Como Aprendemos a Usar a Palavra “Patrimônio”?
Por: thayna2020 • 11/3/2020 • Trabalho acadêmico • 863 Palavras (4 Páginas) • 186 Visualizações
Como aprendemos a usar a palavra “patrimônio”?
Diante do exposto fica claro que o termo patrimônio cultural tem como conceito a ideia de preservação. Esse conceito teve origem nos finais do século XVII, no contexto social desencadeado pela Revolução Francesa, o movimento de destruição que houve nesse período, trouxe a ideia do que deve ou não ser conservado e preservado, dignos ou não de serem postos em locais reservados e retirados do seu uso funcional. Adiante, foi criado a Carta de Atenas, que serviria então como um norteador de abrangências internacionais nas ações para preservação do patrimônio cultural. Logo após, com a junção de outras assembleias iniciou-se o processo de preservação do patrimônio mundialmente. O termo patrimônio cultural é visto e analisado de várias formas, desde a construção conceitual até a representatividade do mesmo. O patrimônio então é visto como elemento pertinente, representativo, com significado para a nação, que transmita um legado, uma herança nacional, com valor cultural a serem passados para às outras gerações. Podendo ser a cultura de um povo formada de um conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, registros materiais das relações sócias, criações e modificações, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo. Sendo também, como fruto da escolha de uma sociedade, essa escolha é feita a partir daquilo que as pessoas consideram ser o mais importante da sua história e da sua cultura, são eles: as formas de expressão, os modos de criar, agir e viver, as criações científicas, artísticas e tecnológicas, as obras, os documentos, objetos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico culturais, os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. Por fim, o conceito geral de patrimônio cultural está associado aos valores dos bens e sua transmissão.
A partir dos conceitos levantados no texto, você consegue identificar quais são os patrimônios culturais da nossa cidade? Pode citá-los?
Sim. De acordo com o Art. 216 da Constituição Federal Brasileira constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, individualmente ou em conjunto. O patrimônio material é um conjunto de bens culturais móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público pelo seu valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico, e o patrimônio imaterial, por sua vez, é definido pela as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas por meio de com instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais de uma comunidade ou grupos. Podemos citar os seguintes patrimônios: Catedral Metropolitana do Bom Jesus, Teatro Municipal, Clube Literário, Conservatório de música JKO, Antigo Fórum Orvieto Butti, Palácio Episcopal, E.E. Dr. José Marques de Oliveira, E.E. Monsenhor José Paulino, Antiga Estação Ferroviária, Casarão Junqueiras, Obelisco de N. S. da Conceição, Fonte Luminosa Independência, Estátua bandeirante Fernão Dias, Cristo Redentor, Santuário do Imaculado Coração de Jesus, Capela São Benedito, Capela Nossa Senhora Aparecida, Capela Santa Teresinha, Capela Carmelo, Capela Santa Dorotéia, Capela Nossa Senhora de Fátima, Caixa D’água, Árvore Copaíba Bairro Árvore Grande,
...