Importancia Da Mão De Obra Na Manutenção
Trabalho Escolar: Importancia Da Mão De Obra Na Manutenção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RobertoReis • 18/2/2013 • 1.125 Palavras (5 Páginas) • 1.892 Visualizações
MÃO-DE-OBRA NA MANUTENÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO
Fator humano na manutenção:
Um profissional de manutenção qualificado e bem equipado é fundamental para que uma empresa consiga atingir seus objetivos, obter qualidade nos seus produtos e ter prestígio no mercado. Além disso o sucesso ou fracasso de uma empresa depende do trabalho de equipe de seus colaboradores em qualquer atividade. Na manutenção este fator é mais do que crítico, tanto internamente entre seus membros, quanto entre o seu relacionamento com a área de operação.
Conseguir que a manutenção e a operação formem uma verdadeira equipe na busca de soluções constitui um desafio para as empresas que procuram a excelência empresarial.
A fim de obter uma vantagem competitiva, é de importância fundamental o engajamento do fator humano na organização. Esse engajamento é caracterizado por sua iniciativa, colaboração, empenho, vontade, motivação, disciplina, comprometimento e por sua satisfação em executar um trabalho que o realize e que realize também sua equipe. A manutenção depende cada vez mais da disposição de seus colaboradores em quebrar paradigmas e encarar novos desafios dentro da atividade.
É importante que o profissional de manutenção, além de otimizar o custo da manutenção tenha uma visão de quanto representa de ganho ou perda para a empresa, a maior ou menor disponibilidade dos equipamentos produtivos.
Instrumentos de trabalho:
Os custos na manutenção são: mão de obra, instrumentos e ferramentas, material para reparos, entre outros. Um instrumento de qualidade é um grande aliado do profissional da manutenção, facilitando e agilizando o trabalho do mesmo.
Um erro grande e comum cometido pelas empresas é que elas buscam o melhor preço ao invés do melhor custo. Uma ferramenta ou material de reparo de menor preço pode dificultar o trabalho do profissional de manutenção, causando assim uma parada produção. Como o custo do instrumento é infinitamente menor que a hora da produção, é preferível investimentos direcionados a ferramentas de qualidade.
Gestão da Manutenção:
Com objetivo de agilizar o atendimento à operação, otimizar a utilização de recursos humanos e materiais, além de disseminar conhecimento técnico, teórico e prático é importante se adotar um sistema para medir, capacitar e melhorar continuamente o nível de conhecimento das equipes responsáveis por gerir os ativos industriais.
Para implantação de algo em uma organização, como o da Gestão da Manutenção, a empresa, no entanto, pode ter um caminho longo e sinuoso a trilhar, atendo-se e respondendo questões como: O que leva a empresa a implantar a Gestão de Manutenção? Por que a Gestão da Manutenção é importante para empresa? O serviço de manutenção pode ser feito por um setor da própria empresa ou é melhor a contratação de serviço terceirizado? Quais os serviços que se devem buscar na empresa terceirizada?, Dentre outras questões.
Para organizar esse conjunto de informações é preciso, primeiramente, adastrar os equipamentos, estruturando tudo o que pertence à organização.
Depois disso, iniciar e organizar a manutenção torna-se tarefa fácil, e mais do que isso, eficaz.
Quando já se tem o tipo de manutenção escolhido, o perfil e quantidade de profissionais envolvidos e área física, é o momento de se pensar nos tipos de materiais necessários para esse grupo poder trabalhar adequadamente: O que se tem em mente?
Quais materiais são considerados fundamentais para realizar o trabalho com segurança? Por quê?
Com as respostas dessas perguntas, têm-se subsídios para seguir em frente com a proposta, atentando para: Qual o custo da infra-estrutura e como deve ser composta? Claro, são necessários alguns parâmetros para essas respostas, considerados importantes para compor a infra-estrutura da equipe de manutenção, como:
• Ferramentas necessárias para técnicos de cada área de atuação desenvolver suas atividades;
• Equipamentos essenciais para usar em bancadas de manutenção, de acordo com cada área de atuação;
• Documentação técnica;
• Telefone, central de recados, bip, celular, computador, rede de internet, etc;
• Escritório, suprimentos operacionais (canetas, envelopes, papéis, móveis e utensílios, etc.);
• Infra-estrutura predial para manutenção;
• Assinatura de revistas e publicações técnicas, compras de livros, viagens, congressos, etc.;
• Treinamentos, sempre que possível e necessário.
Como é importante e necessário conhecer os custos de implantação e manutenção do grupo, deve-se enquadrar os materiais em itens de custo fixo e de custo variável.
Após todas essas etapas, finalmente chegou a hora de se colocar todas as idéias, estudos e resultados no papel e passar à ação propriamente dita.
Depois do estudo detalhado de sua organização, suas condições e seu conjunto de equipamentos instalados, já se pode estabelecer a implantação do Sistema de Manutenção,
...