Diagnóstico de Àrea - Barra do Bugres
Por: BERNARDO ARAÚJO MAGALHÃES • 8/9/2019 • Trabalho acadêmico • 3.346 Palavras (14 Páginas) • 211 Visualizações
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO “DEP. EST. RENE BARBOUR”
FACULDADE DE ARQUITETURA E ENGENHARIA
CURSO ARQUITETURA E URBANISMO
BERNARDO ARAÚJO MAGALHÃES
FERNARDA ANDRESSA AZEVEDO
GABRIELA FERREIRA MENDES
JULIANA SILVA FARIA
THAINÁ DA SILVA ARAÚJO GUEDES
Diagnóstico
Barra do Bugres
2019
BERNARDO ARAÚJO MAGALHÃES
FERNARDA ANRESSA AZEVEDO
GABRIELA FERREIRA MENDES
JULIANA SILVA FARIA
THAINÁ DA SILVA ARAÚJO GUEDES
Diagnóstico
Trabalho apresentado à disciplina de Projeto de Urbanismo 2, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Mato Grosso.
Prof. Andreia Frasson, Gisele Carignani.
Barra do Bugres
2019
DIAGNÓSTICO:
Debilidades da cidade de Barra do Bugres
Aspectos Naturais
Barra do Bugres possui nascentes (imagem 1), lagoa, além do rio Paraguai, demonstrando sua variedade natural. Algumas nascentes tem a área de preservação permanente invadida por construções, devido à falta de fiscalização e consequentemente punição, as edificações permanecem propiciando oportunidades paras outras construções. As leis ambientais como CONAMA, 6766 e o código florestal amparam a região, porém não são devidamente aplicadas.
Imagem 1: Localização das Nascentes, Lagoa e Rios
[pic 1]Fonte: Arquivo Pessoal, 2019.
- Nascentes
As habitações e comércios construídos nas áreas de preservação sofrem um impacto maior devido ao seu posicionamento inapropriado e irregular, como exemplo, o município possui casas construídas próximas à beira do rio, que são sujeitas a inundações em período de chuvas, além da poluição ambiental causada pelo lixo. Outro problema pontual e mais recente na cidade, é a nova construção do SENAR que gerou mais contrariedade nos problemas já existentes como, alagamentos, escoamento de água pluvial, e drenagem.
A região possui grandes extensões de planícies levemente onduladas, caracterizadas com poucos desníveis, sendo estes perceptíveis próximos ao rio Paraguai e na MT-343 e MT-247. Nesses pontos observa-se o problema da falta de um planejamento adequado para o escoamento de água pluvial gerando problemas como alagamento, afetando moradias e comércios próximos, além da circulação de pessoas e veículos possibilitando acidentes. De modo geral, a cidade não possui um sistema eficaz de drenagem da água, ocasionando mais problemas no escoamento e a criação de erosões nos caminhos, e vias.
Devido à falta de conscientização e da possibilidade de contar com serviços de um arquiteto(a) muitas casas não possuem área permeável, criando ambientes mais quentes e consequentemente abrangendo essa escala para rua, bairro e cidade, tornando uma cidade mais quente e com mais problemas relacionados à infraestrutura devido à pavimentação exagerada pode-se por exemplo, causar alagamentos problema frequente na cidade.
Áreas de lazer
No que diz respeito às áreas de lazer, não há parques na cidade, apenas áreas com grande potencial que não são aproveitadas para beneficiar a população, como por exemplo a Lagoa Azul, um dos poucos pontos turísticos da cidade que sofre com uma manutenção falha, e devido a essa falta de estrutura e manutenção a lagoa vem se degradando aos poucos, e sendo cada vez menos utilizada.
As áreas reservadas no zoneamento urbano para preservação ambiental, ou destinadas ao uso público encontram-se muitas vezes ocupada por construções, o que impede a exploração de ambientes que propiciem aos habitantes meios de convívio e socialização.
Saúde
Os raios de abrangência dos postos de saúde possuem raio de 8.000 metros e abarcam todos os bairros do município, porém de maneira descentralizada, o que obriga os usuários a fazerem longas caminhadas para poder utilizar seus serviços. Este é um fato que afeta principalmente os novos bairros, como a Cohab nova e o Jardim Terra Nova.
O mesmo também ocorre com o hospital municipal, que além de ser o único centro público de saúde que funciona 24 horas por dia, ele também está muito descentralizado em relação a cidade, como mostra a imagem 2:
Imagem 2: Hospital Municipal de Barra do Bugres, representado pelo quadrado vermelho
[pic 2]
Fonte: Google, 2019.
Além disso, os postos de saúde e o hospital municipal existentes atendem a população apenas parcialmente, isso devido à falta de alguns equipamentos – e por vezes médicos – para atendimento, além é claro da falta de funcionamento adequado de alguns postos de saúde.
Ensino
No que diz respeito à questão de ensino, há uma grande carência de creches, e das que existem, apenas uma funciona em período integral, além disso, não há creches na parte central da cidade – apenas do “lado do maracanã”;
Quanto ao ensino fundamental, também há falta de escolas, principalmente nos bairros novos, e muitas vezes os alunos precisam fazer longas jornadas até os centro de ensino, como é o caso dos alunos que moram no Jardim Terra Nova e estudam na escola Julieta, estes alunos além de percorrer um longo caminho ainda precisam atravessar a rodovia MT-343, que possui um grande fluxo de caminhões e outros veículos de grande porte.
Já a respeito do ensino básico, apenas três escolas oferecem nível médio, sendo um deles o Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos), o que não é correto, levando em conta a quantidade de população no município. Também há uma perceptível falta de escolas de ensino infantil (só existem cinco na cidade), e seus raios de abrangência não atingem toda a cidade.
Infraestrutura e Mobilidade
O município possui pouca quantidade de bancos, os de iniciativa pública não possuem um sombreamento congruente o que inviabiliza sua utilização. Boa parte dos bancos partem da população, que muitas vezes improvisam com materiais encontrados em casa e colocados muitas vezes em frente da mesma. A falta de iluminação pública é presente no município, principalmente em avenidas com canteiros onde a iluminação só ocorre de um lado da via, o que oferece um risco a quem percorre o local além da sensação de insegurança.
...