As Principais obras de Henry Moore
Por: karollsantarosa • 27/2/2018 • Relatório de pesquisa • 2.247 Palavras (9 Páginas) • 688 Visualizações
Sinopse
Henry Moore foi o mais importante escultor britânico do século 20 e o escultor mais popular e internacionalmente famoso do período pós-guerra. A arte não-ocidental foi crucial para moldar seu trabalho inicial - ele diria que suas visitas às coleções etnográficas do Museu Britânico eram mais importantes do que seu estudo acadêmico. Mais tarde, líderes de modernistas europeus como Picasso , Arp , Brancusi e Giacomettitornou-se influência. E unir essas inspirações foi um humanismo profundamente sentido. Ele voltou repetidamente aos motivos da mãe e do filho, e a figura reclinada, e muitas vezes usava uma forma abstrata para desenhar analogias entre o corpo humano e a paisagem. Embora a escultura permaneça como seu principal meio, ele também foi um excelente desenhista, e suas imagens de figuras que se abrigam nas plataformas das estações de metrô em Londres durante os ataques de bombardeio da Segunda Guerra Mundial continuam muito amadas. Seu interesse pela paisagem e na natureza encorajou a percepção de que ele tem raízes profundas nas tradições da arte britânica, mas sua visão suavemente otimista e redentora da humanidade também o trouxe uma audiência internacional. Hoje, poucas grandes cidades estão sem uma de suas figuras reclináveis, lembretes de que a humanidade pode se recuperar de qualquer desastre.
Sumário:
Sinopse............................................................................................................ 1
Biografia .......................................................................................................... 3
Legado ............................................................................................................ 6
Influências e Conexões ................................................................................... 7
Ideia Chave ..................................................................................................... 7
Características de seu estilo artístico (escultura) ........................................... 9
Principais obras (esculturas) de Henry Moore ................................................ 9
Obra Foco ...................................................................................................... 11
Reconhecimento Internacional .......................................................................11
Bibliografia ......................................................................................................12
BIOGRAFIA
[pic 1]
Figura 1: Henry Moore
Henry Moore
Escultor britânico
Movimento: Surrealismo
Nascido: 30 de julho de 1898 – Castled Yorshire, Inglaterra
Morreu: 31 de agosto de 1986 – Much Hadham, East Hertfordshire, Inglaterra.
Infância
Henry Moore nasceu em Castleford, em Yorkshire, em 30 de julho de 1898. O sétimo dos oito filhos de um engenheiro de mineração e dono de casa, Moore foi encorajado por seu pai muitas vezes financeiramente lutando para buscar educação superior e uma carreira de colarinho branco. E a forte oposição de seu pai ao estilo de vida físico severo da mineração criou conflito quando Moore escolheu depois a escultura como sua vocação, um trabalho que seu pai considerava trabalho manual. Inspirado por Michelangelo, Moore começou a modelar em argila e madeira em sua escola em Castleford, onde vários de seus irmãos haviam atendido e para o qual ele tinha recebido uma bolsa de estudos.
Treinamento precoce
Em 1919, depois de um breve período de ensino e servindo no Regimento de Rifles do Serviço Civil durante a Primeira Guerra Mundial, Moore foi premiado com uma bolsa de ex-funcionário com a qual ele se matriculou na Leeds School of Art, tornando-se seu primeiro estudante de escultura. Lá ele conheceu e foi fortemente influenciado por Barbara Hepworth . Moore recebeu uma bolsa dois anos depois para estudar no Royal College of Art em Londres. Enquanto lá, ele passou muito tempo no British Museum estudando suas coleções etnográficas, o que informou fortemente suas obras figurativas monumentais posteriores. Em 1924 visitou a Itália e a França por seis meses, onde ficou impressionado com a arte de Giotto , Masaccio e Michelangelo. Ao retornar a Paris, matriculou-se em aulas que se reuniam periodicamente no Louvre. E foi em Paris, no Musée d'Ethnographie, que ele encontrou um elenco de gesso do Chacmool, uma escultura asteca de c.900-1000 AD que seria uma influência crucial em seus primeiros trabalhos (a escultura original está no coleção do Museo Nacional de Antropologia, Cidade do México). O Chacmool incentivou sua inclinação a criar figuras esculpidas diretas, focadas em sua massa e forma.
Período maduro
Após sua escolaridade, Moore aceitou um cargo de docente de sete anos no Royal College of Art em Londres. Em 1928, ele rapidamente recebeu sua primeira comissão pública, West Wind , do London Underground. Durante este tempo, ele também se casou com a estudante de pintura de Kiev, Irina Radestsky, e eles se juntaram a um grupo de enclave de artistas, arquitetos e escritores - incluindo Barbara Hepworth , Ben Nicholson , Naum Gabo e Piet Mondrian - morando no norte de Londres.
Moore tornou-se Chefe do Departamento de Escultura na Escola de Arte do Chelsea em 1932. Durante esse período, ele uniu forças com Hepworth, seu parceiro Ben Nicholson e vários outros modernistas abstratos para dominar a Sociedade Seven and Five. Juntos, eles visitaram regularmente Paris para ver o trabalho de Picasso , Braque e Giacometti . Moore abandonou um breve interesse pelo surrealismo em 1936 após seu papel como organizador da "Exposição Surrealista Internacional de Londres" e voltou ao seu trabalho figurativo modernista em 1937 com uma venda de Mãe e Criança de mudança de carreira para um colecionador privado cuja exibição pública de o monumental trabalho criou dois anos de protesto e controvérsia em sua comunidade conservadora de Hempstead.
Moore foi forçado a renunciar ao cargo de professor e aceitar uma comissão como artista de guerra no início da Segunda Guerra Mundial. Durante este tempo, ele fez uma série de desenhos dos londrinos que se abrigam contra ataques de bombas nas plataformas das estações de metrô. Ele falou de ser impressionado com a visão das figuras - assim como suas próprias esculturas - esticadas ao longo das plataformas, e tornaram-nas quase como casulos ou animais hibernantes. Em 1940, a casa de Moore foi bombardeada, então eles se mudaram para uma casa de fazenda em Perry Green, onde ele morava e trabalhava para o resto de sua prolífica carreira.
...