TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Moderna

Por:   •  13/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  19.332 Palavras (78 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 78

ARGAN, G.C. Arte Moderna. 1770/1970.

Fonte: http://www.tesionline.it/v2/appunto.jsp?id=683

Autor: Silvia Lozza

Universidade: Universidade de Ca 'Foscari University of Venice

Faculdade: Artes e Humanidades

Título do livro: A "arte moderna 1770-1970 - A arte além do milênio

Autor do livro: G. C. Argan, A. B. Oliva

Editor: Sansoni

Resumo do trabalho de Argan e Azeite reconstitui os marcos mais significativos na história da arte a partir de Canova até os dias atuais. Cada autor de auxilio é habilmente ilustrado em suas principais características, e propõe-se a leitura crítica de uma ou mais obras. Amplo espaço na pintura, mas também a escultura e a arquitetura. Auxílio para as várias correntes pictóricas e artísticas, impressionismo, surrealismo, pop art ... O que são registrados no contexto social e histórico de referência.

  1. Arquitetura Neoclássica (GRUPO 1)

Boullée e Ledoux : grandes teóricos neoclássicos do Iluminismo , mas também inovadores . Identificar a síntese da idéia e coisa ( a forma típica de excelência ) nos sólidos geométricos.

Antico : exemplo moral ( não o modelo)

Princípio tipológico -> busca de conteúdo relacionado com a forma do edifício e a sua função como uma coisa em si . A cidade é uma forma resultante da coordenação de diferentes tipos de construção, cada um com sua própria forma , expressivo de uma operação de significado.

Toda a arquitetura neoclássica será desenvolvido como desenvolvimento tipológico de temas, ou seja, como uma busca de uma classificação mais precisa do objeto , a possibilidade de que está implícito no esquema ou o tipo de objeto.

Ledoux :

- Salinas de Chaux ( 1773 ) - > primeira cidade industrial , cidade ideal. Alternada padrão entre a tradição neoclássica e local -> enxerto de diferentes linguagens

- Casa dos guardas rurais : BOLA

- Projeto para a casa dos superintendentes da fonte: edifício inovador , localizado na fonte , na água

- Rotonda de la casas (1785 - 1788) : desproporcionais ao frontão

(?) - Projeto para a casa dos guardas de campo: BOLA

Boullée:

- Projeto para o Monumento de Newton (1784 - nunca construído ) -> iconografia inovadora : a sensação de espaço , que domina o céu de dentro . BOLA

- Monumento (1786): ele não é comissionado, mas os projetos de acordo com seus resumos à direita. É um enorme cone, dominado por grandes espaços e grandes espaços vazios -> essencialidade.

- Projetos para museus, bibliotecas, igrejas locais metropolitanas volumétrica (por exemplo, retangular) com planar, figuras de plástico e um monte de brilho (= motivo).

  1. A arte moderna nasce da cultura artística do Iluminismo

Razões básica:

1) A recusa da retórica figurativa barroca e função de comemoração de alegorias históricas e religiosas

2) Procure por uma função puramente social da arte e da lógica da representação formal

3) Desenvolvimento de gêneros adequados para a análise da realidade natural (paisagem) e social (retrato)

4) A autonomia e especialização de artistas.

Paisagem Inglês: Constable e Turner - influência > o surgimento e desenvolvimento de romantismo francês.

Constable: espaço feito de coisas que são percebidas como manchas coloridas, que o pintor estudou para fazer imediatamente. Transforme o sentimento no conceito. A impressão não é separável da reação afetiva = vista da paisagem emocional.

- The Lock e Moinho (1817) tem meta realista, a imagem é cheia de vida. A natureza também é pitoresco (o pitoresco não necessariamente desaparecer do Realismo)

- Estudo de nuvens marinhas com chuva (1824): ?

Turner: intuzione um espaço priori, as coisas são criadas e destruídas no ritmo de uma forma universal. Dinamismo Cosmic fora do controle da razão -> visão emocionante

- Naufrágio (1805): tema muito discutido na pintura européia do modo Flamengo

Goya: a razão como exorcismo que evoca os monstros -> superstição secular contra a superstição religiosa. Ele vive a tragédia de uma nação em declínio na Europa em andamento. Para fazer parte do seu tempo, o artista deve ser contra seu próprio tempo -> raiz goya do romance histórico .

Rompe com a tradição, é anti-francês, e espanhol está relacionado com o outro.

Realismo de Goya: retire tudo o que você tem dentro: não a natureza ea história ( ideologias de como você gostaria que o mundo fosse ) .

Primeiro passo: Caprichos (1799) -> (série de desenhos ) a razão evoca monstros inconscientes de superstição e ignorância

- Los Fusillamientos (1808) - > quadro realista , documentando a repressão de revoltas anti-francesas. Tiro onde os soldados não têm rosto , o símbolo de uma ordem que é a violência e morte (retirado do Picasso em Massacre na Coréia ) . Nos patriotas que morrem , não há heroísmo , mas o fanatismo e do terror. História como o abate e disaastro. Óbvio fonte de luz, o resto é no escuro -> noite trágica . Tomar um momento rápido , como deve ser a escrita.

A arte de Goya se encaixa no FEIO. Não há lugar para a beleza. Ele quer apresentar uma realidade que dói, transitória e pessimista. Goya é romântico (a imagem que queima como um fogo de palha ) e sua pintura ainda é barroco , mas distorcida ( desesperada e aterrorizante ) .

ANTITESI de Davi.

  1. Jacques Louis David

Ideal clássico como um modelo ético. Olhe para a dura realidade das coisas. Com a tomada de posse do orazi desafia a identidade do pré-romântico Trágico e Sublime . Para ele = história trágica . A história é eventos lógicas e morais. Lealdade ao fato lúcida e implacável ->

- A morte de Marat (1793) : produz e apresenta o testemunho das coisas.

a) Tinozza onde ele estava imerso para aliviar a dor e onde escreveu suas mensagens = virtude da tribuna com vista para o sofrimento para cumprir o dever.

b) caixa de madeira mal pintada , que serve como uma tabela: a pobreza ea integridade política .

c) Premiado sobre o caso que, embora pobre , reservou para uma mulher que tem o marido na guerra e é incapaz de manter a si e seus filhos = generosidade do homem.

d ) faca e caneta ( em primeiro plano ) = dell'assassina arma e arma tribuna .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (117.7 Kb)   pdf (561.5 Kb)   docx (70.7 Kb)  
Continuar por mais 77 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com