Arte Moderna
Por: Taii Rodrigues • 13/4/2015 • Projeto de pesquisa • 19.332 Palavras (78 Páginas) • 782 Visualizações
ARGAN, G.C. Arte Moderna. 1770/1970.
Fonte: http://www.tesionline.it/v2/appunto.jsp?id=683
Autor: Silvia Lozza
Universidade: Universidade de Ca 'Foscari University of Venice
Faculdade: Artes e Humanidades
Título do livro: A "arte moderna 1770-1970 - A arte além do milênio
Autor do livro: G. C. Argan, A. B. Oliva
Editor: Sansoni
Resumo do trabalho de Argan e Azeite reconstitui os marcos mais significativos na história da arte a partir de Canova até os dias atuais. Cada autor de auxilio é habilmente ilustrado em suas principais características, e propõe-se a leitura crítica de uma ou mais obras. Amplo espaço na pintura, mas também a escultura e a arquitetura. Auxílio para as várias correntes pictóricas e artísticas, impressionismo, surrealismo, pop art ... O que são registrados no contexto social e histórico de referência.
- Arquitetura Neoclássica (GRUPO 1)
Boullée e Ledoux : grandes teóricos neoclássicos do Iluminismo , mas também inovadores . Identificar a síntese da idéia e coisa ( a forma típica de excelência ) nos sólidos geométricos.
Antico : exemplo moral ( não o modelo)
Princípio tipológico -> busca de conteúdo relacionado com a forma do edifício e a sua função como uma coisa em si . A cidade é uma forma resultante da coordenação de diferentes tipos de construção, cada um com sua própria forma , expressivo de uma operação de significado.
Toda a arquitetura neoclássica será desenvolvido como desenvolvimento tipológico de temas, ou seja, como uma busca de uma classificação mais precisa do objeto , a possibilidade de que está implícito no esquema ou o tipo de objeto.
Ledoux :
- Salinas de Chaux ( 1773 ) - > primeira cidade industrial , cidade ideal. Alternada padrão entre a tradição neoclássica e local -> enxerto de diferentes linguagens
- Casa dos guardas rurais : BOLA
- Projeto para a casa dos superintendentes da fonte: edifício inovador , localizado na fonte , na água
- Rotonda de la casas (1785 - 1788) : desproporcionais ao frontão
(?) - Projeto para a casa dos guardas de campo: BOLA
Boullée:
- Projeto para o Monumento de Newton (1784 - nunca construído ) -> iconografia inovadora : a sensação de espaço , que domina o céu de dentro . BOLA
- Monumento (1786): ele não é comissionado, mas os projetos de acordo com seus resumos à direita. É um enorme cone, dominado por grandes espaços e grandes espaços vazios -> essencialidade.
- Projetos para museus, bibliotecas, igrejas locais metropolitanas volumétrica (por exemplo, retangular) com planar, figuras de plástico e um monte de brilho (= motivo).
- A arte moderna nasce da cultura artística do Iluminismo
Razões básica:
1) A recusa da retórica figurativa barroca e função de comemoração de alegorias históricas e religiosas
2) Procure por uma função puramente social da arte e da lógica da representação formal
3) Desenvolvimento de gêneros adequados para a análise da realidade natural (paisagem) e social (retrato)
4) A autonomia e especialização de artistas.
Paisagem Inglês: Constable e Turner - influência > o surgimento e desenvolvimento de romantismo francês.
Constable: espaço feito de coisas que são percebidas como manchas coloridas, que o pintor estudou para fazer imediatamente. Transforme o sentimento no conceito. A impressão não é separável da reação afetiva = vista da paisagem emocional.
- The Lock e Moinho (1817) tem meta realista, a imagem é cheia de vida. A natureza também é pitoresco (o pitoresco não necessariamente desaparecer do Realismo)
- Estudo de nuvens marinhas com chuva (1824): ?
Turner: intuzione um espaço priori, as coisas são criadas e destruídas no ritmo de uma forma universal. Dinamismo Cosmic fora do controle da razão -> visão emocionante
- Naufrágio (1805): tema muito discutido na pintura européia do modo Flamengo
Goya: a razão como exorcismo que evoca os monstros -> superstição secular contra a superstição religiosa. Ele vive a tragédia de uma nação em declínio na Europa em andamento. Para fazer parte do seu tempo, o artista deve ser contra seu próprio tempo -> raiz goya do romance histórico .
Rompe com a tradição, é anti-francês, e espanhol está relacionado com o outro.
Realismo de Goya: retire tudo o que você tem dentro: não a natureza ea história ( ideologias de como você gostaria que o mundo fosse ) .
Primeiro passo: Caprichos (1799) -> (série de desenhos ) a razão evoca monstros inconscientes de superstição e ignorância
- Los Fusillamientos (1808) - > quadro realista , documentando a repressão de revoltas anti-francesas. Tiro onde os soldados não têm rosto , o símbolo de uma ordem que é a violência e morte (retirado do Picasso em Massacre na Coréia ) . Nos patriotas que morrem , não há heroísmo , mas o fanatismo e do terror. História como o abate e disaastro. Óbvio fonte de luz, o resto é no escuro -> noite trágica . Tomar um momento rápido , como deve ser a escrita.
A arte de Goya se encaixa no FEIO. Não há lugar para a beleza. Ele quer apresentar uma realidade que dói, transitória e pessimista. Goya é romântico (a imagem que queima como um fogo de palha ) e sua pintura ainda é barroco , mas distorcida ( desesperada e aterrorizante ) .
ANTITESI de Davi.
- Jacques Louis David
Ideal clássico como um modelo ético. Olhe para a dura realidade das coisas. Com a tomada de posse do orazi desafia a identidade do pré-romântico Trágico e Sublime . Para ele = história trágica . A história é eventos lógicas e morais. Lealdade ao fato lúcida e implacável ->
- A morte de Marat (1793) : produz e apresenta o testemunho das coisas.
a) Tinozza onde ele estava imerso para aliviar a dor e onde escreveu suas mensagens = virtude da tribuna com vista para o sofrimento para cumprir o dever.
b) caixa de madeira mal pintada , que serve como uma tabela: a pobreza ea integridade política .
c) Premiado sobre o caso que, embora pobre , reservou para uma mulher que tem o marido na guerra e é incapaz de manter a si e seus filhos = generosidade do homem.
d ) faca e caneta ( em primeiro plano ) = dell'assassina arma e arma tribuna .
...