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Construtivismo Soviético

Por:   •  2/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  276 Visualizações

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Cubism is "the art of painting new compositions by means of elements taken fron atainable - rather than visual - reality." (G. Apollinaire) . Suprematism represents a logical continuation of Cubism in its striving to give substance to the new non-objective cosmic concept of a spatially integrated world and its structural unity. "I have destroyed the ring of the horizon and stepped out of the circle of things " (Malevich). The constructivists in 1920 regarded Suprematism as an intermediate stage on the way to Constructivism, which derived much of its treatment of space from Malevich's system. Constructivism is the organisation of the given material on the principles of tectonics, structure and construction, the form being defined in the process of creation by the utilitarian aim of the object. (LEF, 1923)

Vladimir Tatlin. The model for the Monument to the Third International, 1919. A 400-m high tower with a metal frame composed of two spirals narrowing in the upward, comprised four volumes in the internal space behind the skeletal frame of the main volume. These volumes each hanging over another rotated at different speeds. The bottom cube that was the siege of the Comintern legislative bodies was to rotate at a speed of 1 turn a year. The truncated pyramid - the location of the executive bodies 1 turn a month, the cylinder with the secretariat rotated at a speed of 1 turn a week and the semi-sphere completed the composition. The tower is not so much a utility object as a striking romantic artistic symbol of the Revolution.

CONSTRUTIVISMO SOVIÉTICO

Mayakovsky – Carta Aberta aos Trabalhadores (1918): “A revolução do conteúdo é impensável sem a revolução da forma.”

Movimento construtivista originou-se nas artes plásticas, após a revolução de Outubro de 1917 e a consolidação do Estado soviético

Era formado por um grupo de artistas que rejeitava toda a arte e os conceitos artísticos anteriores à revolução e buscava derrubar todas as barreiras tradicionais entre as artes. Combinavam pintura, escultura, arquitetura e teatro (ex: quadro e cenário de Tatlin, sendo que o quadro é anterior à Revolução). Procuravam, também, incorporar em sua arte as últimas conquistas tecnológicas e industriais

Arquitetura e arte construtivistas queriam expressar o momento revolucionário pelo qual o país estava passando. Ímpeto dinâmico da revolução.

Seria uma nova arte para nova sociedade que estava surgindo

Não podia se parecer com nada que já havia sido feito antes

Arquitetura e arte deveriam organizar um novo modo de vida. Deviam ser participantes ativos no processo de transformação social e política

TATLIN 1

Considerado um dos “pais” do construtivismo soviético

Formação como artista plástico, tendo participado de vários movimentos de vanguarda, antes da revolução

Monumento a Terceira Internacional é encomendado em 1919, dentro do Plano de Propaganda Monumental de Lenin e a maquete é construída em 1920. A torre nunca foi construída.

É uma síntese de escultura e arquitetura. É também uma síntese entre arte e tecnologia

Monumento que buscava expressar o dinamismo da nova sociedade, promoveria agitação e propaganda

Análise gráfica

400m de altura, em estrutura metálica, localizado no centro de Petersburgo

duas espirais separadas que se movem na mesma direção ao redor de um eixo diagonal. Dentro dessa estrutura haveria 4 volumes transparentes que girariam em torno de seus eixos:

o cubo, embaixo, faria uma rotação completa que duraria um ano, e seria dedicado às assembléias legislativas

a pirâmide, em seguida, gira sobre seu eixo à razão de uma vez por mês, e seria dedicada a órgãos executivos.

O cilindro superior gira a velocidade de uma revolução por dia e seria reservado a serviços de informação e propaganda

O último volume, possivelmente uma esfera, seria ocupado por equipamentos de transmissão de rádio e projeção de imagens

KONSTANTIN MELNIKOV

Foi um dos arquitetos que deu continuidade às idéias construtivistas a partir da metade da década de 20

Além da aparência expressiva, dava grande importância ao caráter funcional e racional da obra.

Sua marca era mais a tensão interior que o aparente dinamismo ou a estrutura enfatizada

Pavilhão soviético na Exposição de Artes Decorativas de Paris, em 1925  – primeira vez que a nova arquitetura soviética era mostrada para o mundo

Feito com estrutura de madeira e vedação de vidro. Lembrava vagamente as construções tradicionais russas, que eram feitas de madeira, mas era esteticamente ousada

Escada em diagonal que atravessa o edifício leva ao nível superior. Esse nível é dividido em 3 salas mobiliadas com móveis de Rodchenko para um clube de trabalhadores.

A partir dos anos 30 Melnikov tem vários projetos construídos, mas sem a ousadia formal e tecnológica dos pioneiros construtivistas

DESIGN

Defendiam uma arte utilitária = objeto de arte deveria ter utilidade no dia a dia. Os artistas deveriam ter uma função social. Arte pura, não utilitária, era considerada um luxo desnecessário.

Então a função dos artistas passa a ser projetar móveis, desenhar cartazes políticos, estampas para roupas, ou, de alguma outra forma, ajudar a criar uma nova sociedade

Poeta Mayakovsky, o principal poeta russo da época, por exemplo, escrevia legendas para posters

A partir de 1920 foram fundados, em Moscou, o Vkhutemas (Estudos Artísticos e Técnicos Superiores) e o Inkhuk (Instituto de Cultura Artística), escolas que formariam artistas-construtores qualificados para a indústria. Fazia parte da política governamental de aperfeiçoar a qualidade da produção industrial, semelhante ao que aconteceu na Europa Ocidental. A maioria dos artistas construtivistas vai lecionar nessas escolas

Na década de 20, União Soviética atravessava grave crise do pós-guerra. Escassez material e indústria pouco desenvolvida prejudicaram a realização dos objetivos construtivistas. Havia escassez de material até mesmo para a construção de protótipos de móveis

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