AS PRINCIPAIS LINHAS CULTURAIS NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970.
Por: tjlopes • 17/11/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.231 Palavras (5 Páginas) • 488 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
THIAGO JOSÉ LOPES
AS PRINCIPAIS LINHAS CULTURAIS NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970.
Rio de Janeiro
2017
THIAGO JOSÉ LOPES
AS PRINCIPAIS LINHAS CULTURAIS NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970.
Trabalho de avaliação apresentado ao Curso de (Arquitetura e urbanismo) da Universidade Estácio de Sá.
Rio de Janeiro
2017
THIAGO JOSÉ LOPES
AS PRINCIPAIS LINHAS CULTURAIS NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 ARTE 5
3 MÚSICA 7
4 ARQUITETURA 9
5 CONCLUSÃO 13
6 REFERÊNCIAS 14
RESUMO
O Trabalho tem a proposta, de mostrar os pontos relevantes das linhas culturais, relacionado a arte, música e arquitetura, e a justificativas dos ideais dos revolucionários do Archigram.
Palavras-Chave: Arte, Arquitetura, Música e Archigram.
1-INTRODUÇÃO
Nos anos entre 1960 e 1970, forma anos com diversas manifestações cultuarias, o intuito desse trabalhos e seguir a linha do tempo e mostrar o que foi relevante nessa época, e quais ideais deram origem Arqchigran.
2-ARTE
A década de 1960 é marcada pela velocidade das vanguardas artísticas, que tem Nova York como capital cultural do século XX.
Pop art.- Desenvolvido em 1950 na Inglaterra e estados Unidos, esse movimento artístico foi uma reposta ao impressionismo abstrato.
Impressionismo abstrato -Movimento desenvolvido a parti da década de 40, floresceu em Nova York exercendo forte influência sobre a Europa nas décadas de 50 e 60 desse século.
Andrew Warhola É um dos maiores representantes da pop art, trabalhando com cores vivas, características presentes nesse movimento, a técnica de repetir várias vezes um mesmo objeto, com cores diferentes e a colagem foram muito utilizadas.
Os artistas recorram à ironia criticando o excesso de consumismo e o comportamento social, estetizando os produtos massificados, tais como os provenientes da esfera publicitária, do cinema, dos quadrinhos, e de outras áreas afins. Eles se valem de ferramentas como a tinta acrílica, poliéster, látex, colorações fortes e calorosas, imitando artefatos da rotina popular.
Surrealismo- Movimento artístico, que tem origem na França, reforçou os movimentos das vanguardas no século XX, artistas ligados a esse movimento rejeitavam os valores e os padrões impostos pela sociedade burguesa. Salvador Dali,
Max Ernst e René Magritte, são exemplos de artista que se destacaram no movimento.
Quadro - O filho do homem.
A obra de René Magritte, que é um auto retrato, o rosto do homem está em grande parte escondido por uma maçã verde pairando no ar, é uma das obras que representa o movimento.
Tropicália-Movimento cultural Brasileiro que surgiu no final da década de 60, influenciada pelos movimentos da vanguarda artísticas da cultura pop nacional e estrangeira e o concretismo, foi o rompimento com a arte militante, que tratava da situação política do país na época da ditadura e tinha a melodia como um sustentáculo desta mensagem.
Carlos Vergara autor da obra (sem título) que representa esse movimento de grande importância no Brasil.
3-MÚSICA
Beatles -tinham uma estética profundamente jovem, e passavam isso em suas músicas dos anos 60.
Tropicália- Movimento brasileiro de grande sucesso no Brasil, popular na cultura música 1967 e 1968, cujos destaques foram os cantores-compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil, além das participações da cantora Gal Costa e do cantor-compositor Tom Zé, da banda Mutantes, e do maestro Rogério Duprat.
Jovem Guarda- o primeiro movimento musical brasileiro de rock, com destaque para vários artistas, como Ronnie Von, Eduardo Araújo e Sylvinha Araújo, Wanderley Cardoso, Jerry Adriani, Martinha, Vanusa, Leno e Lílian, Evinha (Trio Esperança), Deny e Dino, Paulo Sérgio, Sérgio Reis, Sérgio Murilo, Antônio Marcos, Kátia Cilene, Waldirene, Arthurzinho, Ed Wilson e George Freedman.
Woodstock festival- O mais importante festival da história aconteceu em New York quando quatro jovens investidores tiveram a ideia de reunir bandas para tocar ao ar livre.
Ditadura Militar- A música popular brasileira foi um dos principais instrumentos da arte utilizados para contestar a ditadura militar que vigorou por 21 anos no País.
Novos
...