As Dimensões Oculta
Por: zinga Alipio • 10/1/2021 • Trabalho acadêmico • 347 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
“A Dimensão Oculta” de Edward T. Hall
Ao ler o texto a primeira coisa que me chamou a atenção foi o fato de que a linguagem é, na verdade, um grande contribuinte para a nossa formação da cultura pessoa e do pensamento crítico. Dessa forma, ao longo do texto fui percebendo que, realmente, temos um jeito de pensar diferente em relação a outras pessoas que não possuem o mesmo modo de comunicação. Após da leitura do texto observei que não bastava entender somente a mensagem passada e que eu deveria ser capaz de decodificar os gestos e a cultura em que estava inserida no momento, podendo ser na minha cidade natal ou durante uma viagem à terras estrangeiras.
Capítulo 1 Hall dá a conhecer o significado do termo «proxémia» e alguns antropólogos dos quais vai fazer referência nos capítulos seguintes. Faz ainda uma pequena introdução aos estudos desses antropólogos quanto a uma barreira da qual todos temos dificuldade em passar, a barreira linguística. As barreiras culturais também irão ser parte do estudo que este livro aborda quando se focar especificamente nas culturas europeia, japonesa.
A distância no ser humano, neste capítulo que nos são apresentados conhecer as distâncias que Hall identificou no povo americano, são elas a distância íntima, distância pessoal distância social e distância pública. Cada uma delas é dividida em modo próximo e em modo afastado ou longínquo.
Na minha opinião este livro permite explorar não só um dos nossos lados mais inconscientes que a cultura oferece e também aprendemos desde pequenos como nos oferece bases para a criação de ambientes imersivos de design interativo. O mais importante é sabermos exatamente como nos comportamos ao sentirmos o nosso espaço pessoal invadido e ver as diferenças sobre o mesmo entre culturas ocidentais e orientais. aprendi também como tirar mais partido dos nossos sentidos e a fazer com que as pessoas os explorem se forem bem aplicados dentro desses ambientes imersivos. Repensar uma estratégia de reabilitação urbana e cultural é essencial, em todos os países, pois os aglomerados populacionais são cada vez uma preocupação maior nos dias que correm.
Alipio Izinga
20191171
...