As Estruturas em Aço e Madeira
Por: sophiavlb • 8/11/2017 • Trabalho acadêmico • 4.703 Palavras (19 Páginas) • 428 Visualizações
[pic 1]
ESTRUTURAS EM AÇO
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO, TRANSPORTE E MONTAGEM
Júlia Mourão e Sophia Belisário
Turma A1
SUMÁRIO
Introdução 02
Produção do Aço 03
Perfis de Aço 05
Vantagens e Desvantagens do Aço 07
Planejamento 07
Processo de Montagem 09
Orçamento de Transporte 10
Dimensionamento dos Veículos de Transporte 11
Tipos de Transporte 11
Veículos Mais Comuns ao Transporte de Estruturas 12
Embarque e Desembarque das Peças 12
Equipamentos de Montagem 14
Manutenção 15
Projetos em Estrutura Metálica 15
INTRODUÇÃO
Um elemento não natural que para sua criação é preciso da participação do homem; O aço é o divisor de águas do mundo moderno, pois está presente em todas as partes, desde nosso corpo até a construção civil. 90% de todo material feito no planeta é aço, e seu único limite é a imaginação da mente humana, sendo o material mais versátil, flexível e resistente que existe.
O aço é feito a partir da alteração do nível de carbono no ferro, aquecendo o ferro a pelo menos 2800°c ele passa do estado sólido ao líquido, e essa transformação força os átomos de carbono a se separarem dos átomos de ferro, resultado, ferro fundido; Porém o índice de carbono no ferro deve ser exato, em excesso vai torná-lo duro e quebradiço; Pouco carbono vai tornar o aço maleável, incapaz de carregar peso.
As estruturas feitas de aço têm ganhado cada vez mais adeptos na construção civil, por permitirem mais flexibilidade tanto para os arquitetos como para os engenheiros. O uso do aço modernizou e possibilitou a abertura de novas portas para a construção, possibilitando a criação de edificações cada vez maiores e mais leves. Esse elemento consagrado na Engenharia/Arquitetura deve passar por três etapas consideradas brutas pois englobam diversas de outras sub-etapas. Os três principais estágios são:
• Fabricação do Aço
• Transporte do Aço
• Montagem da Estrutura
Essas construções são classificadas como um sistema industrializado, que tem início no projeto arquitetônico, seguido pela construção civil ou projeto básico na indústria, projeto estrutural definitivo, detalhamento, fabricação, limpeza e pintura, e por fim concluído pelo transporte e montagem.
PRODUÇÃO DO AÇO
Tudo começa com o minério de ferro retirado das minas, em rochas, e levado ao coração das usinas, a fornalha. Na fornalha a matéria bruta é derretida e depois enchida com ferro fundido. Depois de 6 horas o ferro se transforma em estado líquido, e em seguida vai para a calha de ferro, que é como um reservatório. Depois de derretido, o ferro passa pelo PBO (Processo Básico de Oxigenação) onde o oxigênio é injetado em velocidades supersônicas que removem todas as impurezas, deixando o aço com alto grau de pureza.
O aço líquido purificado é colocado dentro de um contêiner gigante e transferido para a fornalha metalurgia ou LNF, que é onde o aço é customizado a servir à praticamente qualquer necessidade de uso, onde pode ser adicionado Cobre, Níquel, Cromo entre outros elementos químicos para a obtenção de diversos tipos de aço, que serão diferenciados quanto as suas características de resistência, flexibilidade e durabilidade. Não existe limites para o aço.
Após deixar a fornalha, a correta mistura de aço é colocada em toneis com 4 metros de largura e pesando aproximadamente 100 toneladas. Esses recipientes cheios de líquidos são então transportados para o processo caster, onde o aço ganha sua forma. Conforme o aço liquido passa pelo processo, é coletado por pesados moldes. Os moldes podem então transformar o aço no que o cliente quiser.
Dentro do molde o aço esfria e se solidifica, o líquido antes derretido volta a um estado forte solido e é preparado para entrega.
O aço é um elemento reciclável, flexível, moderno, econômico, resistente e durável.
O aço precisa de tratamento adequado para que desempenhe seu papel de forma plena, e esse processo é conhecido por galvanização. É um método que minimiza os gastos relacionados a manutenção, evitando as fraquezas como corrosão e ferrugem, e permitindo que a vida útil desse material seja amplamente estendida.
A galvanização é um processo onde o aço é recoberto com zinco por meio de uma interação metalúrgica, onde entre o zinco e o aço é formada uma camada que impedindo o contato do aço com o ambiente; protegido, ele não sofre corrosão. Esta proteção é efetiva mesmo se a superfície do perfil ou chapa for danificada, pois o zinco irá atuar como metal de sacrifício para proteger o aço.
Durante séculos ninguém podia aquecer grandes quantidades de ferro a 2800° e isso tornava a produção de aço inicialmente não confiável. Só depois de 1850, um engenheiro descobriu a tecnologia que torna isso possível. Em 1856 ele aqueceu o ferro de uma nova maneira. Criou um forno de 6 metros de altura e injetou oxigênio através de um orifício em sua base. O oxigênio causou combustão elevando a temperatura para os 2800°c necessários. O calor extremo permitiu então que o ferro derretesse e que os átomos de carbono fossem consumidos. Desde então a produção em massa de aço é possível.
...