Conforto Térmico por Resfriamento Passivo Residências em Clima Tropical
Por: jaysimoes • 21/3/2016 • Artigo • 2.295 Palavras (10 Páginas) • 926 Visualizações
CONFORTO TÉRMICO POR RESFRIAMENTO PASSIVO DE RESIDÊNCIAS EM CLIMA TROPICAL
Jayana Ramos Simões¹ e Gilton².
jayana.hoots@hotmail.com/aju.te6@alfamacursos.com.br
Alfama Cursos Técnicos³.
RESUMO
Ao se planejar um espaço, um dos fatores que devem ser levados como instância primordial, é o conforto que este proporcionará aos seus ocupantes. As edificações devem ser construídas e planejadas com o intuído de suprir as necessidades das pessoas que circundaram o local, assim como, devem levar em consideração o entorno ao qual serão inseridas. Este artigo pretende observar o espaço e seus efeitos térmicos, tanto nas áreas internas como externas, mostrando como possuir um melhor conforto térmico através da ventilação natural, evitando a utilização de recursos que degradem o meio ambiente ou exijam gastos de energia desnecessários. Deve-se remeter a harmonização da edificação com o clima existente, que no caso do Brasil seria o clima tropical, observando assim como utilizar tipos de vedação, posicionamento do vento, posicionamento de acordo com a carta solar, dentre outros fatores que possam proporcionar resfriamento passivo as residências, partindo da premissa que um ambiente deve fornecer condições térmicas agradáveis aos seus habitantes, independentemente das condições climáticas externas.
Palavras-chave: Conforto; Propriedades térmicas; Termorregulação; Ventilação Natural; Adequação arquitetônica.
¹ Autora do artigo, cursa o curso Técnico em Edificações (Alfama Cursos) e Arquitetura e Urbanismo (Universidade Tiradentes). E-mail: jayanasimoes@gmail.com
² Professor/Orientador.
³ Instituição de ensino
THERMAL COMFORT FOR PASSIVE COOLING ON RESIDENCES OF TROPICAL CLIMATE
Jayana Ramos Simões¹ e Gilton².
jayana.hoots@hotmail.com/aju.te6@alfamacursos.com.br
Alfama Cursos Técnicos³.
ABSTRACT
When is planning a space, one of the factors that must be taken as a primary instance, is the comfort that it will provide to its occupants. The buildings must be constructed and planned with the intuited to supply the needs of people who circle the site, and should take into consideration the environment that will be inserted. This article aims to study the space and your thermal impact on both internal and external areas, showing how to have a better thermal comfort through natural ventilation, avoiding the use of resources that degrade the environment or that require unnecessary energy use. Should refer to harmozine the building with the existing climate, in the case of Brazil would be the tropical weather and thus view the best types of sealing, positioning of the winds, positioning according to the solar chart, among other factors that can provide cooling passive residences, on the premise that an environment should have pleasant thermal conditions to its inhabitants, regardless of external weather conditions.
Keywords: Comfort; Thermal properties; Thermoregulation; Natural ventilation; Architectural suitability.
¹ Article's author, attends the Technical Course in Buildings (Alfama Cursos)² and
Architecture and Urbanism (Universidade Tiradentes).
Email: jayanasimoes@gmail.com
² Teacher/Advisor.
³ Educational institution
- INTRODUÇÃO
O resfriamento passivo pode ser constituído de variados fatores para sua eficácia, dentre eles a ventilação, inércia térmica, estudo do clima local, estudo da carta solar, ação eólica, resfriamento evaporativo e proteção das esquadrias e aberturas.
As técnicas de ventilação natural e resfriamento aproveitam elementos como o calor do sol, correntes de ar, sombra das árvores, materiais e métodos construtivos que possam reter ou amenizar a ação do sol sobre uma edificação, retenção da luz solar direta e dentre outros para trabalhar melhor uma estrutura.
“Técnicas passivas foram usadas ao longo de toda a história. Porém, na medida em que desenvolvemos formas de aquecer os ambientes, usando lareiras e, mais tarde, aquecimento e resfriamento central, as técnicas passivas foram ignoradas.”
(http://www.planetseed.com)
Tais métodos estão intrinsecamente relacionados à arquitetura bioclimática, que trabalha para aperfeiçoar as relações energéticas com o espaço natural encontrado no entorno pelo de seu desenho arquitetônico.
O tema Conforto Térmico por Resfriamento Passivo de Residências em Clima Tropical, foi utilizado como objeto de pesquisa, pois, a escarces de combustíveis fósseis, o aquecimento global, as ilhas de calor e a construção em larga escala sem a preocupação sobre seus habitantes é a cada dia mais, um problema latente para a vida humana e orgânica no planeta.
“Analisa-se a adaptação das construções ao clima tropical, considerando o ponto de vista do conforto ambiental e particularmente do conforto térmico. Longe de ser um compêndio, a intenção é viabilizar a compreensão e a utilização dos conceitos da física (térmica, iluminação natural e acústica), raramente aplicados em arquitetura.”
(CORBELLA, 2011- p.9)
Tendo em vista esta realidade que esta se tornando mais evidente em nosso cotidiano, este artigo pretende trazer soluções que proporcionem impacto mínimo ao ambiente em que uma edificação seja inserida, e também os meios de consegui-las, aliando a qualidade de vida de seus moradores, como a qualidade de vida da população que transita pelos arredores destas edificações. Também é pretendido proporcionar um potencial de melhora para o bioma local e reduzir significativamente os impactos ambientais que são causados pelas construções.
O foco deste estudo se atém ao clima tropical, por ser o clima predominante do país que habitamos, podendo por tanto através deste estudo esclarecer e trazer ideias para os estudantes e profissionais que atuam na área da construção no Brasil, expondo assim a possibilidade da constituição de microclimas que se abastecem a partir de elementos que nos são naturalmente fornecidos.
“Um edifício é mais eficiente energicamente que outro quando proporciona às mesmas condições ambientais com menor consumo de energia, o padrão arquitetônico é um dos itens que requer menores investimentos e oferece maior retorno”.
...