COMPLEXO DE TREINAMENTO DE BINÔMIOS PARA O CENTRO DE REFERÊNCIA DE DESASTRES URBANOS DE XANXERÊ/SC
Por: Paulo Roberto Camilotti • 19/10/2017 • Abstract • 3.395 Palavras (14 Páginas) • 324 Visualizações
COMPLEXO DE TREINAMENTO DE BINÔMIOS PARA O CENTRO DE REFERÊNCIA DE DESASTRES URBANOS DE XANXERÊ/SC
ORIENTADORA[1]: LUNKES, Rejane Bolzan
PESQUISADOR[2]: CAMILOTTI, Paulo Roberto
Resumo
Diante da necessidade em aprimorar o treinamento de binômio, esse trabalho propõe o anteprojeto de um Complexo de Treinamento de Binômios, bombeiros e cães para o Centro de Referência de Desastres Urbanos de Xanxerê (SC). O Centro de treinamentos já existe no município, mas possui sua estrutura limitada mesmo sendo um centro de referência de nível nacional, no qual membros das corporações de Xanxerê e outros lugares do Brasil podem adquirir ou trocar experiências com instrutores e colegas de profissão. O presente trabalho subsidiou-se em embasamento teórico, buscando conhecer os diversos treinamentos e fatores necessários para que as equipes sejam preparadas de forma a atuar nas diversas áreas de intervenção direcionadas aos Bombeiros Militares, principalmente, voltados à busca e ao salvamento de vidas e controles diversos em casos de desastres naturais.
Palavra-chave: Bombeiros. Treinamento. Cães. Binômios.
Abstract
Faced with the need to improve the training pair, this work proposes the draft of a binomial Training Complex , firefighters and dogs for Urban Disaster Reference Center Xanxerê (SC ) . The training center already exists in the city, but has a limited structure even as a national reference center, where members of the corporate Xanxerê and other parts of Brazil may acquire or exchange experiences with instructors and colleagues . This work was subsidized in theoretical basis , getting to know the various trainings and factors necessary for teams to be prepared in order to act in the different areas of intervention directed to the Military Fire mainly focused on search and rescue lives and controls several in case of natural disasters.
Keywords: Firefighters. Training. Dogs. Binomial.
INTRODUCAO
No Brasil, não existem registros de desastres naturais de grandes proporções ocasionados por furacões, vulcões, terremotos, entre outros fenômenos que fazem parte da vida de milhões de pessoas no mundo. Em contrapartida, há outros problemas que são considerados desastres naturais como secas, geadas, enchentes, desertificação, erosão, queimadas, tornados e deslizamentos.
Em Santa Catarina, registrou-se seis catástrofes naturais de grande porte, bem como também um desastre de grandes proporções. No entanto, estes são só alguns dos muitos fatos que aconteceram durante estes poucos anos.
Devido estás ocorrências tem se considerado o Brasil como uma zona quase neutra em se tratando de catástrofes naturais[3] de grandes proporções. Em função disso, ocorreu o retardo nos treinamentos e uso de cães pelas equipes de resgate, principalmente em se tratando dos bombeiros.
A partir destes fatos apresentamos uma proposta de um Anteprojeto de Complexo de Treinamento de Binômios[4] para o Centro de Referência de Desastres Urbanos de Xanxerê (SC). Este centro tem por finalidade agregar conhecimento e treinamento técnico para a corporação do Corpo de Bombeiros de Xanxerê; bem como, toda e qualquer corporação que deseje realizar um treinamento neste complexo com o objetivo de aperfeiçoamento. O Centro de Treinamentos existente em Xanxerê conta com instalações bastante limitadas, mediante a isto, não é possível realizar todos os tipos de treinamentos de resgate de modo que se possa preparar os bombeiros para todo e qualquer tipo de situação.
A corporação de Xanxere é reconhecida nacionalmente pelas atuações realizadas na utilização de Binômios nos salvamentos e até mesmo com participações internacionais se destacando no atendimento a vitimas e busca e salvamento com uso de cães.
A região Oeste de Santa Catarina em especial Xanxerê vem sofrendo com diversas catástrofes naturais já a bastante tempo, mas ultimamente a região vem sendo atingida por uma onda de enchentes, alagamentos e até mesmo formações de tornados, o mais recente aconteceu no ultimo dia 20 de abril de 2015 no município de Xanxerê onde um tornado de categoria F2 destruiu cerca de 30% da cidade deixando um prejuízo estimado de 100 milhões de reais, mais de 180 pessoas feridas e 3 mortes. O mesmo tornado atingiu também diversas comunidades do interior, bem como os municípios de Faxinal dos Guedes e Ponte Serrada.
Diante do contexto, apresentamos um anteprojeto viável e adequado, que proporcione áreas de treinamento para diversas situações como: incêndios, alagamentos, deslizamentos, desabamentos, entre outras catástrofes que possam vir a ocorrer. Consideramos também a estrutura necessária para alojamento e cuidados com os membros da corporação do corpo de Bombeiros de Xanxerê e região, além de, esporadicamente, receber grupos para treinamento de cães e bombeiros de outras localidades do Brasil e, até mesmo, de outros países.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 .HISTÓRICO DAS ATIVIDADES DO CORPO DE BOMBEIROS
Em 1763, no Rio de Janeiro, Conde da Cunha criou o primeiro Arsenal da Marinha devido ao vasto conhecimento daqueles homens em conter incêndios em suas embarcações em alto mar. Eles foram designados a extinguir os incêndios na cidade do Rio.
Este mesmo Arsenal tornou-se responsável pela extinção de incêndios, pelo alvará Régio, em 12 de agosto de 1797, título XII, no qual expressamente determinava ao Intendente do Arsenal: "e terão sempre prontas as bombas, e todos os mais instrumentos necessários para se acudir prontamente não só aos incêndios da cidade mas também aos do mar".
A primeira corporação do corpo de Bombeiros foi criada em 1856, pelo imperador Dom Pedro II, o qual foi denominado Corpo de Bombeiros da Corte, que é o atual Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
Em 1880, tornou-se oficial o Corpo de Bombeiros, com a criação da primeira legislação para a prevenção de incêndio em 1909. (CBMRS)
2.2. HISTÓRICO DAS ATIVIDADES DO CORPO DE BOMBEIROS EM XANXERÊ
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi criado em 26 de setembro de 1926, em Florianópolis. Neste caso, a primeira corporação do estado de Santa Catarina, seguida pela corporação dos Bombeiros de Blumenau, em 13 de agosto de 1958.
...