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ESTUDO DA MORFOLOGIA DA ARQUITETURA RACIONALISTA FACISMO ITALIANA TERRAGNI VERSUS AS TENDÊNCIAS ARQUITETÔNICAS MINIMALISTAS PORTUGUESA DE SIZA

Por:   •  27/8/2016  •  Artigo  •  3.217 Palavras (13 Páginas)  •  593 Visualizações

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ESTUDO DA MORFOLOGIA DA ARQUITETURA RACIONALISTA FACISMO ITALIANA TERRAGNI  VERSUS AS TENDÊNCIAS ARQUITETÔNICAS MINIMALISTAS PORTUGUESA DE SIZA

Juliana Fernandes[1]; Leila Freitas Guimarães1

 Adriane Silvério Neto[2]

RESUMO

A Arquitetura Moderna foi fase transitória que implantou novas formas arquitetônicas na sociedade e se difundiu por diversos países.  Ela busca usar de uma arquitetura mais industrial e sair dos parâmetros já estabelecidos, caminhando consequentemente para uma ortodoxia a base de rigores metodológicos, dando a origem Pelos Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna (CIAM). No entanto, essa difusão deu origem a várias padrões arquitetônicos que se diferenciavam  de país para país.  A Arquitetura Italiana marca princípios adotados pelo uso de uma arquitetura neopopular, que estava em  total  integração com  a abstração e hermetismo de Terragni.Terragni por fugir dos parâmetros estabelecidos ganha destaque na edificação arquitetônica Casa del Fascio com  grandes características racionalista fascisma (ordem  da máquina e indústria deixada pela primeira guerra).  Já na Arquitetura Portuguesa os princípios adotados estão associados a novas tendências arquitetônicas que buscam retratar minunciosamente o minimalismo e dar ênfase as construções. O arquiteto Siza é visto como um dos principais arquitetônicos que retratava em suas obras os conceitos de perpendicularidade à partir do  espaço  tridimensional com  formas depuradas, simples e refinadas visto isso em  uma de sua obras conhecida como o Museu de Arte Moderna e o Centro Galiciano.  

ABSTRACT

The Modern Architecture was transitional phase implemented new architectural forms in society and spread to several countries. It seeks to use a more industrial architecture and exit the parameters established, walking consequently to an orthodoxy the basis of methodological rigor, giving rise For Congresses of Modern Architecture International (CIAM). However, this spread has given rise to several architectural patterns that differed from country to country. The Italian brand architecture principles adopted by the use of a neopopular architecture, which contrasted with regard to abstraction and hermetic Terragni.Terragni to escape the established parameters is highlighted in the architectural building Casa del Fascio with great rationalist features fascisma (order machine and industry left by the first war). In the Portuguese architecture principles adopted are associated with new architectural trends that seek to portray minunciosamente minimalism and emphasize the buildings. The Siza architect is seen as one of the main architectural portraying in his works the concepts of squareness starting the three-dimensional space with refined, simple and refined forms seen it in one of his works known as the Museum of Modern Art and the Galician Center.

PALAVRAS-CHAVE: Museu de Arte Moderna e o Centro Galiciano. Casa del Fascio. Terragni. Siza. Arquitetura Moderna. Arquitetura pós Moderna. Minimalista. Racionalista.

        

1 INTRODUÇÃO

O estudo da Arquitetura Moderna está ligado intimamente com os conceitos de transformação da cidade e a atualização de materiais na construção de carácter mais tecnológico. Após as Guerras Mundiais, muitas cidades encontravam-se destruídas em um sistema total  de abandono  de meios construtivos arquitetônicos.

Uma das alternativas mais viáveis encontradas pelos arquitetos da época foi à utilização de materiais de fundição e rápida confecção, abrindo espaço para a transformação da então arquitetura da época. Durante este período de transformação da arquitetura, surgiram grandes pontos de discussões sobre os melhores conceitos e partidos dos arquitetônicos. Isso permitiu a abertura para o surgimento de várias entidades da arquitetura baseando nos preceitos já estabelecidos por Le Corbusier e movimentos modernistas e pós- modernistas que se contrapunham  em  relação  a arquitetura.  Isso  é mais evidente nas palavras de Rossi:

“A arquitetura é a cena fixa das vicissitudes do homem, carregada de sentimentos de gerações, de acontecimentos públicos, de tragédias privadas, de fatos novos e antigos” (Rossi apud Fatos urbanos e a teoria da cidade -  Memorial  e Identidade: reflexão  da trajetória e formulação  do pensamento italiano. Pág.:1).

A arquitetura Moderna restou pós-guerra apenas com os as vanguardas e neste contexto abriu espaço para surgimento de obras mais transparentes e dando ênfase ao surgimento das academias que se fundiram principalmente nos anos cinquenta.  Assim nessa nova situação, implanta a dualidade de opções a serem seguida, pondo em vista o desenvolvimento da forma acrítica do Estilo Internacional caindo em novo  maneirismo institucionalizando o  método ou  desconfiar do mesmo  e acreditar em  novas opções de reformulação a tradição moderna. Isso fez abrir o caminho para a ortodoxia baseada no rigor metodológico posto pelos Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna (CIAM)[3].

Deste modo, o Movimento Arquitetônico Moderno  passa por vários sistemas de adaptação  do  meio para a retomada dos conceitos clássicos.  O movimento  que se deu na Itália,  dirigida pelo  arquiteto  Giuseppe Terragni  buscava a retomada do  clássico  ligada ao  fascismo político. O arquiteto Terragni  nasceu  em  Meda por Michele e mudou-se logo  em  seguida para Como.  Em 1921, inicia os estudos sobre arquitetura na Escola Polítécnica de Arquitetura em Milão. Ele participou de movimentos políticos arquitetônicos ligados ao  partido  político  da época de Mussolini (Dato de 1926 a 1943) .  Giuseppe fazia parte de um  grupo  chamado  Gruppo 7[4], que era a favor da consolidação  da retomada da arquitetura clássica fascista italiana, mas que buscava a linguagem  mais acessível  à abstração e ao  hermetismo instigando  a Mussolini  a implantação  de uma arquitetura voltada para a população. Frampton indaga:

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