Influência do Mercado Imobiliário nos Projetos de Arquitetura
Por: Gian Nobrega • 4/12/2022 • Projeto de pesquisa • 337 Palavras (2 Páginas) • 97 Visualizações
Tema:
A influência do mercado imobiliário em projetos de habitações multifamiliares de alto padrão: Os anos 2000 na faixa litorânea da cidade de João Pessoa – PB.
Problema / Questão:
Quais fatores que estão realmente influenciando as soluções projetuais no litoral paraibano e como o mercado imobiliário se comporta nesse contexto ?
Justificativa:
Explicar como responder a questão.
Objetivos:
Identificar morfologicamente as mudanças nas estratégias projetuais durante os últimos 20 anos.
Observar possíveis imposições do mercado.
Analisar contextos locais que se relacionam com as produções arquitetônicas contemporâneas nas habitações de alto padrão.
Metodologia:
Comparações de projetos em diferentes anos.
Referências:
O imobilário e a reestruturação urbana: a cidade de João Pessoa/PB no século XXI:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19370?locale=pt_BR
O projeto de arq. e o mercado imobilário do São Paulo:
http://www.labcom.fau.usp.br/wp-content/uploads/2015/08/1997-ARQUITETURA-e-MERCADO-IMOBILI%C3%81RIO.pdf
ESPAÇO DOMÉSTICO EM EDIFÍCIOS MULTIFAMILIARES: UMA PERCEPÇÃO DO SETOR DE SERVIÇO CONTEMPORÂNEO EM APARTAMENTOS DE ALTO PADRÃO EM MACEIÓ:
https://www.repositorio.ufal.br/bitstream/riufal/1283/1/Espaco%20domestico%20em%20edificios%20multifamiliares%20uma%20percepcao%20do%20setor%20de%20servico....pdf
A atuação dos escritórios de arquitetura no mercado imobiliário de Fortaleza:
https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/30520/2/2018_dis_bpoliveira.pdf
Verticalização em João Pessoa:
https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/17.204/6555
Apartamentos mínimos contemporâneos:
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/12268/1/ApartamentosMinimosContemporaneos.pdf
Na cidade de João Pessoa, o litoral vem sendo uma área cada vez mais valorizada e marcada pelos investimentos imobiliários, com isso o processo de verticalização se intensifica na mesma proporção, sobretudo em tipologias multifamiliares de alto padrão. Nesse contexto surgem diferentes maneiras de conceber essas edificações, incorporando soluções projetuais que estão relacionadas com os interesses capitalistas, o que de certa forma influencia nas tomadas de decisões dos planejadores e muitas vezes faz com que o imóvel seja pensado como um produto de mercado.
Diante disso, são criadas tendências de mercado que refletem na forma de como os profissionais de arquitetura atuam para poder contemplar todas as questões que as empresas estabelecem, diferentemente de soluções que são tratadas diretamente com o usuário que irá usufruir daquela edificação, algo que é mais comum em habitações unifamiliares. Além da busca pela alta lucratividade, os incorporadores buscam aumentar a velocidade na venda dos imóveis, para isso equipamentos para potencializar a procura e conjunto com o marketing são fatores que vão estabelecer uma dinâmica a qual é necessária ser investigada no contexto arquitetônico das reais demandas sociais.
...