Exercício individual de análise arquitetônica
Por: GabrielaRebello • 16/4/2019 • Relatório de pesquisa • 775 Palavras (4 Páginas) • 188 Visualizações
[pic 1]
ARQ 1101- Introdução ao Projeto
Exercício individual de análise arquitetônica
Casa 4x4 – Tadao Ando
Gabriela C. Rebello
Turma C
A partir do estudo de analise da Casa 4x4 e possível afirmar que o arquiteto Tadao Ando desenvolveu seu projeto com a intenção de que cada visitante daquele local pudesse vivenciar uma experiência sensorial única. Apesar de criar uma arquitetura aparentemente pesada do ponto de vista estrutural e material, ele faz com que sua composição total seja leve e simples. Cada parte do projeto contribui para que no final a relação do indivíduo com espaço que ele habita seja diferente e pessoal.
“Quando projeto penso no todo, como as partes se encaixam. Acima de tudo, penso em como as pessoas percebem e experimentam o espaço.”
Tadao é conhecido por usar forma e geometria simples em suas construções, de tal forma que a relação do homem com espaço se de través de elementos subjetivos como iluminação, ventos, etc. Para o arquiteto o ser humano e a natureza provocam uma reflexão sobre o propósito desses espaços fazendo deles elementos fundamentais de seus projetos.
Seguindo essa linha a Casa 4x4 nos permite observar essas características seja de forma evidente ou sutil. A própria escolha do terreno diz muito sobre a relação sensorial que Tadao esperava nesse projeto. Construída próximo ao epicentro do terremoto de Hanshin deixa claro que as emoções são um fator chave dessa conexão. Segundo ele, a incrível paisagem que varre a Ilha de Awaji e a Ponte Akashi Kaikyo incorpora lembranças e pensamentos do terremoto, tanto para o cliente quanto para ele mesmo.
[pic 2]
A iluminação é, portanto, um dos fatores essenciais desse projeto. A Casa foi projetada de forma que a iluminação natural fosse controlada com intensidades diferentes em cada pavimento através de janelas de vidro trazendo contrastes entre cheios e vazios. Ela conta com quatro pavimentos: os dois primeiros praticamente fechados e os dois últimos mais abertos. A fachada sul da 4x4 que é de frente para o mar e tem vista para o epicentro contém maiores recortes de luz enquanto a fachada norte, tem menores, deixando claro que Tadao quis enfatizar a vista da área afetada pelo terremoto.
[pic 3]
Os raios luminosos, então, são um dos fatores da natureza que mais influenciam na arquitetura de Tadao, a luz que permeia o edifício está em constante transformação seja ao longo do dia ou durante as estações do ano. E tais mudanças transformam drasticamente o ambiente interior e suas percepções sobre ele mostrando-se a real transformação da natureza e não apenas uma simples contemplação dela pela janela.
“Eu não acredito que a arquitetura deve falar muito. Ela deve permanecer em silencio e deixar a natureza sob a forma de luz solar e do vento falar.”
Através das grandes janelas de vidro também é possível sentir diretamente outros fenômenos climáticos como os ventos, a variação térmica e a maresia. Localizada a poucos metros do mar, a 4x4 sofre com diferentes correntes de ar e mudanças de temperatura ao longo do ano. Porem esses eventos não são sentidos apenas quando as janelas estão abertas, o concreto aparente usado em quase toda a construção do edifício se adapta a diferentes temperaturas, se tornando mais frio ou quente de acordo com a temperatura externa.
...