História Belford Roxo
Por: jether carvalho • 25/11/2017 • Trabalho acadêmico • 484 Palavras (2 Páginas) • 471 Visualizações
Belford Roxo
Bom, Belford Roxo é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro e estende-se por uma área de 79 km². O povoamento deste município acontece desde o século XVII, com os índios Jacutingas.
A emancipação municipal ocorreu somente em 1990, com seu desmembramento do município de Nova Iguaçu. Esse fato concretizou algo inevitável, pois o município contava à época com mais de 300 mil habitantes e estava em completo abandono com relação à Nova Iguaçu. Belford Roxo cresceu muito rapidamente, e por ser um município pequeno em área, divide com São João de Meriti o título de Formigueiro Humano.
Atualmente o município é o sexto mais populoso do Rio de Janeiro, contando com mais de 472 mil habitantes, segundo a estimativa do IBGE para 2011, e com o 14º maior PIB do estado, com 3.539.442.000 mil, o seu IDH é 0,742, sendo considerado médio pelo PNUD/2000 e sua renda per capita em 2008 era de 7.140,38.
Tem sua economia Baseada em sua maioria apenas no comércio local, como mercados, lojas de matérias de construção, olarias e etc. Suas maiores empresas são a indústria química Bayer do Brasil, Termolite e a Lubrizol. Pelo fato de ser pouco movimentada economicamente, Belford Roxo pode ser caracterizada como “cidade dormitório” pois a maior parte da população ainda depende das relações de trabalho na cidade do Rio de Janeiro e volta para cá apenas para domir. Sou prova viva disto, já que preciso pegar o trem para o rio todos os dias e vejo a quantidade de gente indo e voltando de sés trabalhos, muitas vezes essas pessoas são pedreiros (homens, majoritariamente) e diaristas (mulheres).
Quando o assunto é transportes Belford Roxo tem uma malha ferroviária insatisfatória, como muitos municípios adjacentes à uma metrópole numa Região metropolitana, ligando-o somente à capital e a algumas outras cidades, contando apenas com o transporte ferroviário e rodoviário. As rodovias principais são a Presidente Dutra, RJ-085 e RJ-105.
Bom, como já deve ter sido percebido, a cidade de Belford Roxo ainda é muito nova e carece de muita atenção e cuidados. Por ser pequena e muito afastada do centro, ela permanece pobre e caminha a passos pequenos em direção a evolução. É constituída basicamente de população pobre e assalariados, com a maioria tendo que ir buscar oportunidades de emprego no Rio de Janeiro (como já mencionado). Somado a todas essas dificuldades, vem crescendo cada vez mais o processo de favelização e, consequentemente, o tráfico de drogas e os assaltos. Belford Roxo é considerada uma das cidades mais perigosas do Rio e está presente frequentemente nos jornais.
Em resumo, apesar de ser uma cidade pequena e com pouca diversidade cultural, a discriminação é algo que ocorre com certa freqüência. Mesmo uma analise surpeficial nos mostra que o machismo e a homofobia são fortes aqui e que é de extrema urgência uma intervenção do governo na forma de educar nossas crianças.
...