ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS PESSOAS QUE FREQUENTAM A LANCHONETE CANTINHO DA GULA
Por: ramonme • 19/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.060 Palavras (5 Páginas) • 247 Visualizações
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC[pic 1]
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
RAMON MARTINS ESCARAVACO
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS PESSOAS QUE FREQUENTAM A LANCHONETE CANTINHO DA GULA
CRICIÚMA
2017
RAMON MARTINS ESCARAVACO
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS PESSOAS QUE FREQUENTAM A LANCHONETE CANTINHO DA GULA
Trabalho para a disciplina de Psicologia, Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Orientadora: Prof. Amanda Castro
CRICIÚMA
2017
RESUMO
O trabalho consiste em uma análise feita pelos alunos Bárbara Ioris Ávila, Mariane Domingos e Ramon Martins Escaravaco. Que foi analisado o comportamento das pessoas que frequentam a Lanchonete Cantinho da Gula. Para esse estudo, foi proposto a análise do método comportamental, e com esta pesquisa os observadores precisaram estar conscientes das diferentes abordagens, dos procedimentos metodológicos e do caráter interdisciplinar do assunto.
Como a percepção do olhar e do sentir dos indivíduos e dos grupos com todos os seus valores, atitudes e suas preferências. Elaboramos a estratégia de observação das pessoas no local, para tornar “visíveis” esses pensamentos, opiniões e sentimentos sobre as realidades percebidas, não foi feito nenhum tipo de abordagem e somente a aproximação para a percepção dos assuntos surgidos.
Proposto isso, estipulamos os horários das 9h até 10h para as análises e com um layout de circulação do local, localizamos onde os indivíduos sentavam e como agiam durante seus determinados tempo.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 11
2 OBJETIVOS 12
3 METODOS 12
4 ANÁLISE 13
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
ANEXOS 17
1 INTRODUÇÃO
Com as inovações ambientais dos espaços internos de convívio, as cantinas universitárias vêm motivando os usuários a não mais utilizar somente para as refeições, vem sendo frequente o uso de integração e convívio fora das salas de aula, e visando referência de encontros. Tudo vem passando por grandes modificações rotineiras da sociedade, então é através dela que podemos ter a capacidade de formar impressões de maneira rápida e objetiva sobre esse mundo.
Na psicologia, o estudo da percepção é de extrema importância, pois o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade. Por este motivo, a percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que têm especial importância para si, ou seja, é através da percepção que um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões para atribuir significado ao seu meio.
Portanto a percepção tem uma grande importância, ela pode ser relacionada a conceitos de valores e normas sócios culturais, ou seja, a percepção está ligada a valores específicos do indivíduo ou de grupos distintos.
A percepção não é um processo objetivo, mas é, de fato, uma construção social, como mostra pocock (1981, p.382) quando observa que “nós somos ensinados a ver, de modo que o conhecido é mediado através de uma sucessão de filtros culturais – sociais, políticos e acadêmicos.
“Não vemos a realidade como ela é, mas como nós somos.” – Immanuel Kant.
2 OBJETIVO
Analisar os acontecimentos comportamentais dos frequentadores da lancheria cantinho da gula, no campus da Universidade do Extremo Sul Catarinense, relacionado às percepções sociais.
3 METODOS
Após delimitarmos o assunto proposto para o referente artigo, elaborou-se uma análise observatória dos clientes da cantina, com o intuito de assistir como que cada pessoa ou grupos demostravam os reais motivos e intenções da escolha do mesmo. Atuando de forma distante dos usuários obtivemos resultados com os vários motivos da permanência, cada um com hábitos, práticas, costumes, reações e ações distintas.
O estudo foi estipulado no dia 20 de novembro, em uma segunda feira por ter mais movimento no campus da universidade e com um fluxo continuo na cantina “cantinho da gula”, nos horários entre 9 horas e 10 horas da manhã, que refere se ao horário de intervalo dos cursos de graduação. Sendo isso facilitaria nossas observações.
...