TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA HISTÓRIA CONTEMPORANEA

Por:   •  27/11/2020  •  Resenha  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

                     

ARTE ARQUITETUA E URBANISMO

IDADE CONTEMPORÂNEA

  WILLIAN DOS SANTOS SOUSA

                    201908573325

QUESTÕES:

  1. EXPLIQUE A RELAÇÃO ENTRE A ARQUITETURA E URBANISMO MODERNO E O “PROJETO ILUMINISTA”.                                                        

        A arquitetura modernista foi um movimento que se iniciou no final do séc XIX, depois da revolução industrial, e foi um dos estilos que mais inspirou as construções de edifícios e casas, trazendo o uso do ferro. Materiais como o concreto aparente, aço e vidro. O projeto iluminismo foi um movimento intelectual que construiu as bases teóricas para o novo período que se desenhava, e que posteriormente ficou conhecida como idade contemporânea.

  1. COMO OS PRINCÍPIOS DA MODERNIDADE ILUMINISTA APARECEM NO PROJETO OU MODELO ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO DE FORMA CONCRETA/FÍSICA?                                                        

        Os elementos arquitetônicos ornamentais foram utilizados de forma intensa por volta de 1900. Arquitetos e construtores nos anos seguintes utilizam materiais como concreto, ferro e vidro, experimentado de diversas maneiras ao longo do séc XIX.

  1. QUAIS AS CRÍTICAS QUE A PÓS-MODERNIDADE FAZ AO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO MODERNO?                                                

Uma definição no que diz respeito as abordagens teóricas sobre pós-modernismo do ponto de vista da linguística, um diferencial dos métodos atuais de crítica, se compararmos o que CharlesJencks( paisagista) diz é que o edifício tem um discurso denotativo(funcional) e outro conotativo ( em seu sentido figurado). A intensa crítica ao fundamentalismo modernista praticados pelos pós modernistas, expressou-se inicialmente contra o anti-historicismo, intencionalismo e purismo.

           Em alguns edifícios podemos constatar o uso de formas ou elementos extravagantes     em composição tradicionais com vistas a surpreender o observador pelos detalhes chocantes, e confrontar a ortodoxia racionalista do modernismo arquitetônico.

Dentro desta tendência podemos também encontrar fantasias temáticas ou abstratas, ironizando              o produção tecnológica atual da arquitetura.

  1. CARACTERIZE A POP ART A PARTIR DE 2 ELEMENTOS:                                

A Pop Art é um movimento artístico que se caracteriza pela reprodução de temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano (american way of life). e surgiu durante a década de 1950, na Inglaterra, e é um termo em inglês que significa "arte popular". Os artistas dessa corrente trabalhavam com cores vivas, inusitadas e massificadas pela publicidade. Eles elegiam as imagens pictóricas e os símbolos de natureza popular. Um dos elementos que caracterizam essa arte é imitação da estética industrial e reproduções em série do mesmo tema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com