Análise de Intervenções contemporâneas em edifícios e/ou áreas de importância histórica e cultural: Estudos de casa
Por: Diego0709 • 2/6/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 789 Palavras (4 Páginas) • 203 Visualizações
Análise de intervenções contemporâneas em edifícios e/ou áreas de importância histórica e cultural: estudos de casa
Igreja de Santa Maria de Vilanova de lá Barca
1. Identificação do edifício/área:
1.1 Denominação: Igreja de Santa María de Vilanova de la Barca
1.2 Localização: 25690 Vilanova de la Barca, Lleida, Espanha
1.3 Autoria do projeto/obra: Laia Renalias, Carlos Serrano, tal Leticia Soriano e Roger (Olea Alea arquitetura e paisagem) ·
1.4 Ano/período realização: 2016
2. Caracterização do edifício/área.
2.1. Com 200m²,a planta original da igreja responde a um tipo de basílica de duas naves, tem 22 metros de comprimento e 7 metros de largura e o espaço interior sobe até aos 10 metros. Na nave lateral adicionada durante os tempos barrocos, apesar do desaparecimento dos telhados, a definição de grandes altitudes, com arcos de meio ponto, e a solução interessante dos cantos que são esmagados ainda são notáveis. Ultimamente a abertura que deve ter sido a principal foi gravada e o acesso à parede do presbitério, a área mais bem preservada foi movida.
A parte mais conservada é a posterior, uma planta quadrangular com duas capelas laterais e um pilar apoiado reforçando os ângulos. Ao lado do arco há duas imagens de relevo em maiúsculas. As características são bastante românicas e um pouco primitivas.
Da fachada de entrada há uma parede gótica, em cima da qual uma porta neoclássica foi incorporada de maneira ruim. Os lados devem ser modificados no mesmo período. Toda a igreja foi construída com um sillar da zona, muito bem arestado e colocado em uma disposição alternada, muito danificado pelo clima do lugar e pela erosão do tempo. Mais recentemente, a igreja sofreu algumas intervenções, a igreja localizada em uma praça com pouco movimento possuí de seu lado esquerdo um tipo de construção mais moderna e de seu lado direito uma construção mais antiga que passa a ideia de passado e presente, buscado na sua reconstrução.
3. Usos ao longo do tempo.
Um edifício do século XIII tinha funções paroquiais, que são agora assumidas pela igreja dedicada à Assumpta
4. Transformações, alterações, crise, degradação, etc.
Foi parcialmente demolida em 1936 por causa dos bombardeios da Guerra Civil Espanhola. Desde então a igreja permaneceu em estado de ruína geral e só reteve sua cabeça oriental, a fachada ocidental e alguns fragmentos de suas naves, no entanto, seus restos foram protegidos como um bem cultural de interesse local. Mais recentemente, a igreja sofreu algumas intervenções sérias, a mais infeliz sendo a construção de uma casa isolada no espaço do antigo fosso
5. Projeto e obra de recuperação/restauro e a(s) nova(s) intervenção(ções):
Como ponto de partida, o projeto propõe a restituição da volumetria original e a recuperação de sua espacialidade de um plano brasílico. Para tanto, propõe-se a construção de um novo recinto contínuo que fecha o interior da igreja e possibilita o espaço como uma nova sala polivalente. Todo o sistema é concebido como uma nova concha de cerâmica que é depositada delicadamente nos restos das paredes primitivas. O novo recinto, formado por uma fachada de duas folhas e um telhado de duas águas, é suportado por uma estrutura de concreto oculta, perfeitamente regular e quadrada e que funciona como um elemento de fixação entre as peças novas e antigas, entre a irregularidade do paredes antigas e precisão os novos parâmetros propostos.
...