As Fundações na construção civil
Por: THAICUNHA • 1/12/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 332 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
FUNDAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL
fundações o que é?
Para que qualquer obra permaneça no lugar, sem rupturas e sem sofrer instabilidades é preciso um alicerce e esse é basicamente, o papel das fundações. Usamos o termo, fundações, na engenharia para nomear as estruturas responsáveis por absorver todas as cargas da edificação e distribuí-las para uma camada mais resistente do solo e, por isso, devem ter resistência adequada para suportar todas as tensões.
As fundações são essenciais no processo de construção de uma edificação, primeiramente, é preciso analisar todo os criterios técnicos que condicionam a escolha de uma tipo ou outro de fundação. Existem diversos tipos de fundações e para cada construção é um caso, devemos levar em consideração as cargas que iram absorver e o tipo de solo onde vão ser construidas.
Basicamente há dois tipos de fundações: as superficiais (rasas ou diretas) e as profundas, como define a ABNT NBR 6122/2010
fundações superficiais
Nesse tipo de fundação a carga é transmitida ao terreno, predominatemente pelas pressões distribuidas sob a base da fundação. Tecnicamente, as fundações superficiais (rasas ou diretas) são aquelas em que a profundidade de escavação é inferior a 3 metros, não sendo necessários grandes equipamentos para a execução, utilizadas em casos de construção com cargas leves, como residências, ou no caso, de solo firme.
São tipos de fundações superficiais as sapatas (sapatas isoladas, sapatas associadas, vigas de fundação e sapatas corridas), os blocos, os radiers.
- SAPATAS ISOLADA:
A sapata isolada é um dos tipos de fundação mais comum no Brasil. São recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência.[pic 1]
Cada sapata é um cubo de concreto armado dimensionado para suportar a carga de uma coluna (ou pilar), ou seja, o peso da edificação (telhado, laje, caixa d’água, vigas, etc…) é transmitido para as colunas que, por sua vez transferem para as sapatas e depois para o solo. Geralmente as sapatas isoladas têm a base quadrada ou retangular e o topo pode ser reto ou piramidal.
...