Estudo da forma arquitetônica utilizada na perspectiva
Por: susula • 26/11/2015 • Trabalho acadêmico • 685 Palavras (3 Páginas) • 437 Visualizações
VISÃO DA UNDB
Ser uma instituição nacionalmente reconhecida pela sua excelência em todas as suas áreas de atuação.
MISSÃO DA UNDB
Promover o conhecimento alicerçado em princípios éticos, científicos e tecnológicos, através de metodologias de vanguarda, visando à formação e ao aperfeiçoamento humano de profissionais comprometidos com o processo de desenvolvimento e mudança nos seus campos de atuação.
- INFORMAÇÕES SOBRE A DISCIPLINA
Disciplina: Estudo da Forma Arquitetônica | Carga Horária: 80h |
Professor (a): Marcus Gusmão | Turno: Vespertino |
Curso: Arquitetura e Urbanismo Período/Semestre: 2° Período | |
Pré-Requisito: Horário: 14.00 as 15.40 e 15.50 as 17.30 – quarta-feira |
- OBJETIVOS
- Justificar a forma arquitetônica escolhida para um determinado projeto;
- Entender como a teoria da forma arquitetônica pode contribuir para elaboração do projeto arquitetônico.
- CASE: Elaboração de justificativa da forma arquitetônica escolhida para um escola de ensino médio.
A Prefeitura da cidade de Laranjeiras decidiu construir uma nova escola de ensino médio, porém essa escola além da ser funcional deve ser um marco arquitetônico da cidade, pois o terreno onde será construída a escola está localizado em um dos principais pontos turísticos de Laranjeiras.
Com esse objetivo a prefeitura de Laranjeiras através da Secretaria da Educação abriu um concurso de projetos de arquitetura, onde o serão aprovados os melhores projetos. O principal item avaliativo é a forma arquitetônica da escola.
O escritório LGM arquitetura e urbanismo têm como um dos principais focos de trabalho a participação em concursos deste tipo. Segundo o arquiteto sênior do escritório, os concursos de projeto de arquitetura e urbanismo são um terreno fértil para reflexões e estudos os mais diversos, incluindo desde questões relativas à prática profissional, às questões pedagógicas ou à análise crítica sobre a cidade e o espaço construído. Independente da concretização dos seus produtos (ou seja, a execução dos projetos e a materialização das ideias propostas), os concursos apresentam um rico e atrativo repertório de informações, como objetos em potencial para o exercício crítico e reflexivo sobre as disciplinas e os problemas que abordam.
Para participação desse concurso o escritório LGM arquitetura e urbanismo montou uma equipe formada por dois arquitetos júniores e um estagiário de arquitetura, que serão supervisionados por um arquiteto sênior. Este último por sua vez estabeleceu a equipe não irá simplesmente projetar a forma e enviar para o comissão julgadora do concurso. O arquiteto sênior está exigindo que a equipe teorize a forma utilizada, para que a mesma possa ser bem justificada e explicada para a comissão julgadora do concurso.
...