Axasdasd asd asd
Por: Eduardo Augusto Oliveira Silva • 14/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.565 Palavras (7 Páginas) • 451 Visualizações
INDICE
ETAPA 1 3
Passo 1 3
Passo 2 3
Passo 3 4
Passo 4 5
ETAPA 2 6
Passo 1 6
Passo 2 7
Passo 3 7
REFERÊNCIAS 9
ETAPA 1
Aula-tema: Definição e Propriedades dos Fluidos.
Esta atividade é importante para você compreender as propriedades dos fluidos e calculá-los para o desenvolvimento do projeto.
Passo 1
Pesquisar em livros da área as numerosas aplicações da mecânica dos fluidos num automóvel, principalmente quanto aos componentes associados ao transporte de combustível.
Resposta:
Segundo [1], há numerosas aplicações de fluídos em um automóvel, dentre os componentes associados, é possível destacar:
O transporte de combustível do tanque aos cilindros (tubulação de combustível, bomba de combustível, injetores de combustível ou carburador).
A mistura do ar com combustível nos cilindros e a descarga dos gases de combustão dos tubos de exaustão.
Sistema de aquecimento e ar-condicionado.
Sistemas de freio hidráulico, direção hidráulica, transmissão automática.
Sistemas de lubrificação, projeto do sistema de refrigeração do bloco do motor, incluindo o radiador e a bomba d’água e até os pneus.
Também é possível observar que a forma aerodinâmica suave dos modelos de automóveis recentes foi aperfeiçoada para minimizar o arrasto ao utilizar extensivamente a análise do escoamento sobre superfícies.
Passo 2
Explicar como deve ser iniciado o bombeamento, uma vez que: Matheus sugeriu que a garrafa deve ser colocada no chão (até por uma questão de segurança); João Paulo acredita que a garrafa deve ser colocada no nível do tanque para facilitar o escoamento; e o grupo de jovens acredita que a garrafa deva ser colocada acima do nível do tanque de gasolina, como modo de capturar os vapores do combustível.
Resposta:
No chão, pois a diferença de altura, sendo o tanque mais alto, o transporte do combustível à garrafa, pela força da gravidade, o líquido será escoado mais facilmente.
Apresentar um esquema para que seja realizado o bombeamento da gasolina para a garrafa de maneira correta e coerente com os princípios físicos.
Resposta:
1. O recipiente deve ser posicionado no chão
2. Inserir uma ponta da mangueira dentro do tanque de combustível
3. Assoprar a outra ponta até escutar se a ponta está abaixo do nível do combustível presente no tanque
4. Com a boca na outra ponta, fazer a sucção do combustível e retirar a boca e tampar a mangueira de forma a não permitir que saia a pressão antes do combustível chegar à boca.
5. Colocar a ponta da mangueira oposta da que estava no tanque dentro da garrafa e aguardar o combustível sair da mangueira até atingir a quantidade
6. Retirar as pontas da mangueira dos dois recipientes quando atingir a quantidade a ser transferida.
Passo 3
Pesquisar, em livros da área, revistas e jornais ou sites da internet, sobre a densidade e viscosidade da gasolina, e se esses parâmetros se alteram durante o dia. Verificar em que horário é mais vantajoso o abastecimento com esse combustível, baseado em propriedades físicas como densidade e temperatura.
Resposta:
Em [2], apresenta que a gasolina possuí um coeficiente de dilatação alto se comparado a outras substâncias, dessa forma é mais vantajoso abastecer em um horário em que a massa da gasolina ocupe o menor volume possível. A gasolina, quanto mais fria maior sua densidade (relação entre massa e volume), o combustível então estará mais frio no início da manhã, já que passou a noite e madrugada perdendo o calor, enquanto que no fim da noite estará mais quente.
As moléculas quando estão no frio diminuí sua agitação, elas tendem a se mexer menos e ocupar menos espaço. Já quando quente, elas ficam “agitadas” o que aumenta o espaço que ocupam.
A viscosidade e a densidade não estão relacionadas, em [3], é possível notar que a viscosidade da gasolina oscila de forma não significativa quando expostas a temperaturas entre 29º e 30º e em [4], apresenta a gasolina com viscosidade 0,6 para temperatura de 20º.
Passo 4
Calcular a massa de combustível presente no carro, considerando que o tanque deles está com 80% do volume máximo. Considerar a densidade da gasolina de 750 kg/m³.
Resposta:
Tanque cheio=60L
80% do tanque= 0,8 ×60=48L
v=L/1000=48/1000=4,8×〖10〗^(-2) m^3
m=d×v= (750 kg)/m^3 × 4,8×〖10〗^(-2) m^3=36 kg
Calcular também qual o volume em massa de combustível que João Paulo precisará colocar na caminhonete para conseguir chegar ao próximo posto de combustível.
Resposta:
8km/1L= 24km/x
8km ×x=24 km L
x= (24 km L)/(8 km)=3 L
v=L/1000=3/1000 =3 ×〖10〗^(-3)
m=d×v= (750 kg)/m^3 × 3×〖10〗^(-3) m^3=2,25 kg
ETAPA 2
Aula-tema: Estática dos Fluidos. Cinemática dos Fluidos.
Esta atividade é importante para você compreender os conceitos envolvidos
...