Dimensao Bioclimatica
Por: Lidia03 • 1/5/2015 • Resenha • 382 Palavras (2 Páginas) • 1.219 Visualizações
A DIMENSÃO BIOCIMÁTICA NO MEIO AMBIENTE ANTRÓPICO OU A DIMENSÃO DO CONFORTO MERABÓLICO COM RELAÇÃO AO CLIMA
O princípio do Bioclimatismo é a incorporação de elementos que conduzam a uma arquitetura que proporcione sensações prazerosas, muito além das visuais, que seja capaz de despertar os sentidos. Para tanto, necessita-se de uma concepção sensorial polivalente, na qual a água, a luz, o som e a cor sejam elementos que entrem a ordenar o espaço como estímulos dimensionais, com a possibilidade de modelar o espaço.
Conforme Günter são quatro sub-dimensões básicas: conforto higrotérmico, conforto acústico, conforto luminoso e qualidade do ar.
A Professora e Pesquisadora Maria Elaine, nos explica cada uma dela:
Sub-Dimensão Higrotémica: Considera os fatores climáticos e atributos morfológicos incidentes no controle do clima visando o equilíbrio térmico entre o homem e o meio ambiente, para tanto, há que se considerarem as características climáticas, configuração do relevo e solo, orientação solar e eólia, permeabilidade do solo, áreas aqüíferas, vegetação, rugosidade, porosidade, matérias constituintes e uso do solo.
Sub-Dimensão Acústica – São os fatores climáticos e atributos morfológicos incidentes no controle de ruídos visando à boa percepção de sons e bem estar acústico, tendo como principais fontes a poluição sonora e configuração do espaço, verificando as características climáticas e as implicações acústicas: distância entre fontes geradoras e receptoras de ruídos; configuração do relevo do solo; densidade de ocupação; orientação eólia, rugosidade, porosidade, obstáculos, existências de superfícies paralelas horizontais e verticais; superfícies reverberantes, usos do solo.
Sub-Dimensão do Conforto Luminoso – Considera os fatores climáticos e atributos incidentes em condições de iluminação confortáveis e adequadas ao desempenho de atividades visando o controle da quantidade de luz, tendo como base as características e necessidades de controle luminoso e implicações luminosas como: configuração do relevo do solo, densidade de ocupação, orientação solar, vegetação, rugosidade, superfícies com materiais e cores absorventes e/ou reflitantes. E por fim;
Sub-Dimensão da Qualidade do Ar - São características climáticas e necessidades de controle da qualidade do are e implicações de atributos configurativos: configuração do relevo do solo, densidade de ocupação, orientação eólia, permeabilidade, áreas aqüíferas, vegetação, rugosidade, porosidade, materiais constituintes e usos do solo.
...