A Produção e destinação de resíduos sólidos
Por: pauloflower • 8/8/2018 • Trabalho acadêmico • 800 Palavras (4 Páginas) • 262 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
MEIO AMBIENTE
ALUNOS: AMANDA VICTÓRIA, JULIE NOLASCO, PAULO RICARDO SANTOS FLOR E TALITA SANTANA COSTA
PRODUÇÃO E DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
Goiânia – Goiás
2018
Amanda Victória, Julie Nolasco, Paulo Ricardo Santos Flor e Talita Santana Costa
PRODUÇÃO E DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
[pic 1]
Goiânia – Goiás
2018
Introdução
Desde o começo das cidades medievais, o problema do lixo e das condições básicas de saneamento e tratamento da água foram um grande problema para a sociedade, matando milhares de pessoas por doenças causadas pelo estilo de vida precário que a falta de descarte correto de dejetos infligiu.
Entretanto o problema se intensificou com a Revolução Industrial e a urbanização extensa que ocorreu nesse período. Estava começando uma nova era movida pelo consumismo, super exploração dos recursos naturais do planeta terra, produção exagerada de bens materiais e como consequência a criação de dejetos que depois de usados são descartados pelas pessoas.
Cria-se então um ciclo linear de exploração e descarte, onde os recursos naturais são cada vez mais explorados e o meio ambiente é pressionado a conviver com o impacto que os resíduos dessa nova produção causam. Atualmente se vê um aumento da população mundial acompanhado de um aumento significantemente maior do lixo produzido.
Histórico
Como dito anteriormente, a Revolução Industrial foi o começo de uma intensa criação de resíduos. No Brasil, esse processo foi acompanhado de um êxodo rural intenso, causando o aumento das cidades e a precariedade dos padrões de vida da maioria da população e o aumento dos resíduos urbanos.
O aumento da população exige uma produção mais intensa de alimentos e produtos industrializados, contribuindo, assim, para o aumento dos resíduos sólidos, com consequências desastrosas para o meio ambiente e para a qualidade de vida da sociedade. Assim, o lixo urbano se torna um dos principais problemas ambientais atuais.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,2005), 76% do lixo residencial em cidades brasileiras, não tem recebido tratamento adequado, podendo ser facilmente encontrado nas ruas, lotes, rios ou outros locais impróprios, prejudicando a população local, os moradores da cidade em geral e, o próprio espaço urbano.
Geração e tipos de resíduos
Domiciliar: Lixo residencial diário da população, muitas vezes compostos de restos de alimentos ou produtos industriais usados no dia-a-dia.
Hospitalar: Lixo descartado de hospitais ou outros estabelecimentos de saúde. Consiste em luvas, seringas, gazes e outros produtos que são considerados contaminados. Devido a esse fator, esse tipo de resíduo geralmente é incinerado, recebendo tratamento especial pelo risco á saúde que a reutilização ou o descarte inadequado do mesmo pode causar ao ser humano.
Industrial: Resíduos produzidos na indústria. Como o hospitalar, esse tipo também deve ser tratado de maneira correta, devido ao risco de exposição químicos que afetam tanto o ser humano, quanto o meio ambiente se descartados de maneira inadequada.
...