TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso - Complexo Faria Lima

Por:   •  28/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 2

COMPLEXO MULTIFUNCIONAL FARIA LIMA

  1. DEFINIÇÃO DO PROJETO

LOCALIZAÇÃO:

Localizado no bairro Itaim Bibi em São Paulo, entre as ruas Horácio Lafer, Iguatemi, Aspásia e Avenida Faria Lima.

No terreno encontram as ruínas da casa-sede do Sítio Itaim

[pic 1]

Figura 1 - Localização terreno

Fonte: https://www.google.com.br/maps(editado no programa Paint)

DATA:

Trabalho de conclusão de curso do Arquiteto Rodolfo Affonso Scaletsky, apresentado em junho de 2004, na FAU-Mackenzie (São Paulo).

OBS.: Projeto não executado.

PRINCIPAIS USOS:

        No projeto além de conter um centro gastronômico com praça de alimentação, há um espaço cultural com teatro, auditório e salas de exposição, deste modo pretende-se incentivar a vida noturna do bairro.

        Também há uma biblioteca e dois edifícios de escritórios, que contem de 20 a 25 pavimentos conectados por três passarelas. Nos andares com passarelas pode instalar-se uma empresa de grande porte ou utiliza-las para descanso dos usuários dos edifícios. Outra ideia também seria admitir um restaurante, uma academia, sala de jogos, entre outros.

[pic 2]

Figura 2 – Implantação

Fonte: RAS Arquitetura – e-mail (editado no programa Paint)

CARACTERISTICAS:

  • Tornar as ruínas o centro do projeto, integrando-a com a paisagem, visando sua valorização e abrindo o espaço ao publico para contemplação. Então as edificações estão dispostas de forma a contemplar as ruínas e a paisagem, apresentando grandes aberturas, trazendo a paisagem para dentro do projeto, além de integrar todo complexo.

[pic 3]

Figura 3 - Planta andar tipo

Fonte: RAS Arquitetura – e-mail (editado no programa Paint)

  • O projeto estabelece três subsolos de estacionamento.

  • O nível 0,00 foi pensando de modo que acompanhasse o nível da Av. Faria lima, nele foi feito uma praça rebaixada em relação às ruínas, que estão no nível 4,00, que acompanha o nível da Rua Iguatemi. Os dois níveis ligam-se através de uma rampa, com isso além da praça ser um espaço de convivência, possibilitando pedestre percorrer a rampa que o leva até as ruínas, enaltecendo-as.

[pic 4]

Figura 4 - Elevação Av. Faria Lima

Fonte: RAS Arquitetura – e-mail (editado no programa Paint)

  • O projeto contem espelhos d’água, que além de contribuírem para a amenização dos impactos térmicos, quebram pela sua forma irregular a linearidade dos edifícios, percorrendo as árvores centenárias e moldurando as ruínas. A ideia do arquiteto também era que elas remetessem aos córregos que caracterizavam o bairro do Itaim Bibi.

  • O acesso pela Av. Faria Lima permite como primeiro contato a praça rebaixada que dá acesso a praça de alimentação e ao espaço cultural, que contém uma área para exposições temporárias e auditório para 440 pessoas na plateia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (426.3 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com