TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Igreja Gótica – Construção revolucionária e construída rapidamente

Por:   •  28/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 5

Pevsner – Capitulo 03 Gótico

1140 – Saint Deni – Paris – Construção revolucionária e construída rapidamente. Quem projetou o coro de Saint Deni inventou o gótico.

Um estilo é um todo integrado. Sendo que as principais características do estilo gótico são : Arco ogival , o Arco botante e a abóboda nervurada. Nenhuma das três aliás é uma invenção gótica , mas tem-se uma nova proposta para essas três.

Anima as massas inertes de pedra , acelera o movimento do espaço e reduz toda a construção (sistema inervado ou linhas de ação). No gótico as vantagens estéticas são mais significativas do que as estéticas.

Temoa basicamente 3 vantagens técnicas : Peso da abóboda de berço se distribuí sobre toda a extensão da parede que a sustenta.

Abóboda de aresta : Repousa sobre 4 pontos. E os vãos são retangulares , arcos de três diâmetros diferentes atravessando o comprimento, a largura e diagonal do retângulo. A segurança de um arco tem que ser maior, quanto mais a pressão se aproxima e menor quanto mais se exerce na horizontal.

Arco ogival : permite aproximar-se mais da verticalidade desejada , como também construir abóbodas que não sejam somente em vãos quadrados. Algo diferente do Românico , pois não poderia alcançar tamanha altura pelo formato do seu arco.

Ao invés de arcos sobrelevados , haverá 3 graus diferentes de  curvatura.

Vão retangular é mais vantajoso , e a abóboda gótica tinha nervuras o que reforça mais as arestas. Em sua construção não é mais necessária um cimbre de madeira para eu seja suportada. Basta um suficientemente forte enquanto está sendo construída e a argamassa seque. Depois pode ser retirado e substituído por um cimbre móvel. As nervuras de abóbodas foram mais um preocupação estética do que material , apesar de cobrirem vãos de diferentes formatos.

As paredes laterais dessas igrejas somem , o seu inferior é leve e arejado , tinha-se uma suavidade das curvas. As paredes não são separadas umas das outras. E o transepto não era projetado para fora do coro. “ ... diferente do românico depende da colaboração entre artista e engenheiro , qualidades estéticas com técnica. “ (Pevsner -------)

O mestre artesão era partir de então um artista reconhecido. Ganhavam mais valor e os projetos eram nomeados.

Catedrais Reims e Aimens

Catedral de Cantebury – revolucionária na Inglaterra

1235 é lançado o livro de Guilherme de Sens , uma fonte de informação sobre métodos do século XII.

Os homens que construíam as catedrais góticas eram de extensos conhecimentos , e viajavam para outros países afim de transmitir o estilo.

1258 – Em um documento de Wimpfem podemos ver que o pedreiro exercia tanto o conhecimento sobre as esculturas de figura quanto construções de edifícios.

1140 a 1220 – Nove Catedrais são construídas afim de superar St. Denni :

1163 Notre Dame

1170 – Laon

1195 – Chartres

1211 – Reims

1220 – Amiens

1247 – Beauvais

Na época tinha-se na França e regiões próximas ( Reino Nacional Francês) um desenvolvimento tão coeso e consistente quanto o templo grego.

A primeira edificação gótica tinha três andares : Arcada , Galeria e Clerestório. Quinze anos depois da construção de St. Denni , constroem Nyon , e as paredes ganham um trifório (uma passagem baixa entre a galeria e o clerestório). E a abóboda sexpartida – Entre dois arcos transversais as nervuras cruzam pela diagonal.

O estilo gótico era vivo , diferente do românico. No românico tínhamos um espaço dividido em várias unidades , no gótico temos o transepto como centro da balança. Espaços em Oeste , centro e leste. “ A uniformidade das colunas das arcadas , bastante próximas umas das outras desempenham um papel importante nesse ritmo. “ (Pevsner ---------)

XII -  As catedrais góticas transformam-se de primitivas para o clássico.

Temos o abandono da abóbada sexpartida. As abóbodas tem nervuras diagonais. A atração para leste é duplicada. Uma coluna cilíndrica é agregada aos pilares. Altas e grandes galerias desaparecem – Trifório baixo : separa as arcadas das altas janelas do clerestório.

Adquirem cinco divisões horizontais : Arcada externa , trifório externo , arcada principal , trifório principal , e clerestório.

O equilíbrio do gótico clássico é um equilíbrio entre dois impulsos de força e direção oposta. Altura prodigiosa , corta nossa respiração , um impulso vertical irresistível ( as catedrais são altas de 35 a 45 metros de altura). O transepto desvia o olhar para direita e esquerda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com