APRESENTAR, EM UM SISTEMA HIPOTÉTICO, REQUISITOS DO SISTEMA
Por: Neuzimar • 29/9/2015 • Monografia • 1.324 Palavras (6 Páginas) • 436 Visualizações
ALUNO NEUZIMAR FERREIRA DE SANTANA – RA: 1149647
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
COMPREENDER ALGUNS CONCEITOS RELACIONADOS AO MODELO CASCATA – PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO SOFTWARE (INCLUINDO A NBR ISO/IEC 12207)
Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
Claretiano Centro Universitário
BURITIS
2015
1) Ciclos de vida do software descrevem como um software deve ser desenvolvido.
a) Quais são as atividades e as tarefas do processo de desenvolvimento de acordo
com a NBR ISO/IEC 12207?
Resposta: Na Atividade Implementação do processo as tarefas competem a um gerente de projetos e elas são:
Definir o modelo do ciclo de vida do software. Documentar e controlar as saídas fazendo o levantamento de documentações. Selecionar normas as normas, ferramentas e linguagens. Cuidar para que toda a documentação esteja sem erros e entregar no tempo certo.
Na Atividade Análise dos Requisitos do sistema busca resolver a situações em geral envolvendo tecnologia e RH.
Suas tarefas a serem realizadas são:
especificar os requisitos do sistemas e avaliar os requisitos de acordo com os critérios da norma.
Na atividade Desenho da arquitetura do sistema, os requisitos levantados orientam o desenvolvimento da arquitetura do software.
Suas tarefas a serem realizadas são:
estabelecer uma arquitetura de alto nível e avaliar a arquitetura de acordo com os critérios da norma. O gerente deve revisar e aprovar arquitetura de alto nível.
Na atividade Análise dos requisitos do software de competência do Analista de Sistemas é o levantamento da modelagem e da especificação das necessidades dos usuários.
Suas tarefas a serem realizadas são:
Estabelecer e documentar os requisitos do software. Modelando, identificando e analisando os documentos. Avaliar e revisar os requisitos de acordo com os critérios da norma. Conduzir as revisões conjuntas.
Na atividade Desenho da arquitetura do software entendemos o conceito de arquitetura como organização global e hierárquica dos módulos do software.
Suas tarefas a serem realizadas são:
Transformar os requisitos em uma arquitetura de alto nível, documentar o desenho de alto nível para interfaces, documentar o desenho de alto nível das bases de dados, documentar a documentação preliminar para o utilizador, documentar os requisitos preliminares para os testes, avaliar a arquitetura de acordo com os critérios da norma e conduzir as revisões conjuntas.
Na atividade Desenho detalhado do software ao detalharmos a especificação de cada um dos componentes propostos para o software, bem como as estruturas de dados necessárias, concentramos grande parte do nosso esforço como Analista de Sistemas.
Suas tarefas a serem realizadas são:
documentar o desenho de cada componente, documentar o desenho das interfaces, documentar o desenho das bases de dados, atualizar a documentação para o usuário, documentar os requisitos para os testes unitários, atualizar os requisitos para o teste de integração, avaliar o desenho detalhado de acordo com os critérios da norma e conduzir as revisões conjuntas.
Na atividade Codificação e teste do software ocorre a codificação, que é a implementação do sistema em uma linguagem de computador, realizada usualmente por uma equipe de programadores. Realizando os teste de erros e comportamento adequado.
Suas tarefas a serem realizadas são:
desenvolver e documentar cada unidade do software e procedimentos de teste, conduzir e documentar os testes unitários, atualizar a documentação para o utilizador, atualizar os requisitos para o teste de integração e avaliar o código e os resultados dos testes de acordo com os critérios da norma.
Na atividade de Integração do software tem como objetivo verificar e validar a reunião dos diferentes módulos em um produto de software homogêneo.
Suas tarefas a serem realizadas são:
desenvolver e documentar os planos de integração, conduzir e documentar os testes de integração, atualizar a documentação para o usuário, preparar o teste de qualificação, avaliar e documentar o plano de integração de acordo com os critérios da norma e conduzir revisões conjuntas.
E por último na atividade Instalação do software e Suporte a aceitação do Software seu objetivo é planejar e implementar a instalação do software pronto para ser utilizado realizadas por analista de negócio.
Suas tarefas a serem realizadas na atividade de instalação do software são:
preparar o plano de instalação do produto e instalar o software conforme o planejado.
E as tarefas da atividade de Suporte a Aceitação de Software são:
oferecer suporte ao cliente quando da realização dos testes de aceitação, cumprir o estabelecimento no contrato em relação a entrega do produto e fornecer suporte e treinamento conforme o estabelecido no contrato.
b) Por que é importante a definição dessas atividades desta forma?
Resposta: para o trabalho das equipes envolvidas é importante para compor o ciclo de vida de um projeto de software. Para o cliente é importante para que ele possa compreender como o fornecedor pode atingir os objetivos como: prazo, custo e qualidade.
2) No modelo Cascata o enfoque dado pelo modelo é a documentação. Por que a documentação é seu ponto chave?
Resposta: porque este modelo é utilizado para ajudar a compreender a integração e sequencialidade de atividades em projetos de software e é necessário que uma atividade seja completamente realizada para que outra seja iniciada.
...