Estudo de Viabilidade de uma escritório compartilhado em Sobral
Por: samiadepaulo • 16/1/2018 • Monografia • 2.313 Palavras (10 Páginas) • 232 Visualizações
[pic 1]
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
SÂMIA DE PAULO FARRAPO – 393293
ESTUDO DE INSERÇÂO DE ALUNOS RECEM FORMADOS DO CURSO DE ARQUITETURA NA CIDADE DE SOBRAL
PROJETO INTEGRADOR I
SOBRAL – CE
2017
SÂMIA DE PAULO FARRAPO – 393293
ESTUDO DE INSERÇÂO DE ALUNOS RECEM FORMADOS DO CURSO DE ARQUITETURA NA CIDADE DE SOBRAL
PROJETO INTEGRADOR I
Projeto apresentado ao curso de administração do Centro de Educação a Distância – UNIDERP, como requisito obrigatório da disciplina de Projeto Integrador I.
Tutora a Distância: Wilsiene Costa
SOBRAL – CE
2017
Sumário
Lista de Siglas....................................................................................................4
Resumo.............................................................................................................5
Introdução..........................................................................................................6
Objetivo..............................................................................................................7
Apresentação do Projeto ..................................................................................9
Cronograma......................................................................................................9
Conclusão Parcial............................................................................................12
Referencial Teórico..........................................................................................12
Referências......................................................................................................15
Lista de Siglas
IFCE – Instituto Federal do Ceará
UNINTA – Instituto Superior de Teologia Aplicada
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Home – IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
IDEB: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo
[pic 2]
Resumo
Critérios do mundo do trabalho está cada vez mais acirrado. A experiência é ponto chave para conquista da oportunidade. Agregar conhecimento na faculdade não é o suficiente para os alunos saírem da graduação sentindo-se confiantes. Com observação sobre os graduando e recém formados do curso de arquitetura foi desenvolvido a proposta aqui estudada. Os alunos de arquitetura tem a possibilidade de projetar para comunidade, proporcionando a mesma espaço que tornaram parte do cenário de suas lembranças e permanências. Na cidade de Sobral o profissional arquiteto é elitizado e as classe menos favorecidas não são atendida diretamente pelo profissional. A experiência de somar com a comunidade projetando espaços que tem potencial, porém não recebem a atenção devida seja pelo órgão público ou privado. Faz a valorização da cidade, alunos, comunidade e das empresas que adotarem o projeto torna-se desafio para o público. A valorização dos alunos envolvidos com o projetos serão elevadas juntamente com o sucesso dos mesmos. Requalificar espaços agregando melhorias a cidade é um benefício único e oportunidade ímpar para um acadêmico que debruçar-se sobre a causa. Em paralelo trabalhar conscientização da importância do profissional, exposições que faça sentir a arquitetura é importante para facilitar o processo de aceitação.
Abstract
Criteria of the world of work is increasingly fierce. Experience is key to winning the opportunity. Adding knowledge in college is not enough for students to leave the graduation feeling confident. With observation about graduates and recent graduates of the architecture course the proposal was studied here. Students of architecture have the possibility of designing for community, providing the same space that have become part of the scenery of their memories and stays.In the city of Sobral the professional architect is elitist and the less favored classes are not attended directly by the professional. The experience of adding with the community projecting spaces that have potential, but do not receive the attention due either by the public or private body. It makes the valorization of the city, students, community and companies that adopt the project becomes a challenge for the public. The value of the students involved with the projects will be high along with their success. In parallel work to raise awareness of the importance of professional, exhibitions that make the architecture feel is important to facilitate the acceptance process.
Palavras-chave: arquitetura, experiência, graduandos.
[pic 3]
Introdução
A arquitetura existe desde o tempo das cavernas onde eles tiveram a necessidade de abrigar-se dos predadores e dos fenômenos da natureza. A profissão tem seus registros marcado no mundo inteiro. Geralmente é confundido com engenheiro, porém as profissões são bem diferentes. O arquiteto cria e representa os espaços. O engenheiro procura meios de executar o projeto da forma mais fiel possível ao desenho do arquiteto.
Por essas dificuldades de compreender as tarefas na cidade de Sobral localizada a 240 quilômetros da sua capital de Fortaleza no estado do Ceará. Conforme o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) só existem 17 atuando na cidade com quase 200 mil habitantes conforme Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por isso a inserção dos novos profissionais tem grande resistência na cidade de Sobral, é um serviço elitizado e pouco valorizado pelas classes C, D e E.
A inserção no mercado após o termino da graduação é um problema enfrentado por todos os recém graduados. Arquitetura é um curso que trabalha diretamente com a qualidade e bem estar do cliente.
Na cidade de Sobral em 2018 formará a primeira turma de arquitetos na mesma e após pesquisa com os alunos esses mostram-se sem grandes expectativa. São profissionais que possui uma pluralidade de conhecimento e que após terminar a graduação optam por qual setores querem atuar.
Para quebrar com a resistência por falta de conhecimento da população deve-se investir com capital intelectual e estratégias de marketing. Atuar antes de formar amplia público e aceitação.
...