TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA

Por:   •  3/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 5

Eletricidade Aplicada

Tema: Introdução e conservação da energia

Nome: _JANAINA NICHELE_______4° período-turma B________

Exercícios

  1. Cite as principais fontes de energia usadas no mundo, e classifique-as como renováveis ou não renováveis.

Não Renováveis: Petróleo, Gás Natural, Carvão Vapor, Carvão Metalúrgico, Urânio, Lenha, Caldo de cana, Melaço, bagaço de cana, Lixívia.

Renováveis: Hidráulica, Eólica, Solar.

  1. Como está dividida a matriz energética nacional no que diz respeito às formas de obtenção de energia?

[pic 1]

  1. Analise as afirmações abaixo e julgue se são verdadeiras ou falsas:

( V ) se um país possui maior crescimento econômico, medido pelo  PIB, isso indica que também o consumo de energia aumenta na mesma proporção.

( V )aquecimento global, chuva ácida e os resíduos radioativos estão relacionados com a forma como usamos a energia.

( V ) os esforços para a conservação da energia normalmente concentram-se em um ou outro dos seguintes fatores: o ajuste técnico (aumento da eficiência); a mudança no estilo de vida, que permite usar racionalmente a energia em nosso cotidiano.

( F ) desenvolver tecnologias de abastecimento adicionais tem menor custo do que procurar tecnologias de conservação de energia.

( V ) o uso de combustíveis fósseis deve ser destinado a indústrias químicas, pois seu uso é  muito mais importante do que para a geração de energia.

  1. A partir da leitura realizada indicada no Eureka, e também da visita virtual na casa eficiente da Eletrosul, identifique  ações possíveis de serem executadas em um projeto de edificações no sentido da conservação da energia.

O Arquiteto tem à sua disposição vários recursos que podem ser aplicados no projeto para garantir a conservação de energia. Pode-se fazer um estudo aprofundado das condicionantes climáticas do local, como orientação solar, radiação, sombreamento e ventos, que se bem aplicados deixarão a edificação com ambiente interno agradável dispensando o uso de climatizadores. Há possibilidade de usar a inclinação do telhado para melhor aproveitar a radiação solar para aquecimento da água, e também instalação de placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica.

Quando se opta em usar materiais locais, renováveis e de menor impacto ambiental, reduz os gastos energéticos com transporte.

A disposição das aberturas, facilitando a ventilação cruzada, a disposição dos ambientes conforme seu uso e insolação, vidros duplos nas janelas, isolamento térmico no telhado (lã de rocha) também são opções para conservação da energia.

A acessibilidade do local também influencia na energia, pois a edificação acessível por rampas não necessita de elevadores.

  1. Pesquisa: Energia nos países em desenvolvimento: usar a web para identificar e explorar o uso da energia em outro país e seus efeitos sobre a economia e a política.

País; capital;população; percentual de população urbana; renda per capita, inflação, taxa de crescimento; percentual de alfabetização; uso da energia per capita; desemprego; principais produtos de importação e exportação; combustíveis primários utilizados; recursos energéticos naturais; combustíveis potenciais para atendimento de demandas futuras. Importante:citar as fontes e a data dos dados.

A maioria da população global vive em países em desenvolvimento. É de interesse global que a transição para o uso de fontes renováveis de energia seja imediata, rápida e de maneira ordenada. Isso requer que seja assumida a responsabilidade tanto pelas políticas nacionais quanto pela cooperação internacional.

Tem sido dito freqüentemente que se os países em desenvolvimento fossem seguir o exemplo de esbanjamento energético de algumas nações industrializadas, o impacto global seria devastador. As nações em desenvolvimento acusam as nações industrializadas de destruir o meio ambiente pelo excesso de consumo, enquanto as nações industrializadas acusam as nações em desenvolvimento de destruir o meio ambiente  pelo excesso de população.

A melhoria do acesso a uma energia limpa e moderna nos países em desenvolvimento é um passo fundamental para a redução de pobreza e a chave para que sejam atingidas as Metas de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas.

CHILE:

Capital: Santiago

Extensão territorial: 756.096km²

População (2014):17.772.871 habitantes

PIB (2013):277.043 milhoes de US$

População residente em área urbana (2014): 89,36%

Densidade demográfica (2014):24hab/km²

IDH(2013): 0,822

População subnutrida(2012/2014): menos de 5%

Esperança de vida (2013): 80 anos

População com acesso à água potável e rede sanitária: 99%

Taxa de alfabetização de 15 anos ou mais(2012): 98,6%

(FONTE IBGE PAÍSES)

Consumo de eletricidade per capita

3.568,08 kWh ‎(2011)

Emissões de CO2 per capita

4,21 toneladas métricas‎(2010)

População

17,46 milhão ‎(2012)

(FONTE BANCO MUNDIAL)

Em publicação na revista exame em  07/10/2014, o Chile é classificado como o país que lidera a energia renovável através da energia eólica, com os fortes ventos do deserto e também energia através da radiação solar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (121.9 Kb)   docx (45.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com