Arquitetos do Renascimento
Seminário: Arquitetos do Renascimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicaaastresse • 14/10/2014 • Seminário • 308 Palavras (2 Páginas) • 305 Visualizações
ARQUITETURA
Os arquitetos renascentistas perceberam que a origem de construção clássica estava na geometria euclidiana, que usava como base de suas obras o quadrado, aplicando-se a perspectiva, com o intuito de se obter uma construção harmônica.
Apesar de racional e antropocêntrica, a arte renascentista continuou cristã, porém as novas igrejas adotaram um novo estilo, caracterizado pela funcionalidade e portanto pela racionalidade, representada pelo plano centralizado, ou a cruz grega.
Os palácios também foram construídos de forma plana tendo como base o quadrado, um corpo sólido e normalmente com um pátio central, quadrangular, que tem a função de fazer chegar a luz às janelas internas.
Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se coloque.
A arquitetura renascentista possui características da Antigüidade clássica. A arte grega e romana, assim como o estilo gótico,foram observadas pelos arquitetos da renascença e influenciaram diretamente suas obras arquitetônicas.
Igreja da Consolação, Itália
As principais características das construções desse período eram a perspectiva linear e a simplicidade, com espaços internos mais amplos e claros. Os arcos formatavam voltas perfeitas, plenamente arredondados, as colunas eram simples, com capitéis coríntios.
As abóbadas tinham formato semi-circular, lembrando os arcos romanos. As janelas renascentistas eram quadradas, amplas e tinham vidros transparentes e incolores, proporcionando maior claridade ao interior do edifício.
A arquitetura renascentista deixou sua marca nos palácios, igrejas, fortalezas e vilas.
Capela dos Pazzi
O principal arquiteto renascentista foi Brunelleschi. É um exemplo de artista completo renascentista, pois foi pintor, escultor e arquiteto. Além de dominar conhecimentos de Matemática, Geometria e de ser grande conhecedor da poesia de Dante. Foi como construtor, porém, que realizou seus mais importantes trabalhos, entre eles a cúpula da Catedral de Florença e a Capela Pazzi.
"Já não é o edifício que possui o homem, mas este que, aprendendo a lei simples do espaço, possui o segredo do edifício" (Bruno Zevi, Saber Ver a Arquitetura).
...