A Utilização do Espaço Público
Por: Débora Lima • 27/12/2019 • Trabalho acadêmico • 1.134 Palavras (5 Páginas) • 224 Visualizações
A utilização do espaço público
TRABALHO INTEGRADO
Débora Mercês Lima
Ênfase Livre
Prof. Helena Marchissoti
Abril de 2015
Introdução
O presente trabalho, irá tratar da utilização dos espaços públicos, com ênfase na cidade histórica de São João del Rei. O uso indevido das calçadas por bares, da rua por trailers e quiosques ou placas de propaganda. É importante salientar que as apropriações, mesmo quando intuídas e adaptadas não implicam, necessariamente, em inadequação ou indícios de marginalidade. Podem, ao contrário, indicar criatividade, capacidade de melhor aproveitamento das infra-estruturas públicas e fornecer subsídios que alimentem o projeto e a construção futura de ambientes desta natureza.
Aponta-se aqui, então, para um especial significado no âmbito da apropriação do espaço público, como fator propício à ampliação da compreensão dos
desejos e das necessidades da população e respectivo vínculo ao ambiente urbano. Estas apropriações, em muitos casos, inesperadas, constituem-se, já, de fato, em reestruturações do espaço, como elementos explícitos da possibilidade de flexibilidade de uso.
mapeamento da área
Mapa da cidade de São João del rei, destacando as principais áreas em que acontecem a apropriação indevida do espaço com recorrência.
Análises
Analisando o mapa, e refletindo, podemos observar que as áreas em que se concentram a apropriação indevida do espaço, são as áreas centrais e com mais fluxo de pessoas, comércios e etc. Porém, há uma outra apropriação indevida muito recorrente nas áreas periféricas, que se dá a partir dos imóveis os famosos “puxadnhos” que muitas vezes se estendem para além das calçadas. O principal fator para essas ocorrências é a falta de fiscalização, pois, há uma concentração maior de fiscalização nas áreas centrais, deixando as áreas mais afastadas cairem no esquecimento.
Não se trata de diferenciar qual tipo de apropriação é mais ou menos importante, estamos tratando aqui de todas igualmente.
Cabe ressaltar que nem toda apropriação indevida é prejudicial à cidade, a maioria delas até contribuem para o entendimento da morfologia e do crescimento daquele lugar, servindo de base para o estudo da população residente no local.
caracterização das apropriações existentes
Invasão das calçadas por construções
Ao andar pela cidade não é
muito difícil identificar as construções quase invadindo o espaço da rua, o princpal fator, e a falta de um plano de uso e ocupação do solo na, que criaria diretrizes para a ocupação dessas construções no terreno, evitando essa situação que pode ser muito perigosa para os pedestres, já que não lhes sobra o mínmo de espaço para circular com segurança pela via.
Fotos: Débora Lima
Invasão das calçadas por estabelecimentos comerciais
A invasão das calçadas, para dar lugar a mesas e cadeiras também é muito recorrente no centro histórico. Outra vez deixando os pedestres à mercê dos carros tendo que transitar no meio da rua. Um fator que amenizaria esse tipo de ação, seria o direito de se sentar, mesmo sem consumir nada no estabelecimento ja que o mobiliário, encontra-se em local público, que é de direito que todo cidadão possa utilizá-lo.
Fotos: Débora Lima
Trailers
Os trailers de certa forma, já são mais aceitáveis em meio ao espaço púbico, pois muitos ocupam lugares ociosos, sem utilização e não oferecem riscos à população. É o caso dos trailers situados na Av. Leite de Castro, que há pouco tempo foram retirados do espaço a mando de uma liminar do Ministério Público, o fato causou indignação aos usuários pois os trailers traziam “vida” à avenida que agora esta mau utilizada, iluminada e com me-
Fotos: googlemaps nor circulação de pessoas
Anúncios comercias
Os anúncios em sua maio-
ria são cavaletes ou outdoors. E estão em maior concentração no centro histórico. Os outdores por exemplo, ofuscam a vista dos monumentos históricos situados na cidade, os cavaletes atrapalham na acessibilidade, que já é precária. Muitos ocupam vagas de estacionamento e a maior parte dos espaços das calçadas.
Fotos: googlemaps
Considerações
Tendo em vista inúmeros problemas quanto a má utilização dos espaços públicos, vemos que a maior culpa esta
...