Arquitetura do sistema de informação
Projeto de pesquisa: Arquitetura do sistema de informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RIO2003 • 21/9/2014 • Projeto de pesquisa • 631 Palavras (3 Páginas) • 381 Visualizações
INTRODUÇÃO
O estudo da Contabilidade Gerencial tem como conceito maior, auxiliar na tomada de decisões acerca do Sistema de Informação Contábil Gerencial, para que os usuários consigam utilizar as informações de maneira precisa e coerente dentro de suas Organizações.
Isto mostra o quanto a contabilidade é múltipla, e o quanto o seu conhecimento é fundamental para a sobrevivência das empresas, orientando, e detalhando ganhos e perdas, realizando todo o controle das variações e mutações do patrimônio de uma organização, e auxiliando de forma contínua os administradores e demais usuários da informação contábil.
Arquitetura de um Sistema de Informação
Na elaboração de um Sistema de Informação Contábil Gerencial é necessário compreender sua estrutura, suas características e os meios adequados de sua utilização.
Portanto, esta Arquitetura é desenvolvida sobre dois pressupostos básicos, tais como:
- Sua necessidade como Informação
- Seu Planejamento e Controle
Se aprofundarmos o conhecimento sobre cada um dos pressupostos acima, podemos entender que a sua necessidade como informação refere-se ao desejo que temos para que esta informação seja necessária, útil e viável aos usuários, pois ela deve ser elaborada para atender a esses consumidores, e não para atender aos Contadores.
Partindo deste princípio, é possível enxergar que a necessidade dessa informação deve estar aliada ao respaldo absoluto do Contador e ao seu sistema, para que tudo isto seja vital para o sucesso contábil.
Em suma, o papel do Contador depende do seu profundo conhecimento nas Ciências Contábeis, no seu papel informativo-gerencial, assim como na permuta com a administração, no auxílio, e na tranqüilidade das altas cúpulas de uma empresa para que todos os demais níveis hierárquicos da companhia absorvam estas informações, fortalecendo a retaguarda e a concisão do Sistema de Informação Contábil.
Por outro lado, temos o Planejamento e Controle que visa a necessidade de criação de relatórios com enfoques diferentes para os diferentes níveis de usuários. Desta maneira, é possível um controle cuidadoso das informações que será aceito e entendido por estes usuários, sendo atualizado periodicamente.
A produção destes relatórios deve atender também alguns aspectos primordiais:
I – Níveis empresariais
* Estratégico
*Tático
*Operacional
II – Ciclo Administrativo
*Planejamento
*Execução
*Controle
III – Nível de estruturação
*Estruturada
*Semiestruturada
*Não estruturada
Aliado a isso, alguns aspectos, como operacionais e táticos estruturam o Sistema de Informação Contábil.
Fundamentos de um Sistema de Informação
Estes fundamentos para terem perenidade dentro de uma entidade seguem três pontos fundamentais:
Operacionalidade
Neste ponto, as informações são coletadas, armazenadas e processadas operacionalmente. Por isso, todos os
...