Análise do Filme Gladiador em Comparação com a Arquitetura Romana
Por: Layne Brandao • 18/3/2019 • Resenha • 732 Palavras (3 Páginas) • 2.742 Visualizações
Análise do Filme Gladiador em comparação com a Arquitetura Romana
L. L. Brandão*
RESUMO
Foi realizada a análise do Filme Gladiador, através de visualização do vídeo e após estudo da Arquitetura Romana, foi realizada uma comparação entre a Arquitetura apresentada pelo filme e a Arquitetura real de Roma.
Palavras-chave: Gladiador, Arquitetura, Roma.
INTRODUÇÃO
No filme Gladiador (2000), do diretor Ridley Scott, pode-se observar que foram utilizados vários contextos arquitetônicos apresentados pelos produtores e diretores, com a intenção de reproduzir a Roma de 180 d.C..
DESENVOLVIMENTO
Na cidade para a qual o personagem foi levado ao ser preso, notamos a presença de Arenas construídas sobre uma estrutura de pilares e abóbadas e, dessa maneira, instalados no coração das cidades, para a apresentação das lutas dos gladiadores, sendo que a arquitetura que prevalece nas casas é oriental representada por casas simples de barro e sem telhados, pois essa foi uma cidade conquistada por romanos e como tal não perdeu toda sua arquitetura original.
Já quando o personagem é levado a Cidade de Roma pode-se observar na arquitetura urbana, a presença de domus, casas feitas de tijolos e ladrilho cozido, geralmente com um piso, telhado ligeiramente inclinado para o interior, cobertas com telhas de cerâmica, além de Insulas, prédios urbanos, destinados a alojar famílias mais pobres, em média com 3 ou 4 andares com andar inferior sendo utilizado para lojas abertas para a rua, e nos superiores existiam os apartamentos, eram construídas com materiais mais econômicos como tijolo, madeira e taipa. Algumas cenas se passam em moradias de patrícios, onde é possível perceber afrescos nas paredes, mobília luxuosa, muitos cômodos, pisos de mármore, além de um jardim interno.
Também é possível notar a presença de aqueduto com arcos que eram usados tanto como ponte ou canal ou galeria, subterrâneo ou à superfície, e construído com a finalidade de conduzir a água.
No coliseu, principal cenário do filme, um anfiteatro romano e, cujo nome vem da estátua colossau (colossoe) de Nero, que se achava nas proximidades, iniciado no governo do imperador Vespasiano e concluído no de Tito em 80 d. C., a arquitetura apresentada no filme nos mostra uma construção marcada pela ordens coríntia, jónica e toscana, sendo que o mesmo era utilizado para combate de gladiadores e também, para o martírio de inúmeros cristãos é possível observar a presença de alguns detalhes dessa construção, como a cobertura removível que poupava os espectadores do sol, corredor de acesso abobadado, fachada, andar com pilastras no exterior e pórtico no interior, além da arena feita de madeira e coberta com areia sobre a estrutura de madeira para esconder as imperfeições, e também a inserção de animais em uma cena de luta. Também há a presença de elevadores que eram uma grande estrutura de madeira perpassava andares de celas e túneis, onde a peça principal era uma gaiola de madeira puxada até o nível do campo do espetáculo por um sistema de cordas, polias e contrapesos, Precisava-se de oito escravos para pôr em movimento o elevador, com capacidade para transportar um animal de até 300 quilos. Onde escravos, animais e gladiadores, eram obrigados a entrar na caixa desse elevador e, chegados ao destino, um mecanismo automático abria a porta, voltada para o centro da arena, o elevador foi usado no filme na cena em que Commodus luta contra Maximus os mesmos sobem nesse elevador.
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