ARTE MODERNA E CONTEMPORANEA - ESTILOS
Por: camilpirees • 21/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.784 Palavras (8 Páginas) • 311 Visualizações
Arte Moderna e Contemporânea
Camila Pires Barros
5 de outubro de 2016
Emiliano Fonseca
- IMPRESSIONISMO
[pic 1] [pic 2]“Primeira Bailarina” |Eduard Degas “Femmes au jardins” | Claude Monet
As primeiras obras impressionistas surgem logo após a revolução industrial, período no qual vinha se popularizando a fotografia que até então passava a se tornar concorrente da arte renascentista, sendo ela mais rápida e muitas vezes mais real do que a pintura convencional, e assim trazendo consigo a chamada crise da representação.
Como forma de fugir da crise, os autores impressionistas passam a fugir dos preceitos do realismo e da pintura acadêmica. As obras passaram a ser produzidas ao ar livre para um melhor aproveitamento da luz e suas cores (que varia de acordo com as horas do dia), eram pintadas rapidamente para que não se perdesse o efeito de iluminação do momento, o que também trazia uma plasticidade própria e um valor estético marcantes ás obras impressionistas; outra característica marcante dessas obras era a representação da forma, com pinceladas leves e a fragmentação da forma.
- Principais pintores: Claude Monet, August Renoir, Eduard Degas, Camille Pissarro e Edouard Manet
- PÓS-IMPRESSIONISMO
[pic 3] [pic 4]
“Starry Night” | Van Gogh “The Beach at Heist” | Georges Lemmen
Após a onda impressionista, surge uma geração de artistas que iniciam uma busca por novas formas de representação, e que não mais seguiam os padrões impressionistas (apesar de não se afastarem muito deles), passaram a utilizar-se da superficialidade ilusionista da análise da realidade, com o uso das cores, da técnica de pontilhismo por alguns pintores, a experimentação da força da imagem, o estudo das cores complementares, entre outros.
- Principais autores: Paul Gauguin, Toulose-Lautrec, Georges Seurat, Paul Cézzane e Paul Signat.
- FAUVISMO
[pic 5] [pic 6]
“A dança” | André Derain “Natureza Morta Sobre mesa azul” | Henri Matisse
A denominação do movimento deve-se à critica que os chamou de “feras das cores, pela utilização das cores vibrantes, pelas formas chapadas, com pouca ou nenhuma graduação de cor, a escolha dos matizes sem relação com a realidade transmitindo emoções e traduzindo sensações elementares.
- Principais pintores: Henri Matisse, Andre Derain, Raoul Dufy, entre outros.
- EXPRESSIONISMO ALEMÃO
[pic 7] [pic 8]“Crucificação” | Emil Node “The Large Blue Horses” | Franz Mar
O expressionismo surgiu como um novo conceito da arte, entendida como uma forma de captar a existência, de transluzir em imagens o substrato que subjace sob a realidade aparente, de refletir o imutável e eterno do ser humano e a natureza. O estilo foi um fenômeno hegemônico cultural na Alemanha, presente nas artes em geral. Na pintura, ao contrário dos impressionistas, que procuravam no espaço da tela transmitir uma "impressão" do mundo à sua volta, os expressionistas procuravam representar o seu próprio mundo interior, uma "expressão" dos seus próprios sentimentos.
As principais características estéticas do expressionismo são o exagero, os contrastes entre claro e escuro, a cenografia montada, o caligarismo e o realismo expressionistas (ambientes naturais).
- CUBISMO
[pic 9] [pic 10]
“Les Demoiselles d’Avignon” | Pablo Picasso “Girl with Mandolin”| Pablo Picasso
O cubismo foi um movimento de Vanguarda, surgido na Europa no começo do século XX e se caracteriza pela utilização de formas geométricas para retratar a natureza. Podemos dividí-lo em cubismo analítico e sintético.
O cubismo analítico, tido como o “cubismo puro” onde as figuras são são compostas em diversas formas geométricas e utiliza-se de tons monocromáticos. Já no cubismo sintético as imagens passam a ter sua fisionomia preservada de maneira a ser apresentado apenas o que for essencial para o reconhecimento da forma retratada.
- FUTURISMO
[pic 11] [pic 12]
“Dinamismo de um ciclista” | Umbero Boccioni “Dinamismo de um automóvel” | Luigi Russolo
Futurismo caracterizou-se pelo rompimento com a arte e a cultura do passado, celebrando o progresso e a tecnologia moderna. Tem como referencia de conteúdo a máquina, a velocidade, além de exaltar a guerra e a violência em muitas obras.
Uma das características do futurismo era de transmitir movimento às telas. Muitas vezes utilizava-se de cores vibrantes e contrastes, formas geométricas, sobreposição de imagens e as famosas linhas de força. O uso desses recursos pretendia dar ideia de uma cena dinâmica, ou seja, o objeto em ação.
- SUPREMATISMO
[pic 13] [pic 14]
“Quadrado preto em tela branca” | Malevich “Suprematism” | Malevich
O suprematismo, movimento russo de arte abstrata, que defendia a superioridade das emoções genuínas, procurava se desligar de qualquer esforço para mimetizar a natureza e também das ilusões formais, das preocupações naturalistas com a luz e a cor, típicas do impressionismo e de objetivismo predominante no cubismo. O Suprematismo privilegia a essência da sensibilidade, sem se importar com o seu ambiente original.
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