ARQUITETURA ITALIANA E O REGIONALISMO CRÍTICO
Por: maysa0711 • 1/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.551 Palavras (7 Páginas) • 529 Visualizações
UNIVERSIDADE FUMEC
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Fumec
João Paulo Rossi Albuquerque
Marina Helena Xavier de Paula
Maysa de Lima Coutinho
ARQUITETURA ITALIANA E O REGIONALISMO CRÍTICO
Belo Horizonte
Setembro – 2013
João Paulo Rossi Albuquerque
Marina Helena Xavier de Paula
Maysa de Lima Coutinho
ARQUITETURA ITALIANA E O REGIONALISMO CRÍTICO
Trabalho acadêmico apresentado a Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Fumec. Orientador: Alejandro Perez Duarte Fernandez.
Belo Horizonte
Setembro – 2013
Dedicamos esse trabalho ao professor Alejandro Perez Duarte Fernandez, pelo apoio, orientação, ensinamentos e incentivo.
RESUMO
Este trabalho tem como princípio analisar a cultura e a arquitetura local de um determinado país, além de estudar o regionalismo crítico.
Também temos como objetivo, desenvolver um pavilhão, com planta de 10 x 10 sob o conceito do regionalismo crítico e de acordo com o país elegido.
A escolha dos integrantes do grupo deste trabalho foi a itália, devido a sua história e tradição arquitetônica e cultural.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 – Coliseu de Roma................................................................................8
Figura 2 – Catedral de Milão................................................................................8
Figura 3 – San Giorgio Maggiore.........................................................................9
Figura 4 – Colunas Gregas................................................................................10
Figura 5 – Casa típica da região da Toscana...................................................11
Figura 6 – Aldo Rossi.........................................................................................12
Figura 7 – Casa em Katonah, Nova Iorque. 1975. Robert Venturi....................13
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 7
1 ARQUITETURA ITALIANA 8
1.1 Arquitetura Renascentista 9
2 ARQUITETURA VERNACULAR 11
2.1 Arquitetura vernacular italiana 11
3 ALDO ROSSI 2
4 REGIONALISMO CRÍTICO 3
CONCLUSÃO....................................................................................................14
REFERENCIAS.................................................................................................15
INTRODUÇÃO
A arquitetura italiana é mundialmente reconhecida, devido a sua tradição, história e aos nomes dos seus importantes artistas e arquitetos.
Algumas características notáveis de suas construções são o uso de arcos, cúpulas, materiais oriundos da região local, como pedra e madeira, presença de porões para estoque de alimentos e bebidas, entre outros citados ao longo do trabalho.
Um importante arquiteto relacionado ao regionalismo crítico italiano foi Aldo Rossi, nascido em Milão, Itália. Reconhecido por ter reintroduzido termos como tradição, história e monumento, conceitos praticamente banidos da linguagem moderna teorizada.
No Brasil, podemos ver que existem vários exemplos de arquitetura italiana ao longo do país, principalmente no sul.
ARQUITETURA ITALIANA
A arquitetura italiana é conhecida mundialmente pelas suas construções de arcos, cúpulas e outras estruturas semelhantes vistas durante a Roma antiga. A Itália é o país fundador do movimento renascentista de arquitetura.
O estilo arquitetônico da Itália é bastante amplo, devido a divisão do país em diversas cidades-Estado.
Dentre as obras mais conhecidas do país estão o Coliseu, em Roma, a Torre de Pisa, a Catedral de Florença e a Catedral de Milão.
[XPLORA AND LEARN SL. Architecture in Italy. Disponível em <www.justitaly.org/italy-architecture.asp> acesso em 10 set. 2013.]
[pic 1]
Figura 1 – Coliseu de Roma
Fonte: blog.cancaonova.com
[pic 2]
Figura 2 – Catedral de Milão
Fonte: oglobo.globo.com
ARQUITETURA RENASCENTISTA
Chama-se de Arquitetura do renascimento, àquela que foi produzida durante o período do Renascimento europeu, durante os séculos XIV, XV e XVI. Antes do início do Renascimento, a Europa era dominada por uma arquitetura gótica assimétrica. Durante o Renascimento, no entanto, os arquitetos foram inspirados pelos edifícios altamente simétricos. (CRAVEN, 2013).
Segundo BARLACH, 2012, um dos pontos principais da arquitetura renascentista é o interesse pelo greco romano. Os arquitetos dessa época não buscavam uma cópia do que havia no passado, mas sim uma interpretação desse passado, sendo altamente influenciados pelo classicismo. A partir de medições e estudos de antigas construções, compreenderam que para conseguir novas formas, deveriam ultilizar geometria euclidiana. Passaram a utilizar um quadrado como moldura para desenvolver seus projetos, o que resultava em novas formas mais harmônicas. Tantas igrejas como as construções não religiosas eram baseadas no quadrado, sendo considerado a proporção perfeita para uma construção. Por fora pareciam com grande cubo com acabamento rústico, sendo que os grandes destaques arquitetônicos estavam reservados ao lado interior.
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