Semelhanças e diferenças entre as arquiteturas romana e grega
Por: luanafeltri • 22/10/2015 • Trabalho acadêmico • 5.957 Palavras (24 Páginas) • 23.740 Visualizações
Semelhanças e diferenças entre as arquiteturas romana e grega
As arquiteturas romana e grega estão conectadas há muito tempo, devido às semelhanças entre os templos e outras estruturas que as duas civilizações criadas por ambos os povos. A arquitetura romana foi altamente influenciada pela Grécia, mas os romanos também se distinguiam ao criar uma identidade separada.
Colunas
Ambas as culturas usavam três colunas na construção de templos. A dórica é grossa e com pouca decoração. A jônica é uma coluna mais fina e mais ornamentada. O estilo coríntio é uma coluna altamente ornamentada, que é decorada no topo e na extremidade inferior com arte e desenho complexos.
Preferências de colunas
Os gregos tendiam a preferir a coluna dórica em muitos de seus templos. O Partenon dedicado à Deusa Atena é um exemplo de coluna dórica. A arquitetura romana preferia o estilo coríntio, que pode ser visto no Panteão.
Materiais
Os materiais usados para construir templos eram muito diferentes da arquitetura grega para a romana. Os gregos usavam mármore e granito para construir seus templos. Os romanos, que usavam muito o arco em suas edificações, eram capazes de usar menos materiais para construir os templos. Enquanto as colunas e peças de ornamento de um tempo eram de mármore, a construção em si era feita de tijolos e concreto.
O arco
Os gregos apoiavam o telhado de suas construções com um sistema de postes e vigas. Duas vigas seguram uma terceira, horizontal. Os romanos aperfeiçoaram o uso do arco, que adicionou efeitos decorativos e era muito mais forte que o sistema grego. O arco era importante para os aquedutos romanos, que forneciam águam para o império, por grandes distâncias.
http://www.ehow.com.br/semelhancas-diferencas-entre-arquiteturas-romana-grega-info_45401/
Arquitetura
∙ A arte egípcia foi representada nos templos monumentais, palácios e pirâmides.
∙ A arquitetura egípcia buscava a solidez, durabilidade, sentimento e eternidade.
∙ A arquitetura romana buscava o útil imediato, senso de realismo, energia e sentimento, predomínio do caráter sobre a beleza eles também realçavam a idéia de força.
∙ O que desperta maior interesse na arquitetura grega são os Templos. Construídos com o intuito de proteger as esculturas de deuses e deusas das chuvas e do sol excessivo.
Os gregos são famosos por seus templos e os templos por suas colunas.
As colunas podem ser comparadas, quanto à função, aos pilares utilizados nas atuais construções de concreto armado, Ambos têm a finalidade de receber os esforços verticais de uma edificação e transferi-los à outros elementos, seja uma laje ou a fundação. Aliás, os templos gregos tinham sua estrutura baseada em coluna e viga, também chamada de coluna e dintel.
Os edificios gregos tinham três elementos básicos, que se subdividiam de acordo com o estilo ou ordem: a Plataforma, as Colunas e o Entablamento.
A imagem abaixo é o Partenon e o podemos perceber claramente os três elementos. A PLATAFORMA é a base do edificio, as Colunas é onde se encontram as colunas de sustentação e o ENTABLAMENTO é onde ficam as vigas.
[pic 1]
PARTENON, GRÉCIA
A parte clindrica das colunas recebe o nome de FUSTE. Acima do ffuste, há o chamado CAPITEL, em que se encontra o diferencial entre os estilos de colunas gregas, pois o capitel pode ser simples ou extremamente trabalhado, O abáco é uma pequena base para para receber as vigas.
[pic 2]
ORDENS ARQUITETÔNICAS GREGAS
São três: Ordem Dórica, Ordem Jônica e Ordem Coríntia
[pic 3]
A ordem Dórica representa o masculino, o simples, o prático e o bruto. Esse estilo é o mais voltado para a funcionalidade e menos decorativo.
A ordem Jonica simboliza o feminino, é puco mais trabalhado e apresenta mais atenção á estetica. Acrescenta-se uma base à coluna e o capitel ganha ornamentos curvos simétricos.
A ordem Coríntia representa a natureza e é a mais trabalhada, com arranjos florais ou folhagens esculpidas no capitel, também apresenta base na coluna e o entablamento tem duas vigas diagonais.
[pic 4]
CAPITEL DE ORDEM JÔNICA
[pic 5]
CAPITEL CORÍNTIO
[pic 6]
DIFERENÇAS ENTRE AS ORDENS JÔNICA, DÓRICA E CORÍNTIA.
http://universodaarquitetura.blogspot.com.br/2011/12/caracteristicas-da-arquitetura-greco.html
Nos livros terceiro e quarto do De architectura Vitrúvio descreve os templos e os elementos de sua composição. Dentre eles, a coluna. Ela é o principal elemento para a composição do templo. Sua beleza influenciou as edificações do mundo Ocidental durante séculos e até hoje encanta pela singeleza e elegância.
Três são gêneros de templos gregos: dórico (sem base), jônico, coríntio.
Posteriormente, Vitrúvio associou-os ao toscano, de origem itálica, e Alberti, no século XV, canonizaria um quinto, conhecido como compósito .
As colunas ditas clássicas são divididas em base, fuste e capitel.
[pic 7]
Nos livros terceiro e quarto do De architectura Vitrúvio descreve os templos e os elementos de sua composição. Dentre eles, a coluna. Ela é o principal elemento para a composição do templo. Sua beleza influenciou as edificações do mundo Ocidental durante séculos e até hoje encanta pela singeleza e elegância. [pic 8] [pic 9] |
...