CASA HAACK
Por: Carmela Guedes da Luz • 4/5/2017 • Ensaio • 422 Palavras (2 Páginas) • 261 Visualizações
FAMILIA HAACK
Composta por um casal e dois filhos
Com dois pavimentos, o térreo com 286 m² e o superior com 156 m², a residência Haack possui um desenho em linhas retas e é composta por volumes puros: três barras horizontais paralelas entre si, as quais protegem as laterais do lote conferindo privacidade e segurança à casa.
O bloco central possui dois pavimentos, o primeiro abriga a área social (sala de estar, jantar e jogos), enquanto o segundo abriga a área íntima composta pela suíte do casal ligada aos três outros dormitórios por uma passarela. Essa estrutura forma um mezanino que confere maior amplitude aos espaços.
A partir do volume central, no térreo, estão as ligações para os dois volumes laterais:
COLOCAR PLANTA BAIXA AQUI INDICANDO
O primeiro abriga toda a área de serviço (cozinha, lavanderia, dependência de empregada e depósito)
O segundo abriga o gabinete, o apoio de piscina e a garagem.
ZONEAMENTO: COLOCAR AS PLANTAS BAIXAS COM LEGENDA EM CORES
RELAÇÃO ENTRE ENTORNO IMEDIATO, ACESSOS, CIRCULAÇÃO E FUNÇÕES: COLOCAR PLANTAS BAIXAS COM AS CORES ETC
CONDICIONANTES FÍSICOS:
O terreno onde a casa se localiza possui dois desníveis, porém nenhum atinge a área construída propriamente dita. O primeiro localiza-se na parte inicial do terreno, e o outro, na parte posterior do terreno, há um significativo aclive de 4,5 m, onde se construiu uma edícula direcionada para o lazer dos moradores.
A residência é orientada a sudeste e possui vasta fenestração, o terreno possui generosos recuos laterais, o que garante insolação e ventilação adequadas. A área da piscina se localiza na parte norte do terreno, banhada de sol durante o dia todo, e fica protegida dos ventos pela própria forma da edificação.
GEOMETRIA GERADORA DA PROPOSTA:
A estrutura da casa é composta por perfis metálicos para pilares e vigas com duas grades de concreto que servem como apoio. Essa estrutura mista possibilitou grandes vãos internos livres e grandes balanços para frente e para o fundo da casa, cujas projeções das lajes formam dois espaços cobertos aproveitados como varandas.
COLOCAR DESENHO DA ESTRUTURA
A ideia central que modulou a estrutura era a de conferir segurança e privacidade aos moradores, já que o condomínio no qual se localiza não permite muros. A partir daí, chegou-se à estrutura de leveza no volume central, integrando o interior com o exterior da casa com amplas esquadrias e panos de vidro. O andar térreo mais aberto, em contraste com o segundo pavimento e os dois volumes laterais que são mais fechados, um todo revestido de madeira e outro de alvenaria.
BOTAR FOTOS GERAL DA CASA
PONTOS POSITIVOS
PONTOS NEGATIVOS
...