Igreja de São Miguel de Hildesheim
Por: duartegorjao • 29/11/2018 • Trabalho acadêmico • 481 Palavras (2 Páginas) • 1.184 Visualizações
[pic 1]
~
[pic 2]
[pic 3]
Índice
Introdução……………………………………………………………………………..2
A Igreja: caracterização e enquadramento histórico ……….….3
Conclusão………………………………………………………….……………………6
Bibliografia……………………………………………………………………….…….7
Introdução
A igreja de São Miguel, em Hildesheim, Alemanha é uma igreja Românica, é Património Mundial da Humanidade. É uma das mais importantes ideias do estilo Otoniano.
Neste trabalho é feito um enquadramento histórico, do período em que a Igreja de são Miguel foi construída e a sua caracterização em termos arquitectónicos.
A Igreja: caracterização e enquadramento histórico
A Igreja de São Miguel é um importante exemplo da arquitetura românica do estilo Otoniano. Foi mandada construir pelo Bispo Bernward de Hildesheim. Constitui um mosteiro beneditino, em honra do arcanjo Miguel. Na época, situava-se a norte das muralhas da cidade de Hildesheim, com a imposição da primeira pedra em 1010. A dedicação desta igreja ao arcanjo Miguel foi feita com a Igreja ainda inacabada, no dia de São Miguel,a 29 de Setembro de 1022, apenas algumas semanas antes da morte do Bispo Bernward. A construção, no entanto, continuou com o seu sucessor, o bispo Godehard (falecido em 1038), que completou o trabalho em 1031 tendo de novo consagrado a igreja a São Miguel em 29 de Setembro do mesmo ano.
A igreja tem coros duplos a leste e oeste, três naves e dois transeptos em cada extremidade das naves, e seis torres (duas de cruzeiro e quatro sineiras ligadas às extremidades dos dois transepto). A igreja conta com duas absides, uma com o altar e outra com uma plataforma elevada para o imperador e a sua corte se sentarem.[pic 4]
A iluminação da igreja é feita através de clerestórios. As suas entradas são laterais como nas basílicas Romanas.
O interior da igreja é ainda composto por arcos policromados, capiteis esculpidos, e em especial, o teto pintado e trabalhado em estuque.
A cripta situa-se por baixo da abside onde ficava o imperador e lá estão os restos mortais do bispo Bernward.
[pic 5][pic 6]
[pic 7][pic 8]
Em 1186, depois de uma reconstrução após um incêndio em Hildesheim, o Bispo Adelog de Dorstedt reconsagrou-a São Miguel.
Quando o povo de Hildesheim se tornou protestante em 1542, a igreja de São Miguel tornou-se luterana.
A Igreja de São Miguel foi destruída num ataque aéreo durante a Segunda Guerra Mundial, em 22 de março de 1945, mas a reconstrução foi iniciada em 1950 e concluída em 1957. Em 1985, a igreja se tornou um Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, juntamente com a Catedral de Hildesheim.
...