As ordens gregas Ordem dórica
Por: marinafirnino • 14/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 290 Palavras (2 Páginas) • 773 Visualizações
As ordens gregas
- Ordem dórica
É uma ordem que possui colunas simples e não possui base. Essas geralmente tinham estátuas de deuses ou heróis no topo.
A ordem dórica é a mais antiga, supostamente, em suas características principais, definidas entre 600 e550 a.c.
A ordem dórica foi uma versão em pedra das peças de madeira. Nela, a parte principal da coluna (fuste) repousa diretamente sobre o embasamento. O acabamento no alto da coluna (ou capitel) é extremamente simples. A parte que assenta sobre os capitéis é larga, maciça e sem rebuscamentos.
As colunas na ordem dórica deve-se seu nome aos povos dóricos, esse povo ocupou a Grécia Peninsular a partir de 1.200 a.C., onde se originou esta ordem.
- Ordem Jônica
As colunas Jônicas são amis altas que as dóricas e sua superfície tem linhas esculpidas de cima para baixo. A sua base parede com uma pilha de anéis e o seu capitel do topo parece ser um pergaminho gigante. A ordem jônica desenvolveu-se a partir do século V a.c. na região ocupada pelos jônicos.
Na ordem jônica as proporções são mais elegantes. Essa proporção irá influenciar todas as dimensões finais da construção.
Essa ordem possui um aspecto mais delicado, suave e de caráter feminino, principalmente se comparada ao templo dórico que possui proporções mais pesadas e masculinas.
- Ordem coríntia
É uma evolução da ordem jônica, uma maior valorização da ornamentação. Foi uma tendência marcante entre o final do século V e o início do século IV a.c.
A diferença mais marcantes entre as ordens jônica e coríntia era o capitel das colunas. A ordem coríntia era muito mais elaborada, tinha a forma básica de um sino invertido, adornado por folhas e brotos de acanto. Outra diferença era a altura das colunas, essa era mais alta,
...