Considerações sobre prova de carga em estruturas de concreto
Por: Nathalia Castelar • 27/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.292 Palavras (6 Páginas) • 239 Visualizações
- Nathalia Rangel Castelar - 162012082
Considerações sobre prova de carga em estruturas de concreto.
1. Introdução
O que se espera de uma estrutura em concreto armado é que esta cumpra requisitos mínimos de segurança,funcionalidade e aspecto estético que lhe sejam exigidos em função das ações e influências ambientais que venham a atuar sobre a mesma durante sua vida útil. (pg 02)
A construção de novas estruturas é tarefa difícil, especialmente se levarmos em consideração o grande volume capital e de tempo envolvidos. Entretanto muitas estruturas existentes, cujo comportamento pairam dúvidas, podem ser aproveitadas mediante uma avaliação estrutural. (pg 02)
O teste de carregamento direto dessas estruturas a chamada "prova de carga" é o meio aconselhado para resolver o problema. Todavia alerta para os aspectos da precisão na condução do teste, obtenção de dados e aferição dos equipamentos de medida. (pg 02)
2. Prova de Carga
2.1 Desenvolvimento histórico
Os egípcios ergueram suas grandes obras há milhares de anos. Entretanto, não há registros documentais doscritérios de avaliação dos materiais e das estruturas usados por eles. Foi Leonardo da Vinci, no século XV, quemprimeiro documentou testes de carregamento com a finalidade de avaliar o comportamento estrutural de umaedificação. Posteriormente, Galileo Galilei (15641642), considerado o introdutor do método empírico nasciências, também realizou testes de carregamentos em estruturas, submetendo determinadas estruturas acertos tipos de carregamentos com o objetivo de estudar as tensões que atuavam sobre elas. (pg 02)
Ao longo dos anos, vários pesquisadores submeteram estruturas a certos tipos de carregamentos, mas foi devido à demanda do desenvolvimento tecnológico e da necessidade de adaptar as antigas construções aos novos tempos que os testes de carregamento ganharam um importante significado. (pg 03)
No caso de testes de carga em estruturas, a situação é mais complexa e, quando comparada aos testes feitos em elementos estruturais isolados, o número de testes executados é infinitamente inferior. (pg 03)
2.2 Prova de carga: definições e parâmetros envolvidos
Um dos testes mais eficientes para verificar a segurança de uma estrutura já concluída é uma prova de carga.Quando existem dúvidas quanto à estabilidade de uma estrutura, quanto à idoneidade dos materiais deconstrução, utilização inadequada, ou até mesmo uma nova utilização da estrutura, é recomendado um teste de carregamento ou a chamada "prova de carga". (pg 03)
De acordo com a NBR9607 (1986), prova de carga é definida como sendo um conjunto de atividades destinadasa analisar o desempenho de uma estrutura através da medição e controle de efeitos causados pela aplicação de ações externas de intensidade e natureza previamente estabelecida. (pg 03)
Existem dois tipos de prova de carga: a prova de carga estática, que consiste na observação do comportamentoda estrutura sob carga estática, e a prova de carga dinâmica, que consiste, basicamente, na vibração daestrutura e observação de seu comportamento quando vibrada. Esse trabalho se limitará ao primeiro caso. (pg 03)
O carregamento utilizado em uma prova de carga pode ser composto por bolsas de água, sacos de areia, sacosde cimento, reservatórios confeccionados com lonas plásticas e preenchidos com água e, no caso de pontes, porcaminhões, locomotivas, agregados graúdos ou por meios mecânicos, como macacos hidráulicos. (pg 03)
Já os instrumentos de se medirem deformações na estrutura, causadas pelos carregamentos, são baseados emprincípios mecânicos, óticos e elétricos. Comumente se utilizam os extensômetros elétricos e mecânicos, osdefletômetros e os clinômetros. Recentemente, sensores de fibra ótica têm sido aplicados em muitas partes domundo. Além destes, os instrumentos de topografia, como os teodolitos, níveis digitais e estações totais, têm se mostrado muito eficientes na coleta de dados. (pg 03)
As especificações para as provas de carga variam de país para país e, conforme Veneziano (1978), variam nosprocedimentos dos testes: tipo e localização das cargas, tempo de duração do carregamento, ciclos de carregamentos, instrumentação e valores a serem medidos, intensidade do carregamento (freqüentemente uma combinação de carga permanente e sobrecarga) e no critério de aceitação. (pg 03)
3. Aspectos normativos
3.1 Obrigatoriedade de um ensaio de prova de carga
No Brasil, a postura adotada, em relação às estruturas de concreto usuais, é a de que, se estas forem executadas de acordo com o projeto e se os materiais empregados forem aprovados nos ensaios de controle dequalidade, admitese a aceitação automática da estrutura. Para as obras viárias, são empregados os mesmoscritérios relativos à qualidade dos materiais, fazendose, paralelamente, uma verificação do projeto estrutural. (pg 04)
As provas de Carga Regulamentares são todas aquelas exigidas por prescrições técnicas, instruções ou regulamentos específicos, onde o comportamento da estrutura em serviço deve ser comprovado, como é o casodas pontes rodoviárias e ferroviárias e têm por objetivo comprovar a adequada concepção e execução das obras frente às cargas as quais estarão submetidas. (pg 04)
As Provas de Carga como Informações Complementares são aquelas efetuadas em ocasiões em que se mostre necessária à obtenção de informações complementares da estrutura. Por exemplo, no caso da ocorrência de problemas durante a fase de construção da edificação. (pg 04)
...