Escola Empreendedora
Artigos Científicos: Escola Empreendedora. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: preore • 7/4/2014 • 508 Palavras (3 Páginas) • 750 Visualizações
Escola Empreendedora
(INTRODUÇÃO):
• Na perspectiva de apresentar as escolas da Administração Estratégica relatadas por Mintzberg no livro "Safári de Estratégia", foi realizado um estudo da filosofia de cada uma das dez escolas de estratégia, a fim de perceber as principais contribuições destas na administração das empresas e organizações.
• Mintzberg compilou as diferentes vertentes e pensadores num único livro, dividindo as dez escolas de estratégia em três categorias:
Escolas Prescritivas: Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento;
Escolas Descritivas: Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola do Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural e Escola Ambiental;
Escola Configurativa: Escola da Configuração.
A formação de estratégia é vista como um processo visionário. Este processo está na mente do líder, o empreendedor que tem uma visão de futuro da organização e um senso de direção a longo prazo. Assim, a visão estratégica é flexível, deliberada (foco no controle) e emergente (foco no aprendizado). As estratégias visionárias são pró-ativas, com liderança personalizada, o que possibilita inovações e diferenciação para a organização. Porém, por ser dependente de um único indivíduo – o líder – a estratégia possui um processo obscuro, enterrado na cognição humana.
O Ato de empreender é encontrar novas combinações, fazer coisas novas ou encontrar maneiras de fazer as existentes de outra forma.
• Mintzberg (1973) apresenta quatro das principais características na geração de estratégias:
1. O empreendedor considera a estratégia como uma busca ativa de novas oportunidades, concentrando-se em aproveitar as chances e não desperdiçar tempo com os problemas.
2. O empreendedor é caracterizado pela tendência ao poder centralizado em suas mãos, dificilmente se submete à autoridade.
3. Na geração de estratégicas na empresa empreendedora o executivo procura condições de incerteza, as quais pode-se obter ganhos e grandes saltos para frente.
4. O empreendedor é fortemente motivado pela necessidade de realização, então o que prevalece em sua organização é a constante busca de crescimento.
• DIFERENCIAL DA ESCOLA EMPREENDEDORA PARA AS DEMAIS:
ESCOLAS: forte dependência da capacidade visionária de um líder.
O conceito mais central desta escola é a visão: uma representação mental de estratégia, criada ou ao menos expressa na cabeça do líder. Essa visão serve como inspiração e também como um senso daquilo que precisa ser feito – uma ideia guia.
• DESVANTAGENS :
A principal delas é o foco em um único indivíduo que toma as decisões vitais do sistema, proporcionadas por julgamento, sabedoria, critérios e intuição. Outro problema em se ter uma única figura como executivo principal seria o acúmulo de tarefas para o líder, pois ele não vai apenas tomar as iniciativas,
...