DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO
Por: Pablo Lima • 13/5/2018 • Trabalho acadêmico • 512 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO
Esta Norma especifica o método de determinação da resistência à compressão de cimento Portland. Foi utilizado nesse experimento corpos de prova com cimento CPII-F e CP-V.
Os corpos de provas eram cilíndricos de 50 mm de diâmetro e 100 mm de altura. Os corpos-de-prova são elaborados com argamassa composta de uma parte de cimento, três de areia normalizada, em massa, e com relação água/cimento de 0,48.
A argamassa é preparada por meio de um misturador mecânico e compactada manualmente em um molde, por um procedimento normalizado. Podem ser empregados equipamentos de compactação mecânica, com a condição de que, ao serem utilizados, os resultados de resistência mecânica não difiram de forma significativa dos obtidos usando-se a compactação manual.
INTRODUÇÃO:
Um importante índice de verificação de qualidade na engenharia civil é a compressão de um dado material. Isso porque é através desse ensaio que podemos conhecer o tanto que dado material construído consegue aguentar, isto é, a força capaz de manter uma construção adequada para uso.
Às vezes, a grande exigência requerida para um projeto é a resistência à compressão. Nesses casos, o projetista deve especificar um material que possua boa resistência à compressão, que não se deforme facilmente e que assegure boa precisão dimensional quando solicitado por esforços de compressão.
O ensaio de compressão é o mais indicado para avaliar essas características, principalmente quando se trata de materiais frágeis, como ferro fundido, madeira, pedra e concreto. É também recomendado para produtos acabados, como molas e tubos.
DEFINIÇÃO:
A compressão é um esforço axial, que tende a provocar um encurtamento do corpo submetido a este esforço.
Nos ensaios de compressão, os corpos de prova são submetidos a uma força axial para dentro, distribuída de modo uniforme em toda a seção transversal do corpo de prova.
[pic 4]
OBJETIVO:
Determinar a compressão axial dos corpos de provas realizadas com o cimento CPII-E e o cimento CP-V. Os corpos de prova foram realizados na aula anterior.
EQUIPAMENTOS:
- Prensa de corpo de provas
- 4 corpos de provas
PROCEDIMENTOS:
Colocou-se o cilindro já capeado na prensa, ajustando-a. Logo após isso acionou-se a máquina e mediu-se a carga de ruptura do concreto em tonelada-força.
Em sala com o auxílio da formula de compressão axial foi possível determinar o resultado em [pic 5]
CALCULOS:
Resistência individual:
Calcular a resistência à compressão, em MegaPascals, década corpo-de-prova, dividindo a carga de ruptura pela área da seção do corpo-de-prova.
...