Desafios da Sustentabilidade na Construção Civil.
Por: Myllena Melo • 16/9/2016 • Artigo • 1.000 Palavras (4 Páginas) • 424 Visualizações
Desafios da sustentabilidade na construção civil.
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações, ou seja, a sustentabilidade está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Quando se alcança a sustentabilidade em uma construção é obtido o selo verde, rótulo colocado em produtos comerciais, ou construções na qual traz a garantia que aquele produto não foi produzido à custa de um bem material ou que o mesmo não degradou ou irá degradar o meio ambiente.
A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida. Segundo Brian (2005), a sustentabilidade vem ocupando um lugar de desataque na vanguarda da ciência como base para tecnologias e abordagens de design, representando um novo paradigma para a equidade social, além de uma nova perspectiva por meio da qual as empresas poderão projetar seus futuros.
Entretanto é preciso um profissional capacitado, que saiba realmente o que é e como se aplica o desenvolvimento sustável em um projeto arquitetônico, sendo assim realizando um projeto sustentável que muitas vezes agrada o cliente não somente por saber que está colaborando com o meio ambiente, mas os custos muitas vezes são baixos, tornando assim o projeto cada vez mais desejado pelo cliente.
A elaboração de um projeto de arquitetura em busca de um maior nível de sustentabilidade deve considerar-se todo o ciclo de vida da edificação, incluindo seu uso, manutenção, reciclagem ou demolição. O caminho para sustentabilidade não se resumo em uma fórmula ou receita, mas sim do conhecimento e da criatividade e cada parte envolvida no projeto. Deve-se analisar o impacto obre o meio em que será executada tal obra buscando sempre evitar danos ao meio ambiente, considerando assim, água, ar, solo, fauna, flora e ecossistema, seleção de matérias que possuam selo verde, ou seja, sustentável. Materiais recicláveis ou que possam ser reutilizados, redução de resíduos, promoção da eficiência energética ou com ênfase em fontes alternativa, consumo de agua reduzido e qualidade ambiental interna.
O uso da arquitetura bioclimática é de suma importância, área da arquitetura que adequa o projeto ao meio ambiente natural, economizando e considerando a energia que capta, produz ou transforma no seu interior, reduzindo portanto, o consumo energético e a suposta poluição ambiental. Em geral, é uma arquitetura pensada com o clima do lugar e o sol, o vento, a vegetação e a topografia, com um desenho ou croqui que permite tirar proveito das condições naturais do lugar, estabelecendo condições adequadas e proporcionando conforto físico e mental dentro do espaço físico em que se desenvolve.
De acordo com Brian (2005) a estética da sustentabilidade é um conceito de pouco compreendimento, carente de embasamento teórico e raramente articulado à pratica arquitetônica, ou seja, a sociedade só estar ponta para aceitar um projeto ecológico e o mesmo for simultaneamente belo, essa beleza não se refere somente aquela vista por arquitetos em seus projetos de forma individual, mas o enfoque coletivo da arquitetura, que possibilite a arquitetos, engenheiros, e paisagistas desenvolver um projeto sustentável em toda sua riqueza visual e diversidade espacial.
São diversas as vantagens de um arquitetura sustentável, além de beneficiar o meio ambiente, garante o bem estar e o conforto de seu usuário, fazendo bem não somente ao meio ambiente, mas gerando uma economia notável e agradável, sendo assim o projeto não é só sustentável mas como ao mesmo tempo belo satisfazendo o cliente por completo. “A chave está na educação, desde a escola primaria até os cursos de pós-graduação” (BRIAN, 2005, p.31). Sustentabilidade não deve ser apenas um conceito ou um produto de marketing mas sim base de pensamento em conjunto com o cuidado com o próximo, o amor não somente próprio mas com o meio ambiente, gerando assim uma forma de fazer e planejar a sustentabilidade no dia-a-dia de todos.
...