairro é bem servido no quesito mobilidade e acesso a infraestrutura e serviços urbanos, dando total respaldo a uma moradia digna com qualidade e conforto, ao espaço público, infraestrutura básica, equipamentos sociais, de lazer, cultura e gestão local.
...