TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO DESMORONAMENTO DA ESTAÇÃO PINHEIROS DURANTE AS OBRAS

Por:   •  20/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.393 Palavras (10 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 10

ANÁLISE DO DESMORONAMENTO DA ESTAÇÃO PINHEIROS DURANTE AS OBRAS

 

Marina El-Shaer Soares

Projeto Integrado VI,

Universidade Anhembi Morumbi

Professores Orientadores:

Cláudio Ferreira e Vitor Delpizzo

RESUMO

O objetivo deste artigo é uma análise dos fatos ocorridos durante o acidente da estação Pinheiros em 2007. Se trata da apresentação da Estação Pinheiros, através de um relato do desabamento ocorrido. Foram estudadas as características da região. Abordam-se os métodos de construção de um túnel, a fim de colocar o leitor especificamente na execução da obra do Terminal Pinheiros. Foram apresentados métodos que podem ser utilizados para a prevenção de acidentes.

Palavras chave: Estação Pinheiros. Desabamento. Escavação de túneis.

ABSTRACT

This article’s purpose is an analysis of the events during the accident the Pinheiros station in 2007. It deals with the presentation of the Pinheiros station through an account of what happened collapse. The region’s characteristics were studied. We discuss the methods of constructing a tunnel, in order to place the reader specifically in the execution of the work station Pinheiros. Methods have been presented which can be used for the prevention of accidents.

INTRODUÇÃO

No dia 12 de janeiro de 2007 ocorreu um desabamento nas obras do Metrô da estação Pinheiros, na Avenida Nações Unidas, altura do número 7.000. Uma enorme crater se abriu no local, que já chega a 100 metros de diâmetro e 30 metros de profundidade. As casas vizinhas foram desocupadas já que havia risco de desabamento prédios da região foram evacuados. No Edifício Passarelli, localizado há alguns metros do local, o estacionamento corria o risco de desabar. Com isso, o fornecimento de energia foi cortado em diversas ruas do local.

  1. Histórico

O Terminal Intermodal Pinheiros, mais conhecido como Estação Pinheiros, foi inaugurado no dia 16 de maio de 2011 e é uma estação que interliga duas linhas da cidade de São Paulo: a Linha 4 amarela do metrô, e a Linha 9 Esmeralda da CPTM através de uma passarela sobre a Marginal Pinheiros. Ao lado, existe também um terminal de ônibus urbano. Fica localizado na zona oeste da cidade, no distrito de Pinheiros.

Com 15.026,51 m² de area construída, é uma estação com muitas interligações para diversas regiões da cidade, e consequentemente é uma das estações mais movimentadas de São Paulo. À ela existem dois acessos: um deles é pela Rua Capri e o outro é pela própria interligação com a Estação Pinheiros da CPTM.

[pic 1]

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/05/21/age20140521411.jpg

A inauguração da estação da CPTM foi muito antes da estação do metrô, com instalações provisórias, pela Estrada de Ferro Sorocabana, junto com o ramal de Jurubatuba, no dia 25 de janeiro de 1957. As instalações definitivas foram inauguradas em 1958. Em 1971, foi iniciado um plano de modernização do ramal de Jurubatuba. A estação possuía um acesso muito difícil, porque qualquer passageiro que ali embarcasse ou desembarcasse teria que, obrigatoriamente, atravessar as duas pistas da Marginal Pinheiros, que na época já era uma das vias com maior tráfego na cidade, o que causava muitos casos de atropelamento. Essa estação acabou sendo reconstruída, e foi reinaugurada em 4 de maio de 1981. A estação foi repassada à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, em 1996.

[pic 2]

http://www.estacoesferroviarias.com.br/p/fotos/pinheiros9761.jpg

Apesar de ter ficado pronta somente em 2011, a Estação da Linha 4 Amarela foi projetada pelo Metrô de São Paulo desde os anos 1970. As obras permaneceram desde setembro de 2004 até maio de 2011. É a 62ª estação do Metrô em São Paulo. A previsão era de que cerca de cem mil passageiros fariam a integração na estação quando esta estivesse concluída. A previsão de entrega é para até a metade de 2011, segundo o governo estadual, prazo que acabou cumprido, com a inauguração, em 16 de maio daquele ano.

Durante as obras de construção da estação, em janeiro de 2007, foi registrado o mais grave acidente da história do Metrô de São Paulo. Grande parte do túnel de acesso da construção da estação Pinheiros desmoronou, abrindo uma cratera de mais de oitenta metros de diâmetro. Sete pessoas morreram no acidente. Várias casas e diversos carros foram engolidos pela cratera, inclusive um microônibus que passava por ali no exato instante do acidente.

Após o ocorrido, as obras ficaram paralisadas até o mês de maio de 2008. Nesse período, a previsão de inauguração, originalmente estimada para o final de 2008, passou a ser para 2011 ou 2012. E como já dito, foi inaugurada em maio de 2011.

[pic 3]

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/foto/0,,14829478-EX,00.jpg

O Terminal de ônibus Pinheiros, denominado Terminal Victor Civita, em homenagem ao fundador da Editora Abril, foi inaugurado no dia 1 de junho de 2013. O projeto arquitetônico é de Tito Lívio Frascino Arquitetos Associados.

Segundo a SPTrans, o local atende cerca de 60 mil passageiros por dia útil, distribuídos em 29 linhas de ônibus municipais, sendo 22 linhas diurnas e 5 noturnas. Ele ainda conta com um estacionamento que não foi aberto na mesma época, embora já estivesse sendo usado por moradores da região.

Esse terminal trouxe modernidade e facilidade de acesso para a região, contribuindo com a urbanização do bairro e propiciando mais qualidade de vida às pessoas que moram e trabalham no local.

[pic 4]http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/comunicacao/noticias/?p=108916

  1. Acidente

A Estação Pinheiros era composta por dois túneis: túnel leste (Lado Faria Lima) e túnel oeste (Lado Butantã), separados pelo poço de acesso Capri. 

Nos primeiros dias de 2007 as obras haviam acontecido normalmente. Na sexta-feira (12 de janeiro) as equipes trabalhavam na implantação de tratamento adicional em chumbadores no rebaixo dos túneis, pré estabelecidos no dia anterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (677.9 Kb)   docx (587.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com