Igreja de St Wilfrid, Hulme, por Augustus Welby Pugin
Por: Giovanna Vieira • 22/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.028 Palavras (5 Páginas) • 329 Visualizações
Igreja de St Wilfrid, Hulme, por Augustus Welby Pugin
A arquitetura neogótica é caracterizada como uma expressão romântica que expõe o sentido de unidade e sociedade, ela começa a se expandir na Europa a partir do fim do século XVIII e início do XIX. Contrapondo o neoclássico, esse período apelou pelo sentimentalismo, resgatando através da arte valores humanos, sociais e nacionalistas. O Gótico é o único estilo que contém os princípios do cristianismo e por consequência os princípios da pureza e da honestidade incapazes de esconder a estrutura do edifício.
Para Augustus Pugin, o gótico não é um estilo e sim um princípio. Ele disse, ainda, que a boa arquitetura depende do estado da sociedade e que bons homens constroem bons edifícios. Em suas publicações, confronta o conceito de uma cidade medieval católica à uma cidade industrial e, ainda, relaciona a arte a questão moral, defendendo a ideia de que um edifício tem valor moral independente e superior ao estético.
Pugin (1812-1852) atribui esses princípios as suas construções, uma delas é a Igreja de St Wilfrid, localizada na Inglaterra e concluída no ano de 1842, embora uma torre planejada nunca tenha sido construída (adições na década de 1860). George Myers foi o construtor e as adições foram de EW Pugin.
Imagem 1 Imagem 2
[pic 1] [pic 2]Igreja Wilfried como planejada Interior como havia sido planejado
Foi planejada uma torre no canto noroeste, como mostra a imagem 1. Por ser descentralizada, Pugin explicou que "os antigos projetistas" não estavam preocupados com a uniformidade, pelo contrário, ele dizia que eles regulavam seus projetos a partir de sua localidade e circunstância, de modo que eles se tornassem convenientes e adequados ao propósito. Pode-se concluir, portanto, a lógica neogótica em seu pensamento e a espiritualidade gótica na igreja, pois ele defende a ideia da moralidade do edifício, considerando sua localidade e seu objetivo acima da estética.
Na imagem 2, é a capela-mor com a janela da roda e três janelas de lancetas. De início, ela foi considerada muito escura, mas Pugin se negou a introduzir uma claraboia no telhado, como haviam pedido, e justificou que teria o efeito de reduzir seu santuário ao nível de um deposito de Manchester.
IMAGEM 3
[pic 3]
Projeto retangular, que é quebrada apenas pela elevação sul e sacristia saliente.
Imagem 4
[pic 4]Frente oeste com elevação norte se estendendo para trás. "Tijolo vermelho em bond Inglês, com currais de arenito e telhado de ardósia" (foto atual)
IMAGEM 5 IMAGEM 6
[pic 5] [pic 6]
Elevação sul (nota-se que não existe a torre no projeto atual) Adições de Edward Pugin: confessionários com empenas
...