A Técnico em Transações Imobiliárias
Por: serginho11 • 25/9/2021 • Trabalho acadêmico • 557 Palavras (3 Páginas) • 195 Visualizações
SENAC - Técnico em Transações Imobiliárias
Título de capitalização para aluguel
Um título de capitalização é um título de crédito comercializado por empresas de capitalização, e que garantem ao adquirente o acúmulo de determinado capital ao longo de um período, também pode estar associado ao sorteio de prêmios.
O título de capitalização para aluguel é uma modalidade de título criada para dar garantias aos contratos de locação, entretanto, para que determinado título assuma essa função na forma da lei é necessário que tenha finalidade específica para dar garantias sobre aluguéis. O funcionamento é bastante simples, basta o inquilino procurar uma empresa que emite títulos de capitalização para aluguel e fazer a aquisição. O custo do título é variável, em função do valor da caução exigido pelo locador. Caso o inquilino se torne inadimplente, o título poderá ser resgatado pelo proprietário do imóvel, garantindo assim o ressarcimento dos prejuízos que ele tiver.
O título de capitalização para aluguel oferece vantagens que justificam considera-lo como uma boa opção, para contratar essa garantia locatícia não é preciso comprovar renda e a contratação é rápida e bastante simples, com renovação automática, geralmente a cada 12 meses. Vale lembrar, caso o inquilino mantenha os aluguéis em dia, no final da vigência, ele receberá com correção o valor que pagou na contratação, algumas empresas realizam sorteios periódicos, com prêmios em dinheiro, e oferecem assistência residencial gratuita, que dá acesso a serviços de eletricistas, chaveiros, encanadores, etc...
O custo elevado é a primeira desvantagem de um título de capitalização para aluguel, mas ela acaba minimizada pelo fato de haver a devolução do dinheiro ao final do período. Porém, como é preciso fazer o pagamento total à vista, essa também pode ser uma desvantagem importante para o inquilino. Na maioria dos casos, as imobiliárias (corretor) recebem os aluguéis acrescidos das taxas, no dia 30 de cada mês e efetuam os pagamentos necessários deduzindo a comissão, logo após é feito o repasse, no dia especificado de cada mês para o locador. As imobiliárias que possuem site, criam uma área onde estará disponibilizado o demonstrativo financeiro discriminado, reajuste de locação e informação para o Imposta de Renda. O repasse se dará mediante depósito na conta bancária indicada pelo proprietário/locador, via DOC e/ou transferência eletrônica onde pode ser efetuada a cobrança por boletos bancários.
Outra vantagem dos títulos de capitalização, é no fim poder sacar o valor integral corrigido pela TR (Taxa Referencial). Como desvantagem existe a obrigatoriedade de depositar o valor do título de uma só vez, sendo também um retorno baixo se comparado com outros investimentos, mas ainda sim, é superior quando comparado ao seguro-fiança, pois este não é corrigido. Essa pode ser uma boa solução para quem não consegue apresentar um fiador e também para quem tem como recorrer a terceiros que não estejam dispostos a assumir a caução, mas se disponham a adquirir um título.
Mas com um breve resumo, na minha opinião, não é algo referido como lucrativo, e sim, pode se resumir a perda de menor quantia de dinheiro, pois mesmo com o reajuste da taxa para todos os meses, existe a questão da inflação, onde vai quebrar o acumulo da taxa por completo, ou seja, ainda sim existirá perda, mas de menor valor. Cada caso é um caso, e deve ser analisado à necessidade e possibilidade.
...