ARQUITETURA BIZANTINA
Por: Marcelo Fernandes • 13/11/2016 • Trabalho acadêmico • 959 Palavras (4 Páginas) • 692 Visualizações
01) A Civilização Bizantina floresceu no inicio da Idade Média, deixando muitas regiões da Europa e Ásia afastados da realidade decadente da Europa Ocidental. Assinale a importante e preponderante contribuição arquitetônica bizantina que se difundiu expressando forte destinação religiosa:
a) uso do concreto nos edifícios.
b) Aquedutos e esgotos.
c) Telhados de beirais recurvos e colunatas que sustentam edifício.
d) Uso de tijolos cozidos e betume para impermeabilizar.[pic 1]
E) Mosaicos coloridos e cúpulas arredondadas.
02) Justiniano (527 - 565), no Império Bizantino, enfrentou diferentes dificuldades internas, entretanto seu reinado ficou conhecido como a “Era de Ouro do Justiniano”. Quais motivos levaram este período a ser conhecido assim?
a) Uso de mosaicos e de colunatas em edifícios públicos;[pic 2]
B) Utilização de grandes cúpulas assentadas sobre abobadas e de mosaicos decorativos;
c) Construção de uma grande rede de estradas que interligavam o império;
d) Construção de grandes templos religiosos com plantas em cruz latina, sustentando grandes abobadas de tijolos;
03) Sobre o a arquitetura paleocritã e Bizantina, considere as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas:
( V ) Constantinopla, a "Nova Roma" de Constantino, foi totalmente construída sem influência de construtores gregos, caracterizando uma arquitetura genuinamente ocidental.
( F ) As ordens gregas influenciaram na reconstrução de Constantinopla após a Insurreição de Nika, tendo muita influência na arquitetura de templos.
( V ) A Basílica de Santa Sofia foi uma obra paleocristã, sendo construída no inicio do governo de Constantino, logo era caracterizada pela planta longitudinal e teto plano, tendo colunatas com valor estético e que pouco influenciavam na estrutura do edifício.
( V ) A antiga Basílica de São Pedro em Roma é um exemplo do período inicial da arquitetura Bizantina, pois possuía colunatas que sustentavam o teto, planta longitudinal e em forma de cruz latina .
( V ) As construções templarias bizantinas, com grande influência da arquitetura romana, possuíam grandes cúpulas apoiadas sobre tambores que apoiavam diretamente a base do edifício.
04) A ascensão de Constantinopla como capital do Império Romano Oriental, acarretou para cidade se tornasse um centro de grandes feitos culturais, destacando um grande senso estético apurado e uso das riquezas existentes no Império. Na sua arquitetura, a igreja de Santa Sofia destacou-se pela
a) sua afinação com o estilo gótico, com exploração dos vitrais e o uso de metais na construção dos altares.
b) simplicidade das suas linhas geométricas, seu interior é marcado por uma estética com poucas cores e com muitas linhas retas, deste modo negando a grandiosidade das outras obras existentes em Bizâncio.
d) Cópia dos templos gregos, com altares semelhantes aos dedicados aos mitos mais conhecidos e espaço interno voltado somente as sacerdotes. [pic 3]
D) Grandeza interna, marcada por gigantescas cúpulas, formas geométrica arredondada e muito rica em mosaicos coloridos.
05) A arquitetura paleocristã e Bizantina são estreitamente ligadas, podendo até mesmo serem confundidas. Descreva os aspectos gerais que caracteriza cada uma destas arquiteturas.
Na arquitetura Paleocristã, a grande preocupação era à procura de uma forma para o templo cristão, que deveriam ser a morada de Deus e recinto de culto e um local de encontro e reunião da comunidade, As primeiras igrejas da arte paleocristã obedeceram dois modelos principais: o de planta basílica, e o de planta centrada.
Na arquitetura Bizantina, também, teve um lugar de destaque. Foi herdeira do arco, abóbada e da cúpula, plano centrado, formas quadradas ou em cruz grega, suas cúpulas centrai e absides em sua lateral; estes elementos construtivos da arte romana com o clima místico das construções orientais se misturaram.
06) Como a Basílica Bizantina inovou tecnicamente na história da arquitetura? Descreva o processo construtivo desenvolvido pelos arquitetos bizantinos.
Caracterizam-se pelos mosaicos verificados e pelos ícones, pinturas sacras feias normalmente sobre madeiras. Seis estilos Bizantinos também como destaque técnicas de construção inovadoras para a época, em especial, as que eram voltadas para as construções de cúpulas, que surgiram por volta do século VI.
...