Dossie Praça John Graz
Por: Thalita Salvioli • 7/12/2015 • Projeto de pesquisa • 321 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
PRACA JOHN GRAZ
De acordo com o local escolhido (Praça John Graz) e as visitas realizadas, foi dado início a um estudo onde enfatizamos os seguintes aspectos:
- Entorno (Biblioteca, Cemitério, Igreja, Casa Noturna, ponto de ônibus..)
- Ocupação da Praça
- Fluxo (veículos e pessoas)
- Incidência Solar
- Vegetação
- Poluição Sonora
- Iluminação
O resultado do estudo e observação de cada item citado acima apontou os problemas e deu abertura a possíveis soluções e intervenções, abaixo descrevemos resumidamente cada aspecto.
Entorno/ Ocupação da Praça
Com os pontos referencias (Biblioteca, Cemitério, Igreja, Casa Noturna, ponto de ônibus.) Fica definido as possíveis ocupações do entorno que influencia diretamente o uso da praça como Missas, Eventos culturais, festas, enterros entre outros.
Fluxo
O fluxo é de moderado a Intenso principalmente pela rua Henrique Schumann que liga Perdizes com Zona Sul, Existência de ponto de ônibus localizado sobre a Praça sem estruturas visíveis.
Incidência Solar/ Vegetação
De acordo com a localização do Norte a praça recebe incidência solar constantemente o que torna a estadia no local incomoda e momentânea, interferindo diretamente ao público e desfavorecendo o ponto de ônibus.
Existe ali uma carência de vegetação que poderia ajudar tanto na aparência quanto no conforto da praça proporcionando áreas de sombra.
Poluição Sonora
A somatória do entorno + fluxo define a poluição sonora intensa e molesta.
Iluminação
Inexistência de luz.
Ao escolher a praça John Graz e realizar o dado estudo, nosso objetivo é melhorar as condições da praça para uma proveitosa ocupação.
Idealmente visaríamos a melhoria de cada aspecto que está em déficit com o local e entorno, através de intervenções fixas.
Mas do que realizar uma intervenção física, nosso objetivo é retomar a consciência do Ser e do uso de lugares públicos, uma intervenção que transcende a praça e o tempo.
...