Formação de Cidadãos Ecológicos dentro do Ambiente de trabalho
Por: Luana2015contal • 2/6/2018 • Monografia • 3.208 Palavras (13 Páginas) • 292 Visualizações
Projeto Interdisciplinar Aplicado[pic 1]
aos Cursos Superiores de
Tecnologia
PROINTER II
Relatório Final do Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos Superiores de Tecnologia
Sumaré - SP
2016
NILVA APARECIDA FEITOSA DE ARAÚJO
RA:_________________
Relatório Final.
Relatório Parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Logística para a instituição Faculdade Anhanguera, sob orientação do Tutor EAD Amado Leite.
Tutor presencial:___________________
Tutor EaD:________________________
Sumaré - SP
2016
[pic 2]
SUMÁRIO
[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
INTRODUÇÃO. 3
1 - DESCRIÇÃO DA EMPRESA. 4
1.1 Estrutura Organizacional. 5
1.2 Missão e Valores. 5
1.3 Principais Produtos. 6
1.4 Matéria Prima. 6
1.5 Infraestrutura e instalações, máquinas e equipamentos. 7
1.6 Fluxograma de produção: 8
2.0 Sistema de Gestão Ambiental – SGA. 9
2.1 Politica Ambiental. 9
2.2 Processo produtivo. 11
2.3 Gestão dos resíduos. 12
2.4 Formação de Cidadãos Ecológicos dentro do Ambiente de trabalho. 13
REFERENCIAS. 14
[pic 7]
INTRODUÇÃO.
Este trabalho tem como objetivo estabelecer uma relação entre o conteúdo biográfico adquirido e sua aplicação prática na administração de uma empresa.
Para tanto adotaremos o método de pesquisa bibliográfica e análise de dados fornecidos durante visita técnica realizada na empresa com o objetivo de identificar a postura da empresa com relação ao desenvolvimento sustentável e ainda sua relação com as praticas e politicas ambientais.
Destacando a postura da em relação ao meio ambiente, e sua atuação na conscientização de seus funcionários quanto ao uso controlado dos recursos naturais, qual sua importância para o negocio e sobre as políticas e práticas para a redução do consumo dos recursos naturais, quais são suas vantagens ambientais e econômicas.
O foco será no desencolhimento e implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na empresa, elaborando sua política ambiental de forma a atender as normas e a legislação ambiental.
Com base nos conhecimentos teóricos podemos identificar os processos no da empresa, e analisar se esta dentro do esperado, ou se e possível realizar melhorias a fim de aperfeiçoar os resultados.
1 - DESCRIÇÃO DA EMPRESA.
A Dry Color Especialidades Químicas, localizada na Rua Pedro Suzan nº 170, Parque Industrial Andorinhas em Cosmópolis, São Paulo; e uma empresa de médio porte, atua no mercado nacional e internacional de desenvolvimento, produção e comercialização e revenda de Pigmentos para termoplásticos e revenda de matérias primas do segmento.
A Dry Color iniciou suas atividades 1986, com o comercio de pigmentos em pó para o mercado de termoplásticos, especialmente para tubos e conexões de PVC.
A inspiração para o nome da empresa vem da língua inglesa onde Dry faz referencia ao tipo de pigmentos SECOS produzidos pela empresa, e Color fazendo referencia as cores; Dry Color = Cores secas.
Em 1993 iniciou o desenvolvimento de pigmentos e microesferas denominados NO DUST, o que proporcionou aos clientes uma pigmentação confiável e limpa, em 1997 expandiu sua linha de produtos para outros mercados como o segmento de embalagens PET, gerando o desenvolvimento da pigmentação líquida,
Em 2000 Desenvolveu e patenteou seu sistema de dosagem para pigmentos líquidos.
Em 2006 inicia uma nova etapa da empresa, ao produzir pigmentos e aditivos granulados denominados MASTERBHATCH, o que ampliou ainda mais sua participação no mercado PET e demais poliolefinas.
Em 2008 implanta o sistema de revenda em seu portfólio, ampliando seu atendimento e diversificando a linha de produtos junto aos seus clientes e representantes.
Em 2013 deu inicio ao processo de expansão de seus negócios com a implantação de uma nova unidade produtiva na Florida, Estados Unidos.
Hoje, dentro de sua estratégia de crescimento a Dry Color, atua em todo território nacional e internacional, oferecendo o que existe de mais moderno em tecnologia de pigmentação para termoplásticos está presente, principalmente, no mercado de construção civil, embalagens, automotivo, têxtil, calçadista e tintas industriais.
1.1 Estrutura Organizacional.
A estrutura organizacional é o sistema de formal que controla e coordenação das ações da empresa, define quais os recursos usados para atingir seus objetivos organizacionais.
Chandler (1962), ao pesquisar quatro grandes empresas americanas (DuPont, GM, Standard Oil e Sears) constatou que as respectivas estruturas eram continuamente ajustadas às suas estratégias e pode demonstrar a intima relação entre a estratégia e a estrutura organizacional.
Para eles, a estrutura depende das circunstâncias de cada organização em determinado momento. Existem variáveis que contribuem para isso: a sua estratégia, o ambiente em que opera, tecnologia de que dispõe e as características de seus participantes.
A Dry Color adota uma estrutura organizacional informal que se ajusta conforme a necessidade da empresa, buscando maior interação entre todos os departamentos da empresa e sua diretoria.
Presidente proprietário - Clovis Filipov.
1.2 Missão e Valores.
Missão – Atuar com ética profissional, responsabilidade social e ambiental nos mercados nacionais e internacionais, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades de cada cliente.
Visão - Ser um dos 5 maiores 'players' de soluções para a indústria nacional de termoplásticos e ser reconhecida como a principal empresa em tecnologia de pigmentação e ativação.
1.3 Principais Produtos.
A empresa disponibiliza seus pigmentos em quatro linhas:
- Pigmentos em pó, denominada Colormatch;
- Pigmentos em forma de microesfera, denominada No Dust;
- Pigmentos líquidos, denominada Liquidicolor;
- Pigmentos granulados, denominado Masterbatches.
1.4 Matéria Prima.
A Dry Color atua no seguimento químico para a produção de pigmentos para termoplásticos, para tornar mais fácil o entendimento podemos dizer que a empresa produz “cores” utilizada em diversos seguimentos de mercado, com destaque para a construção civil, embalagens plásticas e segmento automobilístico.
...