FACULDADE DE TECNOLOGIA TECBRASIL FTEC
Por: diegocantu1 • 11/12/2020 • Trabalho acadêmico • 2.065 Palavras (9 Páginas) • 273 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE TECNOLOGIA TECBRASIL - FTEC
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DIEGO PRADO
FRANCIELI SOUZA DE SÉRGIO
FRANCIS CARDOSO
Porto Alegre
Dezembro, 2020.
DIEGO PRADO
FRANCIELI SOUZA DE SERGIO
FRANCIS CARDOSO
Trabalho referente á sistema Vedação com placa cimentícia. da disciplina de técnicas de construção, da Faculdade de Tecnologia Tecbrasil – Ftec.
Profª Drª Giselle Reis Antunes.
Porto Alegre
Dezembro, 2020.
INTRODUÇÃO
A construção civil ainda está se desenvolvendo na parte sustentável, inovando em diversas áreas e buscando maneiras diferentes para realizar o mesmo processo, apenas reduzindo os impactos ambientais dos mesmos. Devido a não difusão da maioria dos materiais e soluções que se propõem serem sustentáveis, o valor de investimento é relativamente alto, porém é possível um retorno a longo prazo. A adoção de técnicas construtivas em residências, com o intuito de reduzir o impacto ambiental e aumentar o conforto por meio de estratégias arquitetônicas é extremamente plausível. O presente trabalho tem como objetivo a análise de duas inovações em sistema de vedação com placa cimentícia que absorve a poluição.
Carmen Trudell, professora assistente na Escola de Arquitetura de Cal Poly San Luis Obispo e fundadora da Both Landscape and Architecture. Criou um bloco inovador que aspira a poluição do ar. O sistema é composto por duas partes principais: os blocos de concreto e um acoplador de plástico reciclado, que ajuda a alinhar os blocos e cria uma direção a partir do exterior até a porção central oca do bloco.
Grupo internacional de cientistas da universidade de cambridge no Reino Unido em colaboração com o italcementi heidelberg Cement Group desenvolveram um composto de grafeno que pode consumir poluentes atmosféricos comuns e pode ser usado como revestimento.
OBJETIVOS
Se há algo com que todos concordam é de que a construção civil brasileira precisa dar um salto de produtividade. Então, porque não lançar mão de materiais inovadores parra conseguirem isso?
Estamos falando sobre tecnologias já existentes e aproveitadas em outras indústrias, como etiquetas RFID, drones e veículos autônomos. Você sabe que o Brasil é um dos países que apresentam piores índices na construção civil em todo o mundo, muito em função do uso insistente de sistemas construtivos artesanais e atrasados. Um estudo realizado pela EY comprova isso. Mas nos últimos anos, uma série de inovações foi desenvolvida justamente para auxiliar as construtoras a produzirem mais, melhor e com menos recursos.
Agora temos aspiradores de poluição em tijolos Desenvolvidos pela professora assistente Carmen Trudell na Cal Poly, faculdade de arquitetura e design ambiental. O
CMU foi projetado para filtrar passivamente o ar usando tecnologia de ciclone. Os módulos do Breathe Brick são conectados por uma unidade de acoplamento que auxilia na coleta de sujeira e partículas de poeira, protege o ciclone e ajuda a alinhar os módulos durante a construção. Uma gaveta localizada na base da parede coleta as partículas e pode ser facilmente esvaziada.
Como são as paredes de placa cimentícia
As placas cimentícias são, como diz o nome, grandes placas feitas de cimento e alguns agregados. Assim como no gesso acartonado, também conhecido como drywall, essas placas são agrupadas como sanduíche, com perfis metálicos no meio. Isso cria as paredes. Portanto, as placas cimentícias são como se fosse um drywall, mas com cimento ao invés de gesso. E, assim como o drywall ou como os tijolos comuns, elas também não são estruturais. Ou seja, são usadas para fechamento, e não para sustentar o piso de cima ou o telhado. Mas funcionam bem com vários tipos de estrutura, desde a alvenaria convencional, com pilares e vigas de concreto, até sistemas estruturais como o steel frame. Também podem ser usadas junto com estruturas de madeira ou com blocos estruturais de concreto ou solo-cimento
Breathe brick
é um sistema de alvenaria que filtra
o ar externo poluído para melhorar a qualidade do ar interno.
Este sistema não usa nenhuma técnica de filtragem para
separar partículas suspensas. O próprio ar cria o
efeito de filtração. O tijolo é modificado para ter uma faceta
forma para direcionar o fluxo de ar para o tijolo. A pressão e
diferenciais de temperatura são considerados para direcionar o
ar carregado de partículas para o tijolo. Separador ciclônico, que é
o tipo de separador mais barato e eficiente é adotado como
o principal componente da respiração do tijolo. A eficiência de
O separador ciclônico depende do tamanho e da velocidade da partícula. isto
mostra 70-80% de eficiência na separação de sólidos, se o fluido
contém grande quantidade de partículas sólidas a separação
a eficiência excede 99%.
1. INTRODUÇÃO
A existência de vida na terra é impossível sem ar.
A qualidade do ar é um fator importante, que exige
consideração especial no cenário atual. Degradação
da qualidade do ar leva a muitos problemas que afetam os seres humanos
bem como meio ambiente. A poluição do ar é uma das principais
problemas que assombram a terra desde o início de
revolução Industrial.
2. COMPONENTES
Os componentes do tijolo respirável incluem bloco de concreto,
separador ciclônico e acoplador de plástico. O primeiro design
consiste em apenas separador ciclônico e pilha de resíduos, e
foi considerado um design muito simples. Foi posteriormente modificado
ao projetar a geometria do separador ciclônico, resíduos
pilha e vazios para barras de reforço foram fornecidos.
...